terça-feira, 27 de outubro de 2009


CLIMA DE MARACA - Os donos do engenho.

Com linguagem informal, João Tavares - o Dão - comenta a movimentação dos torcedores antes/durante/depois dos jogos no Maracanã.




“O Flamengo vai ganhar do Botafogo domingo”. Frase dita pelo presidente Marcio Braga na terça feira dia 20/10/09. E aí galera qual era o mistério nisso aí?

Bom dia Rubro Negros, o clima de Maraca hoje passa reto pelo maior do mundo e vai até o Estádio olimpico João Havelange, mais conhecido como Vazião, ou Engenhão para os íntimos.

Chega o domingo e acordo pilhadão pro jogo, ligo pra um amigo, pra outro, e a peidação é geral. Já tava pronto pra encarar um trem sozinho no maior estilo do guerreiro molambo quando aos 45 do segundo tempo meu amigo Arthur Muhlenberg liga e me repassa um camarote. Eu fico meio assim com esse negócio de camarote, fico pensando quem vai estar, se vou poder xingar o Léo Moura e o Juan do jeito que eu gosto, entre outras coisas, mas convite de amigo né, não tem como recusar. E como era duplo levei minha companheira que sempre que pode também invade o Maraca comigo.

Após uma rápida corrida de taxi chegamos ao entorno do estádio por volta de 15:30. Ambiente na entrada sul, a do trem, ainda estava tranqüilo e nos dirigimos então para a nossa entrada, a leste.
Uma das poucas coisas legais do estádio é que pra tomar uma gelada é só atravessar a rua. O governo incentivou aos vizinhos a venderem bebidas e comida e a galera faz a festa. A casa em frente a entrada leste faturou, o maluco esvaziou tudo quanto era isopor, só latão a 3 pratas. E para as meninas que estão consumindo a tia ainda quebra o galho e abre o banheiro de casa.

Comecei a correria pra vender o bilhete que eu já tinha em mãos, que era a de leste inferior. Apareceu um garoto, desesperado, com o pai e o irmão já lá dentro e dizendo que o ingresso que ele havia comprado antecipado na própria bilheteria do Engenhão não tinha passado, era falso. Acabei passando o meu pra ele por 40 pratas, menos até do que eu tinha pago, mas não dava pra deixar o muleque na mão. Depois na televisão fui saber que realmente ele não foi o único lesado. Bilhete falso em bilheteria? Que vergonha.

Apareceu também uma fofinha mal vestida que não sei se tava afim de arrumar uma fama, mas tentou entrar na torcida Flamenga com a camisa errada. Depois de ser retirada já de dentro do estádio teve que se conter com os elogios até chegar no canil do outro lado.

Fiquei surpreso também com o contingente policial. Nunca vi tanto policial trabalhando junto, seja humano, cachorro ou cavalo. Aliás tinha mais PM do que botafoguinho, que mais uma vez fizeram vergonha num jogo contra nós.
E o que falar da diretoria alvinegra? Quando comprei ingresso na terça feira a informação é que tinha acabado o da leste superior, que era a metada do preço da inferior, quando na verdade mentiam sobre os 3 setores, cadeiras azuis vazias era o que mais se via em todos os setores. Mais um mico pra coleção desses caras.

Ficamos acomodados no camarote 16, aliás bem simpático, com 15 cadeiras externas mais a área interna com ar condicionado, água, refrigerantes e alguns acepipes para matar o rango, nada de birita. E de lá vimos a Torcida Jovem e a Raça procurando o enfrentamento a toda hora, até o jogo começar era correria, bomba e pau pra todo lado na ala sul do estádio, deprimente. Ah e entre as duas torcidas uma faixa do Plínio Serpa que fez questão em seu twitter de dizer que está sendo apoiado pela Jovem.

Depois de um primeiro tempo razoável onde podíamos ter matado o jogo se nosso chileno não fosse genérico, o Flamengo fez um segundo tempo horroroso em que os caras só não fizeram um gol por pura incompetência. Esse time do botafogo é pareo duro em termos de ruindade com o das laranjeiras. E com toda sinceridade, sou fã do Andrade, mas botar o Gil foi de lascar. Não era jogo pro cara, que não agüenta ainda um pique de 15 metros.

Na saída encontro o Delair na fila dos elevadores. Gostei, pelo menos não é daqueles que vêem jogo em PPV, botou a cara, mesmo sendo de camarote ta valendo. A galera deixou o estádio ao som de: "o engenhão é nosso, aha uhu!!" Descolei uma carona esperta pra gente sair dali e partimos para o chopinho clássico da comemoração, mas longe daquela bagunça.

Sábado o Clima de Maraca volta ao maior do mundo, espero que com 54 pontos e lutando por uma liderança. Libertadores o caceta, esse ano é focar nesse hexa.

O Dão também está no Twitter: http://twitter.com/dao_tavares

Flamengo Net

Comentários