sábado, 19 de setembro de 2009

Nosso Mundo é Flamengo - A Calmaria

Por Max Amaral*

Há pouco mais de um mês, nós havíamos acabado de perder para o Goiás e eu escrevi o mais pessimista dos textos aqui no FlamengoNet, dizendo que deveríamos dar o ano por encerrado.

Depois disso, além de uma magra vitória contra os Gambás, tivemos as tristes derrotas para Grêmio, Cruzeiro e Avaí e, então, começamos uma lenta subida ladeira acima com as vitórias contra Santo André e Sport e o empate contra o Atlético-PR.

Uma campanha bem medíocre, o que explica nossa posição no meio da tabela.

Mas, ao mesmo tempo, o time deixou de ser aquele bando desesperado em campo, Andrade aparentemente acertou a nossa defesa, tivemos a estréia de bons reforços (Álvaro e Maldonado) e a volta de um sem número de jogadores que estavam machucados ou suspensos. Até o Zero Berto chegou a jogar bem uma partida, vejam vocês! E o Fierro começou a mostrar alguma utilidade.

Infelizmente, sendo bem realista (e chato), não é motivo para comemorações desenfreadas. A 14 rodadas do fim do campeonato, pode já ser tarde demais.

E é exatamente isso o que o meu lado racional fica me dizendo. Que é para eu parar de ficar namorando a tabela do campeonato e sonhando com o G4. Que é para eu me manter fiel às minhas idéias anteriores e acreditar que esses 14 jogos serão uma excelente pré-pré temporada, a montagem de um esqueleto de time que pode vir a nos dar reais alegrias em 2010. Que, seja lá qual for o presidente eleito no final do ano, ele vai ter um mínimo de seriedade e colocar o time no rumo correto, com profissionalismo e seriedade. Que é para eu esquecer o Brasileirão 2009.

Mas eu sou Flamengo, logo, esse meu lado racional não consegue se fazer ouvir com muita força. Eu ainda faço a matemática para o título. Eu ainda espero que o time vá começar a dar shows. No fundo, bem lá no fundo, eu ainda acho que dá.

Mas estou calejado. Já tive muitas decepções recentes esperando esse mágico momento do “agora vai”. Então, mesmo com o coração batendo forte, esperando o começo do próximo jogo, o rosto se mantém impassível, o discurso discreto, as expectativas sob controle.

E acho que está todo mundo agindo da mesma maneira. Isso explica como o blog andou parado essa semana, como não houve grandes discussões, brigas, comentários sem fim como sempre. Estamos todos parados, nessa calmaria, esperando para ver quais serão os ventos que soprarão sobre nós a partir de amanhã: Constantes e amigáveis brisas, nos levando com segurança de volta para nosso porto natural – a parte de cima da tabela – ou uma nova tempestade, que nos deixe mais uma vez perdidos, avaliando os estragos e rezando para que tudo acabe logo.

*Max Amaral mora nos Estados Unidos e, sendo Flamengo, está começando a desenvolver uma personalidade esquizofrênica e paranóica. E também escreve no Mundo Flamengo (http://www.mundoflamengo.com).

Flamengo Net

Comentários