segunda-feira, 13 de julho de 2009

Triplex Top Ten

1 - Bambiland: Perdemos a maior oportunidade - depois daqueles 4x3 dos idos dos 80´s - de golear o fraquíssimo time do SP. Fraquíssimo e mal dirigido. Sem o primadona que está no estaleiro, o time deles é comum ao extremo. Perdemos 2 pontos, perdemos a oportunidade de ficar no G4, ou pelo menos fungando no cangote dos líderes...mas o futebol é isso. Quem não faz (gol), leva. Urge a necessidade de aprendermos a matar o jogo. Urge!

2 - Liderança: Falta-nos um líder. Falta-nos o cara que coloca a bola sob o braço, encara o time adversário com sangue nos olhos, e ainda suba pra cabecear depois de bater o escanteio. Não temos esse jogador hoje. Temos um capitão que só tem a braçadeira - voltarei a falar dele mais tarde - e temos um jogador acima da média - Kleberson - que não tem esse perfil. Mas é fato, precisamos de um líder dentro de campo.

3 - Os cartões: Tomamos 7 ou 8 ontem. Tirando uns 3 por faltas clamorosas, grande parte foi por bobeira. O do Bruno, e devo dizer que ele ontem teve uma boa atuação, pra não acharem que eu implico gratuitamente com o goleiro, foi completamente bobo. Jogador de futebol tem que aprender uma coisa: depois que o juiz dá o cartão, dificilmente ele anula. Já vi isso acontecer, mas é raríssimo. Então, quanto tomar o cartão, nada de cercar o juiz e perder tempo e energia. Mãos pra trás, vira e jogo que segue. Até por sabermos que os homens de preto também são carregadores de uma marra extrema. Então, Bruno, faz seu papel de capitão. Tira os caras da roda pra não tomarmos mais, e cuida pra não tomar o terceiro.

4 - Willians: Seria bom se todo o time jogasse com o comprometimento dele. Fez o "pênalti"? Sim, ele fez a falta fora da área. Ainda peca nisso, nas faltas bobas. Mas é um leão dentro de campo, um assaltante de bolas. Como eu disse aí no 3, precisamos aprender com faltas e cartões bobos.

5 - Ala esquerda: Precisamos do Juan? Sim, precisamos. Mas de qual Juan? Desse aí ou do que nos acostumamos a aplaudir? É público e notório que não dá pro Everton, tampouco (ainda) pro Jorbison. Então, diretoria, contratem um psicólogo, um doberman, qualquer coisa que coloque o Juan de volta no prumo. Bola ele tem, só tem que baixar a crista.

6 - Cuca: Armou bem o time, mas faltou banco na hora de substituir. Todos temiam por um desastre, em face dos desfalques, mas os que entraram se comprometeram com a causa, e aí tivemos muitas chances de vitória. Porém, na hora de mexer, não gostei das trocas, apesar de Fierro e Everton estarem mal no jogo - um sumido, o outro mal mesmo. Não dá mais mesmo pro Pet. Deixa o cara no banco, ou só coloca quando estivermos com a vitória garantida. E quando Pet entra, independente se a ordem vem de cima ou não, a responsabilidade é do Cuca. E para completar, um 3-4-3, um 3-5-2, nada disso pode ser chamado de retranca se houve atitude do elenco. Ontem entramos teoricamente fechados, mas saímos com rapipdez pro jogo. Só precisamos transformar isso em gols, e não perder tantas opotunidades.

7 - Léo Moura: Não é o cara pra ser o criativo. Mas deixá-lo livre me parece mais produtivo do que "prendê-lo" na lateral. Ontem consegui ver o cara em campo. Não me pareceu omisso como nos outros jogos. O problema todo é que Everton Silva tem lampejos de bom jogador e de pereba. Se for regular, podemos jogar com os 2.

8 - Nível: Ninguém venha me dizer que o nível desse brasileirão está altíssimo, blá, blá, blá. Ontem vimos um dos botafogos dos Pampas passear sobre o campeão da CB. Vimos o Vitória violentar o Santos. E o galo então? Jogou contra o time reserva do Cruzeiro, mas meteu 3x0 sem fazer força. Concluo: mais uma vez, está tudo nivelado por baixo. E nesse ponto, vitória em casa SEMPRE e arrancar pontinhos fora dos domínios será essencial pra chegar ao Hexa. Dá? Não posso ser pessimista ao extremo. Não tenho esse direito. Acho que, com comprometimento, temos elenco pra isso. Por mais que tentem me induzir, falta-me humildade pra encontrar um elenco infinitamente superior ao nosso. Repito: comprometimento, e as I said, um líder.

9 - Gangorra de treinadores: Tá, vocês querem o Cuca fora. Não vou concordar nem discordar, apenas respeitar. Só me digam uma coisa: temos grana pra pagar os 400 mil do Muricy? Temos sei-lá-quanto pra pagar pelo talento e fanfarronice do Luxemburgo? Temos grana pra ligar pro Abel ou Joel e trazê-los de volta? Ah, bom, então não me venham com xurumelas. Nomes como Geninho, renato, Sergio Who, Fulano "Whoever" e outras pérolas não chegam perto de me fazer gostar, quanto mais encantar.

10 - Palmeiras: Time chato, muito chato. O legado do Luxemburgo foi um time arrumado, com uma pegada muito forte no meio, além do excepcional goleiro Marcos. Não podemos dar mole, é jogo de 6 pontos, é jogo pra encostar de vez no topo. No Maraca, com a torcida, as chances de vitória são grandes. E agora, naturalmente, com o time completo.


Ao invés da foto que sempre uso, minha homenagem ao Zé Carlos. Que Deus te dê forças pra essa batalha.

Boa semana a todos.

E nada mais digo.

Flamengo Net

Comentários