segunda-feira, 15 de junho de 2009

Agora, de uma vez por todas, deu.

* Por Lucas Dantas

Ele voltou pro Flamengo em 2005 para livrar o time do rebaixamento. De uma hora para outra, arbitragens começaram a nos olhar como amigos e o Flamengo escapou da vergonha.

Em 2007, na Libertadores, contratou o esquecido e minúsculo Juninho Paulista. Esse mini-jogador arrumou uma briga abissal no vestiário e acabou com o time antes da surra por 3x0, diante do Defensor do Uruguai.

Ainda em 2007, o cara demitiu o treinador que trouxeram menos de um ano antes e sem lhe dar a chance de contar com reforços que mudariam a cara do time.

Na Libertadores de 2008 teve o América do México. A culpa foi do imponderável.

Ele prometeu que o Flamengo não jogaria na altitude. Calou a boca e jogou, já que no mundo sério ninguém lhe dá atenção.

Trocou o treinador e trouxe um que teria até cargo na diretoria. Eu disse que era essa a filosofia do Flamengo e apanhei mais do que Judas em sábado de malhação.

O time liderava o Brasileiro e sonhos de contratação como Felipe e Vagner Love povoaram a cabeça da torcida.

A maior venda de um jogador na história do clube serviu para pagar salários e alguns empréstimos, as contratações milionárias se transformaram num envelhecido Marcelinho Paraíba e o time despencou em queda livre. A culpa foi da camisa Freddy Krueger.

Perdeu por 3x0 para o Atletico Mineiro, no Maracanã.

Após estar vencendo o Goiás pelos mesmos 3x0, entregou o jogo.

Apanhou horrorosamente para o Atlético Paranaense e deu adeus a mais fácil vaga na Libertadores que o time já teve nas mãos.

O treinador, claro, foi o único que caiu.

Chegou outro que fôra BI-VICE estadual pro mesmo vergonhoso Flamengo e que jamais havia conquistado NADA.

Marcelinho Paraíba, a grande contratação, deu adeus ainda no estadual de 2009.

Diego Tardelli deixou o clube reclamando que não lhe davam o devido respeito. Não para de meter gols no Atlético Mineiro, enquanto Émerson e Josiel não sabem fazê-los.

Aliás, NENHUMA contratação foi proveitosa.

Roger chegou para vestir a 10 e saiu fora logo. Ninguém no clube consegue fazer Jônatas jogar, mas lhe pagam um alto salário. Fierro, Sambueza, Primo do Messi, Josiel, Émerson, “El Tigre” Ramirez, Peralta e muitos outros fracassos.

Tal como em 1995/98, muitos nomes, muitos fracassos.

A meta do dirigente, para 2009, era o estadual e ele deixou claro.

O time foi surrado pelo RE-SEN-DE, na semi-final da Taça Guanabara, por, claro, 3x0.

Ganhou o estadual e tudo se apagou. Afinal, a meta foi atingida.

No Brasileiro, o Flamengo já coleciona dois vexames em seis jogos: Cinco a zero para o Coritiba, após levar quatro gols do Sport em oito minutos.

Outro fantasma de 95, o tal do Plínio, que só consegue lugar mesmo nessa gestão, vem a público dizer que agora será treino em regime integral. Só agora, e não depois do último domingo.

Como? Perguntaram pro Juan? Ele deixou?

Mas a culpa é do Cuca, do Dunga (que levou o Kléberson), do imponderável e da camisa. Ou dos treinadores que ele cansa de mandar embora a cada seis meses.

E ainda vem gente dizer que sou pessimista ou que tenho interesses por trás de minhas críticas.

As mesmas, rigorosamente as mesmas, desde que o inominável voltou em 2005.

Ganhando ou perdendo, meu discurso contra esse cara sempre foi o mesmo.

Para mim, a culpa é do time - que ele montou. Do Cuca - que ele contratou. A culpa é dele e de sua cultura ultrapassada, manjada e de resultados comprovadamente ineficazes.

Muitos times, técnicos e jogadores depois, os vexames continuam. Ele continua.

Flamengo Net

Comentários