sexta-feira, 31 de julho de 2009

Qual o melhor técnico?

Comparação rápida entre o pouco que sei e os nomes que se cogitam:

Andrade: ídolo e um dos grandes jogadores da melhor geração que o clube produziu. Foi craque, cracaço mesmo, mas nunca se revelou um grande estrategista. A comparação com o Carlinhos ainda me parece mais folclore do que realidade. Ao seu favor o fato de já chegar com a torcida ao seu lado (o que significa que se vier um novo nome já terá a torcida contra) e de estar mais próximo do estilo paizão que os mais influentes do elenco gostam.

Eu não quero Andrade. Acho que ele pode ficar, mas cedo ou tarde vai sair por baixo. Prefiro que ele seja protegido, mas vai ver que não é isso que ele ou que o destino quer. Vai saber...

Geninho: desde que começou a carreira a regra é fugir do rebaixamento. Houve exceções, mas no geral é técnico de time pequeno. Dizendo ou não que o clube atrasa salários não é técnico pro Flamengo.

Mancini: no Santos eram dois zagueiros e dois volantes mais fixos com dois laterais ofensivos, três meias e um centroavante. Dois meias funcionavam como pontas encostando no ataque (Mádson e Neymar) e um meia conduzia mais as jogadas e ajudava nas inversões (Paulo Henrique). O esquema deu certo no campeonato estadual e naufragou no Brasileiro.

Deu muito certo no Vitória. Até gosto da forma como arma seus times, mas não consigo ver jogadores no elenco para ele formar o esquema assim. Chutando um time dele: Bruno, Léo Moura, Angelim e David, Juan, Willians e Kleberson (que não me convence como meia), Éverton, Adriano e Emerson.

Sérgio Guedes: estranhamente é o que menos conheço, mas o que mais me agrada. O Santo André sempre teve padrão de jogo - mesmo perdendo -, joga em um esquema simples e com jogadores por quem ninguém dava mais nada ou que marcam mal: Marcelinho Carioca, Cicinho e Gustavo Nery, por exemplo. Soa familiar? Chutando um time dele: Bruno, Léo Moura, Angelim e David, Juan, Airton e Willians, Kleberson e Sei lá, Emerson e Adriano.

Carpegianni: olha, deixando o passado corinthiano do cara, eu acho incoerente pra caramba você demitir um técnico que inventa por outro que inventa mais ainda. Carpegianni não emplaca um trabalho que me convença desde, sei lá, a Seleção do Paraguai em 98. Seria caro, não é tão bom quanto dizem (ainda acho que em 81 ele aproveitou um esquema que o Coutinho criou, embora isso seja mais feeling do que constatação) e acho difícil que fique até o fim do ano. Chutando um time dele: Bruno, Léo Moura, Airton, David e Angelim, Juan, Willians e Kleberson, Éverton, Adriano e Emerson. Mas chutar um time do Carpegianni é semiimpossível.

Flamengo Net

Comentários