sábado, 17 de outubro de 2009

Nosso Mundo é Flamengo – Meu Palmeiras x Flamengo inesquecível

Por Thiago Gonçalves (BRAGA), Portugal*

O meu Palmeiras x Flamengo inesquecível foi impróprio para cardíacos. Já vi muitas finais de campeonato com o Flamengo, infelizmente a maioria foram Cariocas, mas final como essa não me lembro. Refiro-me à final da Copa Mercosul de 1999.

O primeiro jogo da final já havia sido épico, com alternâncias no marcador e o resultado final de 4x3 para o Flamengo com direito a dois frangos do Clemer e virada depois de sair na frente, o Palmeiras virar e voltarmos a virar no finzinho do jogo.

Chegávamos ao segundo jogo, já perto do fim do ano (20 de Dezembro) e sabia da dificuldade que seria. A equipe do Palmeiras tinha ótimos jogadores como Marcos, Arce, Zinho, Alex, Paulo Nunes, e apesar de jogarmos com a vantagem do empate, a situação não seria fácil.

Na nossa equipa tínhamos Maurinho, Célio Silva, Rodrigo Mendes, Iranildo, entre outros e nessa altura, já Romário tinha sido expulso da Gávea a meio da comeptição.

O Palmeiras saiu na frente com um gol de penalty do paraguaio Arce ainda no primeiro tempo e apesar do Flamengo ter reagido bem ao gol sofrido, o resultado chegaria inalterado ao intervalo. Mas depois daquela primeira partida, tão emocionante, era impossível que o segundo jogo acabasse num insosso 1x0 para os donos da casa.

Veio o segundo tempo e logo no início, o Flamengo empatou através de Caio (o mesmo que hoje é comentarista na Globo e que chegou inclusive a defender a nossa baliza num jogo). Mas esse time do Flamengo, comandado pelo nosso eterno Violino Carlinhos, jogava como time grande e não foi o empate que o fez recuar. Continuamos em cima e a virada veio naturalmente, com um balaço de Rodrigo Mendes de fora da área com a perna direita, que não era a sua especialidade.

2x1 para o Flamengo e então pudemos presenciar ao maior vacilo que eu já vi numa partida de futebol profissional. O grupo de jogadores do Flamengo, ao comemorarem, voltaram para o nosso campo de defesa e não saíram das quatros linhas, dando condições para que o jogo fosse reiniciado. O Palmeiras aproveitou, deu a saída de bola rápida e com a nossa equipe abraçada perto do meio-campo no chão, o time paulista teve uma avenida em direção ao nosso gol. A jogada palmeirense só foi interrompida já próxima da grande área com uma falta perigosa. Perigosa não. Perigosa seria se não houvesse Arce do lado deles. Com Arce em campo ela passou a ser perigosíssima. E o paraguaio não falhou. Cobrou com maestria, como era hábito, e colocou novamente a igualdade no placar.

Continuávamos em vantagem, mas o jogo era imprevisível e não tínhamos como estar sossegados. E para provar que tínhamos razões para isso, depois de um cruzamento perfeito de Zinho e mais uma falha da nossa defesa, Paulo Nunes apareceu livre para cabecear e colocar os palmeirenses em vantagem. Um balde de água fria. O fim do jogo estava próximo e depois de termos uma boa vantagem, teríamos que voltar a procurar o gol com o relógio correndo contra nós.

Mas como eu disse acima, esse time não desistia. Leandro Machado cabeceou por cima numa lance. Iranildo tentou um bom chute, mas Marcos fez boa defesa no canto. Mas o nosso gol estava guardado para o herói de uma final, um prata da casa que vai ficar para sempre marcado como o marcador do gol do título da Copa Mercosul de 99. Para quem não se lembra eu refiro-me ao então jovem Lê, conhecido também como "Filho da Sandra de Sá" devido à sua aparência física com o filho da cantora rubro-negra.

Depois de uma arrancada do meio-campo, Lê carrega a bola e toca para Reinaldo que, de primeira e de calcanhar, faz uma passe perfeito para isolar Lê diante de Marcos. O jovem toca na saída do goleiro palmeirense, no cantinho e na comemoração desaba em choro. Emocionante. No fim do jogo, Lê revelou que chorou porque tinha medo de como o seu pai teria reagido ao fato do seu filho ter marcado um gol tão importante para o seu amado Flamengo. No momento do gol, ele teve o pensamento que o pai não aguentaria tamanha emoção. Mas nada de mal aconteceu e Lê ficou mesmo sendo o nosso herói e claro, o herói de seu pai, rubro-negro de coração.

Éramos novamente Campeões de uma competição Sul-Americana. Para além dos emocionates jogos, esse jogo foi inesquecível para mim porque tratou-se do último título que presenciei enquanto morava no Brasil. Nessa altura eu já estava de viagem marcada para Fevereiro e a saudade do Flamengo já se começava a sentir, mesmo antes de ter saído.

Melhores Momentos dos dois jogos da Final

Ficha Técnica:
Palmeiras 3 x 3 FlamengoCopa Mercosul - 2º Jogo da Decisão20/12 - Estadio. Parque Antarctica - São PauloTime: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan, Athirson, Leandro Ávila, Marcelo Rosa(Lê), Leonardo Inácio(Rodrigo Mendes), Caio(Iranildo), Leandro Machado e Reinaldo.Gols: Caio, Rodrigo Mendes e Lê.( C.R. Flamengo - CAMPEÃO)

*Thiago Gonçalves está em Portugal há 9 anos e ainda sonha em voltar a assistir uma final do Mengão no Maracanã. E escreve também no Mundo Flamengo (http://www.mundoflamengo.com/)

Flamengo Net

Comentários