sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem


Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271
Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.

A sétima Embaixada que irá contar a sua história aqui é a FLAJOINVILLE – uma irmã de sangue da FLAPARANÁ – haja vista que o seu Presidente iniciou as atividades de formação da torcida, conosco. Parabéns ao espírito empreendedor do Maurício KB, que teve a iniciativa de estender para a bela e Santa Catarina, somando-se aos companheiros da FLABRUSQUE e da FLALAGES, o movimento que já eclodia no Paraná. As Embaixadas do Sul do Brasil estão cada vez mais unidas e fortes realizando ações em prol do Mengão e marcando presença num território que nem sempre é acolhedor e simpático aos flamenguistas. Porém, ser Flamengo é uma profissão de fé e mesmo com as adversidades, fincamos a bandeira da nossa imensa Nação em terras sulistas. Se a gente gostasse de derrota, iria torcer pro Botafogo...


FLAJOINVILLE – O FLAMENGO COM SOTAQUE ALEMÃO
* Mauricio Koech Branco - Presidente da Flajoinville.

Como começar um texto em que devo falar de um grande acontecimento? De uma nova fase para o maior clube do Brasil? Fase essa que fez renascer um pouco do CRF em cada cantinho do país? Muitas das atuais Embaixadas começaram pequenas, algumas com 100, 200 torcedores somente , sem muita idéia de que chegariam a colocar num mastro instalado na frente da Gávea, a bandeira de cada representação regional. Não imaginávamos que esse movimento que começou inicialmente com 5 Embaixadas nomeadas e depois foi se ampliando até chegar nas 34 atuais, teria tanto reconhecimento e expressão mundial. Ninguém tinha a menor expectativa de que seria fechado pelo Flamengo, um patrocínio sólido e pé quente que nos trouxe logo o Hexa no primeiro ano de parceria e que hoje as Embaixadas fazem parte dos planos de marketing da Olympikus para um futuro próximo.

É...cada torcida tem com certeza a sua verdade e uma história de luta de algum grupo de apaixonados pelo Flamengo, que não mediram esforços para crescerem juntos.
A história do fundador da Flajoinville começa em 13/09/1982 quando nasceu em Vitória no ES: Mauricio Koech Branco, como não era pra ser diferente, veio ao mundo Flamenguista, assim como seus pais, irmãos e vários amigos.
Depois de passar por Mogi Das Cruzes-SP, Florianópolis-SC, chegou em Joinville em agosto de 2002, para residir definitivamente. Enquanto andava pela cidade ficava impressionado com tanto flamenguista que via trajando o manto sagrado pelas ruas, parecia que estava circulando por qualquer bairro do Rio de Janeiro.

Em 2005 seus pais se mudaram para Curitiba, onde com as visitas de fim de semana para casa e sempre acompanhando o Flamengo, conheceu num dos bares da cidade a Flaparaná do grande amigo Nagem. Rapidamente virou um participante ativo da Flaparaná e nela esteve presente por uns 2 anos, e com o tempo foi criando um vínculo ainda maior com esses companheiros e também com os diretores do CRF.

Até que com o apoio incondicional do Vinicius e demais amigos da Flaparaná, Flalages e Flabrusque foi incentivado para começar na maior cidade de Santa Catarina uma torcida também. Foi aí que tudo começou...

A Flajoinville-SC teve início em um dia ruim para o Flamengo, derrota de 3 a 2 pro Botafogo no Maracanã, mais precisamente no dia 16/3/2008. Quando numa Chopperia no centro da cidade, percebi - depois de 6 anos morando aqui - que faltava algo que juntasse esses milhares de flamenguistas que se espalhavam em diversos bares de Joinville.

Após o jogo, reuni 3 Flamenguistas que ali estavam e comentei da tal Embaixada da Nação que iria ter sua primeira diplomação ainda. Começamos então o projeto de fazer uma torcida local, onde pudéssemos também um dia , sermos oficializados. Todos abraçaram a idéia, e no dia seguinte já tínhamos desenhado o emblema do urubu que é o mesmo até hoje, nossa logomarca oficial. Começamos a divulgação no Orkut, rapidamente atingindo 100, 200 pessoas...foi algo que ninguém esperava.

Com o cadastro de e-mails (hoje quase 1000) para contato, estruturação de uma diretoria, produção de material, contato com demais amigos de cidades próximas, atingimos várias metas que não havíamos planejado. Nosso sonho estava se concretizando mais rápido do que o esperado. No dia da diplomação das cinco primeiras Embaixadas no Rio de Janeiro, eu fui junto com a Flaparaná na excursão deles levando um pedido de oficialização da Flajoinville ao amigo Alexandre Moraes, e também uma camiseta da nossa torcida, de presente à ele, Márcio Braga e Mário Cruz. Pelo menos, a partir daquele momento, os dirigentes do Flamengo já saberiam da nossa existência.

Daí pra frente foi só aguardar chegar o dia em que o Clube fizesse a segunda diplomação. E foi no dia 15 de novembro de 2008, aniversário de 113 anos do CRF, com menos de um ano de existência, que a Flajoinville foi reconhecida, e tivemos a honra de receber junto com mais 12 embaixadas o diploma oficial da Nação das mãos a do nosso presidente Márcio Braga.

Hoje a Flajoinville se destaca no cenário local, não se fala mais de Flamengo sem falar da Flajoinville na cidade. Jornais ligam, aparecem em eventos, rádios fazem entrevistas e a divulgação está cada dia mais forte.

Depois de passar por alguns bares como SEDE, há 4 meses a Flajoinville se insatalou no Budega Bar, local que veio atingir seu recorde de público no jogo contra o Grêmio, onde mais de 600 pessoas se espremeram em telões e televisões, para depois de 17 anos gritar novamente "Campeão Brasileirooooo".

A emoção foi grande, muitos choravam, se abraçavam na comemoração, realmente foi algo que não imaginávamos dar tão certo no sul do país, onde o Flamengo detém seus menores índices de proporcionalidade de torcida em comparação aos demais estados da Federação.

Nesse momento, gostaria de fazer um registro especial e um agradecimento ao Alexandre Moraes – Diretor do Projeto Nação Rubronegra - que foi o primeiro do Flamengo a vir conversar comigo sobre a Flajoinville no Bar do Chicos, ainda no campeonato carioca de 2008, me perguntando o que era essa torcida? E com muita atenção me deixou o seu cartão e começou o contato resultando hoje nessa grandiosa Embaixada que nos orgulha a todos.

Agradecer também ao Mário Cruz e à Letícia Melo que são os que plantaram essa semente das Embaixadas. E ao nosso Presidente Márcio Braga que como todos nós se emocionava em cada diplomação, fazendo todos nós chorarmos juntos. E agradeço aos demais embaixadores que fazem um belo trabalho em suas cidades e a cada um dos integrantes da Flajoinville que nunca mediram esforços para crescermos cada dia mais.

Um grande abraço a todos, Feliz NATAL, Feliz ANO NOVO, e que em 2010, a gente possa novamente comemorar o título brasileiro, e é claro a Libertadores e o Mundial.
Saudações Rubro Negras.

RUMO AO HEPTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Flamengo Net

Comentários