terça-feira, 5 de maio de 2009


CLIMA DE MARACA - O penta é tri.

Com linguagem informal, João Tavares - o Dão - comenta a movimentação dos torcedores antes/durante/depois dos jogos no Maracanã.


Bom dia molambada, saudações. É meus amigos, uns acham charmoso e “alguns” até gostam, outros não tão nem aí e preferem um cineminha, mas o fato é que botamos na sala de troféus da Gávea mais um caneco do Carioquinha, o trigésimo primeiro, hegemonia total na cidade.

Como bom trabalhador aproveitei meu feriado e subi a serra pra relaxar e esquecer um pouco dessa tensão pré-jogo. Até aconselho aos amigos, entre um pedaço de picanha e uma dose da cana você acaba esquecendo um pouco a ansiedade que é ganhar um Penta Tri do Carioquinha. Já descendo a serra ultrapassamos uma van lotada de camisas vermelha e preta, no pedágio mais duas peruas também de Rubro Negros. Entre uma ultrapassagem e outra eu observava motoristas devidamente fardados indo em direção do embate. Nenhum alvinegro, o que não é novidade mais.

Cheguei cedo, meio dia e meio e o Bar já bombado, lugar pra sentar e almoçar impossível, é fila pra tudo. Jogo final é bacana por isso também, vem gente de tudo quanto é canto, tavam os amigos do Paraná, Joinville, nego de Manaus, Sampa, BH, invasão geral! Vi um gaúcho, residente em Curitiba, até então gremista doente, devidamente trajado com o Manto. Entre uma roda de samba regado a cerveja e um churrasquinho de gato não tinha nem espaço pro choque de ordem trabalhar, a bagunça foi boa, coisa fina.

Fui de cadeira por opção. Em jogos muito cheios e tumultuados acaba sendo mais fácil o transito pra entrar e sair do estádio e também porque nos dois anos anteriores eu assisti o primeiro jogo na arquiba e o segundo na geral vip. To acabando com minhas supertições, e essa era uma das saideras. De lá pude ver bem a linda festa que a Urubuzada e a Fla Manguaça fizeram. Além dos papéis picados e dos balões, uma escudo gigante subindo com balões e um enorme Mosaico escrito “MENGO” valorizaram muito mais esse Penta Tricampeonato Carioca.

Dentro de campo o Mengo foi aquilo né, não adianta, nada pra gente é moleza, nós a molambada sempre sofrendo com o coração na mão. Depois de um primeiro tempo razoável, mas em vantagem graças a dois belos lampejos do pentacampeão Kleberson, o Cuca quase me entrega o jogo com aquela parada de Obina em campo. Foi a primeira vez que eu vi um clima tenso na cadeira, quase a porrada comeu com a turma do entraobina e do vazaobina. O Cuca não pode mais aprontar uma coisa dessas, se quer recuperar o negão que procure alguém especialista no assunto porque ta na cara que o baiano ta amarrado. O resto geral já sabe, justamente quem peidou na farofa era da turma antiga, já freguês da casa. E nossos atletas honraram o bicho fazendo bonito, com uma observação para pênalti convertido pelo Airton, que classe.

De resto foi aquela coisa de sempre, comprar faixa de campeão pro garçon, parar o transito dentro do túnel Rebouças, beber quase toda a cerveja da cidade e voltar sem voz pra casa. Monótono? Bem, os cinéfilos podem até dizer que sim mas eu adoro.

Bem, mas vamos parar de falar desse Penta Tri Carioquinha porque hoje já é terça e amanhã o bicho vai pegar em Fortaleza, o famoso jogo da entrega das faixas, que a gente sabe vale muito mais que isso. Dois tricampeões em campo e sai em vantagem quem tiver bebido menos na comemoração.

Flamengo Net

Comentários