segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

‘Faço o que for pela Libertadores’

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Inegavelmente, as primeiras partidas do Flamengo neste início de campeonato Carioca ainda não foram capazes de devolver ao torcedor Rubro Negro aquele clima de confiança na equipe, observado ao final da temporada passada.

O futebol apresentado ainda não é dos melhores, os resultados ainda são magros, as dificuldades frente aos pequenos ainda são perceptíveis.

Mas é importante entender não há nada de tão absurdo nisso por enquanto. Obviamente gostaríamos de um time melhor formado. Mas o que esperar se o tempo de preparação foi curto, ou se além dos jogadores negociados perdemos peças importantes desse elenco em função de problemas médicos (Léo Mora, Willians e Adriano, por exemplo) ou ainda se as reposições demoraram (e ainda demoram) a acontecer?

O Campeonato Carioca é importante sim, sem dúvida, principalmente pela possibilidade de um inédito tetracampeonato.

Porém a caminhada que realmente recebe o grande foco, nesse início de temporada do Flamengo, é a da Libertadores da América. Lá sim o time tem que estar pronto, montado.

Liberadores que começa essa semana, inclusive com o primeiro confronto que define a última vaga em nosso grupo. Amanhã Colón (Arg) e Universidad Católica (Chi) se enfrentam em Santa Fé, partida de ida na fase de pré Libertadores. O vencedor desse confronto será nosso adversário de estréia daqui um mês, 24/02, no Maracanã.

Poucos dias atrás em entrevista ao GE.com, Marcos Braz já deixou claro seus objetivos. Ao ser questionado sobre o dilema de anos anteriores sobre qual competição priorizar – Carioca ou Libertadores – respondeu: “Ainda está cedo e não vou abrir a atitude que tomarei. Mas tenho certeza do que vou fazer. Vão querer me matar, mas faço o que for pela Libertadores.”

O Flamengo tem um compromisso histórico com a vitória, seja ela valendo um campeonato estadual, Brasileiro ou um título Continental. Nunca perderemos essa vontade de buscar qualquer taça. É fato então que o Flamengo vai sim correr atrás também do Carioca.

Mas para todos aqueles que às vezes questionam a falta de planejamento de nossos dirigentes, o objetivo já está traçado, e a prioridade definida.

O time tem é que estar pronto para a estréia da Libertadores. Até lá, com todo respeito a Americano, Fluminense, Olaria e Boavista, nossos adversários nas próximas rodadas, nossa pré temporada segue e estes jogos não passam de treinos de três pontos. São jogos para ajustes, estréias e adaptações. Se for o bastante para levar o Carioca, ótimo.

Existe um foco, um planejamento que envolve um título maior. Chegou a hora de reencontrar o caminho do título da América.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários