sexta-feira, 10 de julho de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Que Flamengo é esse que joga domingo?

Observar o Flamengo que entra em campo neste domingo contra o São Paulo vai ser das coisas mais curiosas dos últimos tempos. Este time que Cuca mandará pro jogo pode se comportar de qualquer maneira que possamos imaginar.

Inclusive na parte tática. Um "furo" do GloboEsporte.com sugeriu um desenho tático muito parecido com um que eu havia projetado em meu blog, no dia seguinte ao jogo contra o Vitória - seria quase que um 3-4-3/3-6-1, com Fierro e Éverton (ou Zé Roberto) fazendo um papel misto de meias e pontas e apenas Adriano fixo lá na frente. No entanto, veio a contusão de Juan, que aumentou os problemas de Cuca pra escalar a equipe. Sem contar Angelim, que dizem que não é problema para o jogo, mas também não treinou durante a semana. No relato do site oficial, afinal, a equipe parece que iria num 3-5-2, com Zé Roberto novamente jogando de atacante, como já reclamou que não gosta.

A verdade é que os times de Cuca tem a característica de serem difíceis de explicar com números. Isso já era verificável desde a primeira passagem dele pelo clube, quando eu fiz certa vez a piadinha de que a beleza de suas escalações é que elas podiam alterar totalmente a maneira do time jogar sem trocar um jogador sequer - apenas mexendo na posição do ponto-e-vírgula. Do jeito que a coisa vai, sem observador nenhum nos treinos concordar no desenho da equipe em campo, deve ser por aí neste domingo.

Pode dar certo, com os jogadores que anseiam por oportunidade dando o sangue em campo e surpreendendo um São Paulo ainda desencontrado. Ou pode dar muito errado, com uma equipe formada às pressas por jogadores sem ritmo se comportando como time de pelada. Vai saber!

O desenho que eu gostaria de ver para o time seria mesmo o 3-6-1, com Bruno, Fabrício, Wellinton e Angelim; Léo Moura, Willians, Fierro, Zé Roberto, Éverton e Éverton Silva (que já chegou a jogar na ala esquerda em meio jogo durante o estadual, entrando no lugar de Egídio no intervalo); Adriano. Mas vamos ver no que vai dar.

* * * * * * * * * * * * * * *

Andei lendo por aí comentários de gente que, na ausência de Juan, está ansiosa por ver Jorbison em campo e até já o projeta como titular. De outros, que Camacho é a solução para o lugar de Íbson - "quando entrar, não sai mais".

Menos, gente.


• ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet, escreve também no SobreFlamengo e pede desculpas pelo atraso na coluna. SobreFlamengo no Twitter: twitter.com/sobreflamengo

Flamengo Net

Comentários