sábado, 18 de julho de 2009

Nosso Mundo é Flamengo - 19 de Julho


Por Thiago Gonçalves, de Braga (Portugal)*

Domingo, dia 19 de Julho, dia de Flamengo x Botafogo. Um dia para se ir ao Maracanã já com 99% de certeza que vamos sair fazendo festa, comemorando, ou para assistir pela TV, ouvir pelo rádio... afinal, Rubro-Negro nenhum pode deixar de acompanhar esse jogo. Estamos em 1992 e o Flamengo a 90 minutos de se tornar Penta-Campeão Brasileiro.

Uma semana antes, dia 12, a festa tinha sido Rubro-Negra e se o Botafogo entrou para a final como favorito devido à vantagem de jogar por dois empates, a verdade é que 45 minutos bastaram para reverter essa vantagem e deixar a final numa situação em que sabíamos que o título era uma formalidade, uma questão de tempo. Assim como em 81 o Mengão meteu 3x0 em 45 minutos nuns ingleses cheios de marra, quase 11 anos depois a história se repetia, com um primeiro tempo grandioso e 3x0 na conta dos botafoguenses.

Esses dois passeios de 45 minutos tiveram em comum um jogador presente: o nosso querido Leovegildo Lins da Gama Júnior. Se em 81 ele era o grande lateral-esquerdo chamado Júnior, em 92 ele já era meio-campo, dono da camisa nº5, patrão do meio-campo e carinhosamente chamado de Vovô-Garoto.

Como disse antes, o título era uma questão de tempo porque apesar de ser possível uma devolução dos 3x0 iniciais, a verdade é que mesmo muitos anos antes da saga do Tri-Vice nós já sabíamos que isso seria uma missão impossível para um Botafogo diante do Flamengo numa final. Mas aqui nós vemos quando um time é sério porque apesar da imensa vantagem, engana-se quem pensa que o segundo jogo jogo foi visto como uma brincadeira pelos jogadores rubro-negros. O time entrou mordendo e se na primeira partida o show tinha começado com um gol de Júnior, o enredo se repetiu no segundo jogo: uma cobrança de falta perfeita, no ângulo, lá onde a coruja dorme, no final do primeiro tempo para fazer 1x0. O segundo tempo começou igual, com o Flamengo pressionando, jogando melhor e com naturalidade surgiu o 2x0 aos 10 minutos, com um gol de Júlio César.

Daí para frente o jogo tornou-se apenas um detalhe no Maracanã. A festa da torcida rubro-negra em êxtase era mais espetacular que qualquer coisa que pudesse estar acontecendo no gramado. Os dois gols do Botafogo no final do jogo, evitando a derrota, foram apenas detalhes que mesmo quem esteve no estádio nesse dia mal se deve lembrar. O Flamengo era novamente Campeão Brasileiro, o 5ª da sua Galeria de Troféus, e Júnior provava que era possível levar, aos 38 anos, um time a ser Campeão Brasileiro.

Não poderia terminar esse texto sem lembrar o terrível acidente que antecedeu ao jogo nesse dia 19 de Julho. Não lembro isso para dar um ar triste ao fim do texto, mas para homenagear aqueles Rubro-Negros que estavam ali espremidos para ver o seu time campeão e tiveram a infelicidade de estar no lugar errado na hora errada. Centenas de torcedores caíram do anel superior durante o jogo preliminar e ficaram impossibilitados de ver a grande festa, sendo que três pessoas acabaram por perder a vida. A maior homenagem foi feita pelo time nas horas seguintes, oferecendo o título à Nação Rubro-Negra e claro, a eles.

Ficha Técnica:

Data: 12/07/1992

Local: Maracanã – Rio de Janeiro

Público: 102.547

Renda: Cr$ 1.936.000,00

Resultado: Flamengo 3x0 Botafogo

Gols: Júnior 15, Nélio 34, Gaúcho 38 do 1º tempo

Juiz: José Roberto Wright

Flamengo: Gilmar, Fabinho, Júnior Baiano, Wilson Gottardo e Piá; Uidemar, Júnior, Zinho e Nélio (Paulo Nunes); Gaúcho e Júlio César. Técnico: Carlinhos

Botafogo: Ricardo Cruz, Odemílson, Renê, Márcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo, Carlos Alberto Dias e Renato Gaúcho; Valdeir e Pichetti. Técnico: Gil

Links: 1º Jogo da Final - www.youtube.com/watch?v=byk7G_pfbVw&

2º Jogo da Final - www.youtube.com/watch?v=FYKFofRUoIc

*Thiago Gonçalves, 25 anos, residente em Braga (Portugal), é formado em Engª da Computação Gráfica e Multimédia, e escreve também no Mundo Flamengo (www.mundoflamengo.com)

Flamengo Net

Comentários