sexta-feira, 20 de novembro de 2009


EMBAIXADAS DA NAÇÃO - O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER

Por Vinicius Nagem


Amigos do Blog da FlamengoNet,

A nossa história desta sexta-feira será contada pelo meu dileto amigo Marcos Souza, mais conhecido como Markim, Fundador e Presidente da FLA São Luís / TONU. Tenho um carinho especial por essa Embaixada, haja vista que residi por muito tempo na Ilha de São Luis do Maranhão, onde tenho familiares e vínculos profundos de afetividade e boas lembranças. Desde o início, tentei ajudar ao máximo a formação desse grupo, porque sabia do imenso potencial que o Maranhão tem, com uma gigantesca torcida flamenguista em todos os seus municípios. Curtam mais essa narrativa e vejam como o Flamengo é chama de paixão que queima em todos os Estados da Federação, indistintamente.


FLA SÃO LUIS – O MENGÃO PRESENTE NA ILHA DO AMOR
* Marcos Souza – Presidente da Fla São Luis

É impressionante como um clube de futebol pode proporcionar muitas alegrias em nossas vidas.

No inicio de 2006, um grupo de amigos Flamenguistas corria a cidade toda atrás de um local para assistir aos jogos do Mengão em dias que não passasse na TV aberta. Visitamos vários bares, restaurantes e até mesmo casa de amigos, tudo isso para ver o nosso querido Mengão jogar.
Na final da COPA DO BRASIL em 2006 contra o Vasco da Gama, resolvemos fazer uma festa na casa do nosso grande amigo (hoje vice presidente) Gustavo Bezerra da Silva (até onde nós sabemos não existe parentesco com o Bezerra da Silva, sambista rsrsrs). Foi uma linda festa e a casa ficou totalmente tomada por Flamenguistas amigos e até mesmo desconhecidos. A partir deste dia uma semente foi plantada.

Em uma de nossas aventuras por bares, restaurantes e clubes da cidade - à procura de um local legal para assistir aos jogos do Flamengo - encontramos em um bairro vizinho a nosso, um Bar onde passava os jogos do Mengão e do Campeonato Brasileiro em geral. A partir daí começamos a assistir os jogos do Mengão neste local. A cada jogo o número de Flamenguistas aumentava , conhecemos outras pessoas tão apaixonadas pelo Mengão quanto nós e isso nos incentivou a cada vez mais nos encontrar naquele Bar, chamado de Bar do Paulo no bairro do Bequimão.

Naquele ano, o Campeonato Brasileiro não foi muito bom para o nosso time, mas graças ao Flamengo, nasceu uma amizade entre um grupo de amigos e do nascimento dessa amizade, explodiu o amor pelo Flamengo.Já em 2007, no Campeonato Carioca, em todos os jogos do Flamengo, sempre nos encontrávamos no mesmo local para prestigiar nosso time, mais pessoas se interessavam e participavam da nossa festa, pessoas como Alessandro, Rafael (Juan), Herotides Jr. (Maluquinho), Marcelo Arrais, Fernando Nilston, Diegão, Gustavo, Marcos, Pedrinho, André entre outras. Todos foram importantes na formação da torcida, que aos poucos ia se soltando, cantando, vibrando e empolgando a vizinhança. Logo começou a se espalhar pela cidade nossa alegria e a maneira contagiante de torcermos. Como não tínhamos instrumentos, nós usamos um tantã e um pandeiro para ajudar nos cânticos, logo depois o Gustavo comprou um “BUMBO” para a torcida que também ganhou de Rafael um Repique.

Mas foi nas finais do Carioca 2007 que nosso grupo se consolidou e já pensávamos em criar uma torcida. Mesmo com algumas críticas, mas muito incentivo, corremos atrás do nosso sonho, em reuniões definimos um nome: TORCIDA ORGANIZADA NINHO DO URUBU - T.O.N.U. Nasceu assim a nossa torcida no dia 28 de Outubro de 2007.

Logo após a criação do nome da torcida, corremos atrás da confecção das nossas camisas, pois precisávamos de capital para manter a torcida e se não fosse pelo nosso amigo Marcelo Arrais - um dos nossos fundadores - talvez a camisa demorasse mais tempo para sair, pois foi do seu bolso que saíram nossa primeiras 30 camisas, inspiradas no modelo reserva da Nike. As vendas foram um sucesso e logo precisamos mandar fazer mais para atender a demanda.

No Brasileiro de 2007, nossa torcida junto com a arrancada do Mengão rumo a Libertadores, empolgou centenas de pessoas, colocando praticamente cerca de 300 pessoas por jogo no Bar do Paulo, que logo ficou conhecido como Ninho do Urubu. A agitação e animação era muito grande, por onde se olhava víamos torcedores com nossas camisas. Com a classificação do Mengão para a Libertadores 2008, nossa expectativa aumentou bastante.Em 2008, ainda na parceria com o Bar do Paulo no Bequimão, a empolgação continuava e cada vez mais pessoas nos acompanhavam, veio o BI-Carioca e o início maravilhoso do nosso Mengão no Brasileiro. Aos poucos nossa torcida também ficou conhecida pelo Brasil, a começar pelo site do Flamengo onde fomos surpreendidos com uma pequena mas importante matéria sobre a nossa torcida na AGÊNCIA FLA. Até que conhecemos o PROJETO EMBAIXDAS DA NAÇÃO, por meio do Jornalista Ricardo Perez do Rio de Janeiro.

Começamos a procurar informações sobre como se tornar uma Embaixada da Nação, enviamos vários emails para a Letícia, contamos nossa história e enviamos fotos e vídeos.Em Outubro fomos surpreendidos por um e-mail, onde o Flamengo nos dizia que seríamos contemplados como EMBAIXADA DA NAÇÃO, foi uma alegria geral e logo divulgamos para todos os nossos membros. Tivemos que mudar de nome passando a ser chamada FLA-São Luís / T.O.N.U. Não esquecendo das nossas origens.

Como a torcida havia crescido muito, resolvemos então realizar um cadastro para que pudéssemos gerenciar melhor os nossos membros, então começamos a fazer as carteirinhas de sócio, de inicio mais de 20 carteiras foram confeccionadas, criamos um banco de dados virtual e também nosso primeiro domínio na internet, http://www.ninhodourubu-ma.com/.

A partir daí, começamos de fato a nos organizar, nossos sócios recebiam por emails, notícias sobre o Mengão e sobre a torcida, nosso perfil do Orkut e comunidade aumentaram consideravelmente. Mas não foram só de alegrias que a nossa torcida viveu, tivemos muitos problemas com o dono do Bar que, não entendemos até hoje. Ele sempre reclamava da nossa torcida, apesar de levarmos cerca de 300 pessoas para o seu bar, mesmo em dia de jogo televisionado, onde o consumo praticamente quintuplicava e mesmo assim ele demonstrava insatisfação, por várias vezes tentamos reformar o local, tudo patrocinado pela torcida, mas infelizmente o proprietário não queria nossa ajuda, a estrutura do seu bar era muito ruim, a começar pelo banheiro que era apenas um e em péssimo estado, o local era muito pequeno e já não nos comportava mais. Começamos então a pensar em uma nova casa para 2009.

A nossa maior conquista ainda estava por vir, em 15 de Novembro de 2008, numa solenidade na Gávea nossa torcida juntamente com mais 12 outras espalhadas pelo Brasil (FLA-Bahia, FLA-Fortal, FLA-Jacobina, FLA-GV, FLA-Vitória, FLA-Minas, FLA-Sertão, FLA-Manaus, FLA-Juazeiro, FLA-Blumenau, FLA-Recife e FLA-Joinville) foi oficializada pelo Presidente Márcio Braga como EMBAIXADA DA NAÇÃO, nos juntando ás 05 primeiras Embaixadas (FLA-Paraná, FLA-Sampa, FLA-Brusque, FLA-Lages e FLA-BH) neste seleto grupo.

Após a grande vitória sobre o Palmeiras (5x2) com show de Ibson, voltamos à nossa realidade e como havia afirmado anteriormente, nossa parceria com o dono do Bar do Paulo, havia terminado, uma discussão entre ele e alguns membros da diretoria que não foram ao Rio, culminou no fim de uma parceria de 02 anos. Os dois jogos restantes resolvemos assistir com os companheiros dos bairros Cohatrac e Angelim.

Em 2009 iniciamos o ano sem um local definido para nos reunirmos, foi quando conhecemos um local chamado Bar Daquele Jeito no Bairro do Vinhais. Era um local onde nas noites de quinta tinha sertenejo e nas noites de sexta , pagode, muito movimentado e muito estruturado. Um dos garçons que freqüentava nossa torcida no Bequimão nos reconheceu e perguntou onde iríamos assistir jogos do Carioca, sabendo que estávamos sem local definido ele me propôs conversar com o proprietário do bar, Diego Valente um Flamenguista fanático, para tentar levar a nossa torcida para lá. Naquela mesma noite de sexta, conversamos com o Diego e marcamos uma reunião para tentar fechar a parceria.

Ele nos mostrou o projeto do novo bar que começara a construir, três vezes maior do que o bar atual que ficava dentro de um centro comercial, ficamos animados e fechamos a parceria, que vem dando certo até hoje.

Logo nos primeiros jogos do Carioca cerca de apenas 30 pessoas compareciam, alguns já até pensavam em voltar para o Bequimão e tentar reatar a parceria com o Bar do Paulo, mas outros ainda esta tinham esperança de que nossa torcida voltaria a ser o que era antes. O primeiro turno veio com uma campanha medíocre do Mengão e a desconfiança aumentava. Foi quando nas finais da Taça Rio as coisas começaram a mudar, a torcida triplicou da noite pro dia e o número de associados passou de um pouco mais de 100 para 200 em apenas 3 semanas. A torcida voltava aos seus dias de glória e o Mengão começou a jogar bola.
Na final do carioca, mais de mil pessoas compareceram em nossa sede para prestigiar o nosso Mengão levantar a taça de Penta-TRI em cima do Botafogo, foi uma alegria enorme. A partir daí voltamos a ser comentados na cidade e a galera a cada jogo, aumentava mais.

No final de Julho, o proprietário do Daquele Jeito inaugurou seu novo bar, conseqüentemente nossa nova sede, um espaço para 1.500 pessoas em pé, com uma mega estrutura, telão de 200”, 02 TV’s de Plasma e música ao vivo depois dos jogos do Mengão.

A partir daí, nossa torcida passou de mais de 200 sócios para quase 500, todos cadastrados e com suas carteiras de sócios.A FLA São Luís hoje conta com a maior estrutura para jogos da cidade, cerca de 470 sócios ativos, atrações para a massa Flamenguista em dias de jogos, bateria nota 10 animando a torcida durante os jogos, reuniões semanais, atividades sociais entre elas: Campanha Nacional do Sangue Rubro Negro, Campanha Criança Feliz e a nossa próxima campanha do Natal.

Contamos com um diretoria ativa: Marcos Souza – Presidente, Marketing, Eventos, TI e Financeiro, Gustavo Bezerra – Vice Presidente e Logística, Carlos Magno – Financeiro, Bruno Balata – Marketing, Fernando Nilton – Relações Públicas e Marketing.

Queremos agradecer primeiramente ao RICARDO PEREZ, pois ele foi que mais nos incentivou a participar das Embaixadas, um muito obrigado amigo. Agradecer ao Mário Cruz que sempre se dedicou às Embaixadas e principalmente ao Flamengo, ao Vinicius Nagem que foi um dos primeiros a participar do projeto. E um agradecimento especial àqueles que fizeram da TONU – Torcida Organizada Ninho do Urubu, uma realidade (Rafael Juan, Marcelo Arrais, Diegão, Nilson, Alessandro, André, Pedrinho, Junhão, Paulo, Diego Valente que nos recebeu de braços abertos, Bruno Balata, Carlinhos, Marcelo Preto, Alexandre e a nova geração que está chegando a TONU).

Essa é a nossa história.

SRN

Flamengo Net

Comentários