quinta-feira, 5 de novembro de 2009


Blog FlamengoNET - Seis anos
Entrevista com Juan Saavedra

Para quem não conhece, Juan Saavedra, hoje trabalhando no marketing do Flamengo como gerente de conteúdo do Site Oficial, é considerado "Pai" do FlamengoNETt. Partiu dele a ideia revolucionária de um espaço virtual para debates dos assuntos relacionados ao Mais Querido. E junto de outros tantos Flamenguistas da mais alta estirpe, nasceu esse brilhante projeto que hoje chega ao seu sexto ano de vida.

Nada mais justo nesta data do que bater um papo com nosso grande amigo Juan.

FlamengoNET: Juan, o blog hoje chega ao seu sexto ano de vida. Considerando sua motivação inicial para o blog, as razões para que planejasse um espaço democrático que pudesse debater Flamengo de uma maneira ao mesmo tempo independente e responsável, hoje você se sente satisfeito com o nível alcançado?

Juan: Sem dúvida. Fico orgulhoso. Principalmente por ver que, depois da minha saída da Administração, o Blog está funcionando do modo como eu idealizara, com decisões sendo tomadas por um colegiado.

Confesso que esperava bem menos do Blog quando decidi criá-lo. Isso foi no finalzinho de outubro de 2003. Eu passara parte daquele ano como editor do FlamengoNET, um site criado quatro anos antes, em 1999, pelo Carlos Bastos. Naquele ano, o Carlos fora convocado para trabalhar na Bahia, a serviço da Petrobras. E ele me pediu para assumir a gestão do site, onde eu já era um dos colunistas, assim como o pai dele, o Sidney – hoje no FlamengoRJ, do Edmilson, que é um site claramente influenciado pelo FlamengoNET. Mas enfim, eu já blogava individualmente e via na ferramenta uma grande possibilidade de ir além do que já fazíamos no site, onde a interatividade com os leitores se dava exclusivamente via e-mail. Com o Blog, a agilidade era maior – tanto para publicar como para comentar. E a ferramenta de comentários Haloscan, já naquela época, foi adotada principalmente pela simplicidade e facilidade de uso.

Mas a mola propulsora foi a minha participação em um outro blog coletivo, o De Primeira (criado pelo jornalista Jones Rossi, hoje editor da revista Galileu). Decidi criar um blog só sobre o Flamengo, chamando alguns amigos com quem conversava numa lista de discussão, a FlaBujica. De início, demorou algum tempo para pegar. No início da temporada de 2004, com o estadual, alguns amigos como o Lucas Dantas, o Alex (Souteiro), o Gustavo de Almeida e o Mauricio Neves, entre outros, começaram a ver no Blog uma possibilidade de publicar textos sobre jogos históricos, ídolos etc. Logo, o Arthur (Muhlenberg) se interessou e começou a escrever. Não necessariamente nessa ordem fui convidando e foram chegando novos colaboradores – alguns escreveram um post; outros, seguem até hoje. E a coisa foi pegando, principalmente pela facilidade de interação possibilitada pela ferramenta.

Em meados de 2004, o blog da FlamengoNET, inicialmente criado na plataforma do Blogger.com.br, tomou a decisão difícil mas necessária de migrar para seu congênere internacional, uma vez que o blogger.com.br estava por criar algumas dificuldades operacionais, que com o tempo nos deixariam bastante engessados.

Ao longo desse tempo, além de mim, o Blog foi administrado por caras sensacionais com o Lucas Dantas, Arthur Muhlenberg [mais tarde o urublogueiro mais famoso do Brasil] e o Alex Souteiro. Entre 2005 e 2006, com a falta de tempo em função das exigências profissionais, o Carlos Bastos decidiu dar fim ao site FlamengoNET. Em 2006, um momento importante: um interessado apresentou a proposta de editar um livro com uma seleção de textos do Blog da FlamengoNET. Fico feliz de que o Blog tenha impulsionado coisas boas, que direta ou indiretamente tenha servido de inspiração ou de influência para outros tantos, que a partir dele hoje tenha tanta gente boa escrevendo, seja no Blog ou em outros paralelos, e que se tenha criado uma rede de blogs e sites não oficiais, que hoje são vistos com mais atenção por empresas e até mesmo candidatos a presidente.

O Blog, bem me disse o (André) Monnerat numa cerveja no Plebeu, deu frutos. E acredito que o próprio fato de hoje eu estar, pelo menos por enquanto, no comando do site do clube, é (in) diretamente uma vitória do Blog. Assim como o Mario Cruz estar na Vice-Presidência de Planejamento do clube, com projetos expressivos como as Embaixadas, ou o Arthur ser uma celebridade do rubro-negrismo. Hoje, há um circuito de blogs e sites não oficiais que é respeitado e procurado até mesmo pelos candidatos a presidente em campanha. E podemos citar outros exemplos.

Dá um grande orgulho ver a qualidade dos textos publicados – claro, às vezes, o resultado é irregular, mas de um modo geral, o Blog é sempre um ótimo endereço para começar e terminar o dia, pelo menos para quem vive o Flamengo com intensidade. E de certo modo, acho que a decisão de manter o formato foi importante - o fato dos comentários, para muitos, serem às vezes mais importante do que os textos, é típico da internet desses tempos, em que o usuário tem muito poder e, principalmente, o de encontrar novos usos para as ferramentas.

FlamengoNET: Até pouco tempo atrás você atuava de forma efetiva a frente do blog até que surgiu a oportunidade de ir para o marketing do clube e, por razões éticas, houve a necessidade de se licenciar. Por consequência disso o próprio blog passou por grandes transformações como mudança na administração, na grade de colunistas, entre outras. Hoje, com o olhar de quem está "fora", traz satisfação participar ou acompanhar as discussões sem esse peso de ser o responsável pelo blog?

Juan: Sim. Não é sempre que posso acompanhar os posts e comentários em tempo real, já que não falta trabalho aqui, que exige muita concentração e dedicação. E o blog é um ótimo passatempo, mas, no meu caso, acaba sendo negativo porque tendo a me dispersar muito facilmente. Mas, quando eu posso, sim, eu me divirto bastante. E fico realmente satisfeito de ver que o Blog tem mantido um nível bom e de que a reformulação iniciada em 2008, se por um lado me criou problemas particulares, serviu para algo bom. Acho bacana ver o resultado de idéias minhas, como o "Clima do Maraca", muito bem feito pelo Dão; a coluna do Hermínio, a quem convidei e no início estava receoso de que pudesse escrever; a qualidade do raciocínio do André Monnerat, que hoje tem um excelente blog individual; e o próprio fato dos visitantes criarem um senso de comunidade e de amizade. A atual administração implementou boas idéias e uma disciplina necessária, tanto na moderação, como no controle dos posts.

FlamengoNET: Considerando a missão do blog, aquilo que vivenciamos no FlamengoNET interfere de alguma forma no nível de RubroNegrismo?

Juan: Acredito que o Blog deu sua contribuição para aproximar o torcedor do clube. Ele permite que os assuntos sejam dissecados e, nesse sentido, mais facilmente esclarecidos. Creio que, por exemplo, o fenômeno das Embaixadas teve indiretamente um grande apoio do Blog. O Blog é um polo off-Rio.

FlamengoNET: Qual, em sua opinião, a parcela de contribuição não só do FlamengoNET mas dos blogs de uma maneira geral para com o Flamengo enquanto instituição?

Juan: Deveria ter uma contribuição maior. No meu entendimento, o Flamengo precisa criar condições para ter um canal de relacionamento e atendimento mais estreito com seus públicos. Um ombudsman seria um imenso avanço. Da minha parte, uso o que leio nos Blogs como referência para tomar decisões e influenciar outras das quais participo. No lançamento da revista do Flamengo, por exemplo, procurei convidar vários blogueiros para esse momento, como imprensa. E agora, outro exemplo, estou oferecendo aos Blogs, em especial o da FlamengoNET, a possibilidade de se credenciar para os jogos do basquete na HSBC Arena.

FlamengoNET: Agora do ponto de vista de quem trabalha e vivencia o ambiente do clube: De que forma o Flamengo vê o FlamengoNET e as mídias sociais?

Juan: Não há, ainda, um Flamengo-instituição observando os blogs. Há ações isoladas. Creio que o clube tem muito a avançar nesse relacionamento com as mídias e redes sociais. Não há, por exemplo, um clipping interno do clube com uma seleção do que dizem os blogs. Esse seria um passo importante. Sem dúvida há muito a fazer. Esbarramos em problemas estruturais, em carências de recursos, principalmente humanos, para aumentar essa interface. Acredito que, dada a atenção de diversos candidatos a presidente nas redes sociais, possamos ter progressos na próxima gestão, com mais investimento e carinho nessa área.

FlamengoNET: Sem se comprometer hein... Acredita que alguém da diretoria leia o blog?

Juan: Sim. O Vice-Presidente de Planejamento, Mario Cruz, é um deles. E ele é uma voz importante no clube. Complementando: o fato de ter sido convidado a trabalhar no Marketing, pelo próprio diretor executivo de marketing, Ricardo Hinrichsen, demonstra que, além das eventuais qualficações que eu tenha, o Blog tem seu peso.

FlamengoNET: Como gostaria de ver o blog em 05/11/2010? Teria alguma sugestão, alguma idéia que quisesse ver implementada?

Juan: Acho que gostaria de ver o Blog como um meio de imprensa. Mais presente nos eventos do clube. Creio que a melhor forma de fazer as coisas é unir forças.

FlamengoNET: Como é trabalhar no Marketing do Flamengo? O que terá de novo no novo site oficial?

Juan: É um aprendizado. Tenho colegas capacitados como, por exemplo, o Luis Fernando Pozzi (gerente de patrocínios) e a Leila Monteiro (de Licenciamentos). As demandas são muitas, exageradas. Eu mesmo não paro de trabalhar - tem sido jornadas de mais de 10 horas por dia. E é muita coisa por fazer e, às vezes, até mesmo para contratar um estagiário é complicado. Mas quando a gente consegue quebrar certas barreiras e obstáculos, dá avanços. O site do Flamengo, lançado em versão beta na semana passada, é um sinal disso. Foi difícil, mas temos progredido diariamente. Com a contratação de um jovem e promissor jornalista, por exemplo, o Thiago Barros, já temos a melhor cobertura de basquete, futsal e de juniores sobre o Flamengo. O nosso maior problema é de estrutura. Por exemplo: o time vem treinando no CT. Para nós é bastante complicado cobrir os treinos - dependemos da assessoria do futebol. Mas eu acredito que o site que ficará no ar já será um bom legado. Principalmente quando inaugurarmos a área Nação Rubro-Negra, daqui a 10 dias.

FlamengoNET: Deixe uma mensagem para os amigos que nos acompanham, que desfrutam desse amor pelo Flamengo e que compartilham isso conosco aqui no FlamengoNET.

Juan: Caros, o Alex é ditador, mas é parceiro (risos). E qualquer coisa, estou à disposição. O pessoal da administração tem o meu e-mail e o que eu puder, eu respondo aqui.

Nota administração: "Pai, foda-se o penaltche. Eu quero é uma foto contigo e com o Mulamba para postar no FlamengoNetche" - Com essas palavras, Juan convenceu Petkovic para a foto dessa entrevista.

Flamengo Net

Comentários