quinta-feira, 28 de maio de 2009

Céu azul para os negócios

Por Vinicius Paiva

Apesar da tristeza pela eliminação da Copa do Brasil na semana passada, começa a clarear o céu que circunda a Gávea. Como costuma dizer um amigo meu, “tá rolando uma esperancinha”. As perspectivas são, de fato, animadoras.

• Começamos a nos livrar de algumas “bombas compositoras de elenco” com salários acima dos R$ 150 mil e custo-benefício horroroso;

• Trouxemos alguns reforços (o maior deles, um atacante de nível mundi, Adriano) e vislumbramos alguns outros que chegariam para o time titular - casos de Morais (?) e Perea;

• Negociamos algumas dívidas antigas, como no caso do Petkovic (sim, eu sou a favor, apenas pelo caráter de “tirar o pai da forca”) e do posto de gasolina (dizem que isto renderia ao Flamengo mais de R$ 10 milhões);

• Estamos para fechar o maior pacote de patrocínios do Brasil, além de aguardarmos o início da melhor parceria com uma fornecedora de material esportivo.


Quanto a este último tópico, cabe nos alongarmos um pouco mais. Esta semana veio à tona a notícia de que, além do fornecimento de material esportivo – que já nos renderá mais de R$ 20 milhões anuais – a Olympikus ainda poderá pagar por um patrocínio-tampão nos três primeiros meses, desembolsando R$ 1 milhão mensais para expor a marca de algum de seus produtos no peito e nas costas do nosso novo Manto. Isso equivale a apenas R$ 12 milhões anuais, é pouco. Mas a oferta beira a uma gentileza, frente às dificuldades que o Flamengo vem enfrentando para fechar com um novo patrocínio. Outras notícias (antecipadas aqui no blog pelo “Sombra”) dão conta de que a mesma Olympikus negociaria o patrocínio definitivo de peito e costas, com valores anuais girando em torno dos R$ 20 milhões. Neste caso, seria uma experiência totalmente nova no futebol brasileiro (e mundial). Uma mesma empresa seria a fornecedora de material e patrocinadora do clube, e desembolsaria para isto nada menos do que R$ 40 milhões anuais.

Na boa, meus queridos, se isto acontecesse, seria “Deus no céu, Olympikus na terra”. Nós teríamos por obrigação, no mínimo, fazer retornar cada centavo do investimento. Vender pelo menos meio milhão de camisas por ano, e outras centenas de milhares de tênis “Olympikus Tube” (que seria o produto a ser exposto em nossa camisa). A se considerar a boa vontade e a enorme expectativa que a torcida rubro-negra criou com relação ao lançamento do novo material, não duvido nada.

De última hora, surgiu ainda o papo de que a Coca-Cola, depois de 20 anos afastada dos patrocínios a clubes brasileiros, estaria no páreo pela condição de patrocinadora do Flamengo. Vejo com ótimos olhos também. Primeiro, porque estaríamos perdendo a maior empresa do Brasil (Petrobras) mas ganhando uma das maiores do mundo. Segundo, porque as cores da Coca-Cola seriam PERFEITAS para nosso uniforme: vermelho, preto e branco. Nada de azuis, verdes ou amarelos! E terceiro porque seria a oportunidade de a Coca-Cola compensar uma fatalidade histórica: a Copa União, quando ela patrocinou TODOS os clubes, menos Flamengo e Internacional. Logo os times que decidiram o torneio! Sacanagem...

Para terminar, existe ainda uma negociação em curso com a operadora Oi, que estaria disposta a pagar R$ 4,5 milhões anuais pelas mangas do nosso uniforme, numa estratégia de marketing que colocaria o atacante Adriano temporariamente com a camisa 31 (código da prestadora).

Quando eu disse, algumas semanas atrás, que qualquer pacote “patrocínio master + mangas” abaixo de R$ 21 ou 22 milhões seria frustrante, me chamaram de maluco! Hoje, estamos para superar em muito este valor. Um dos motivos, vejam vocês, é exatamente a demora para fecharmos os acordos. Foram 5 meses sem receber um tostão, mas em compensação deu tempo de acalmar o mercado financeiro, arrefecer a crise mundial e os dólares voltarem a ser injetados na economia brasileira a doses de mamute.

É a economia, estúpido! (James Carville, marqueteiro da campanha de Bill Clinton em 1992).

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Como sempre, nem tudo são flores.

1) Contratações de desconhecidos jogadores do temido Águia de Marabá são quase certeza de tiro n’água. E acabam por levantar suspeitas a respeito da lisura deste tipo de negociação. Dos que chegaram, só respeito minimamente o grandalhão Arthuro. Isso porque ele passou pelo Middlesbrough, da Inglaterra. Só.

2) Endossando a campanha aqui do Blog, os cânticos da nossa torcida andam mesmo lamentáveis. Parece que a Nação só gosta de cantar alto de verdade aquelas musiquinhas da moda. Antes, o estádio todo cantava APENAS a “Onde estiver, estarei”. Agora, o estádio todo canta APENAS “Vamos ser campeões”. Fora este, o que vemos é uma confusão de cânticos diferentes vindos de três torcidas organizadas que NÃO CANTAM JUNTAS – Raça, Jovem e Urubuzada. Resultado: QUALQUER torcideca do outro lado, cantando com coesão, fala mais alto do que a nossa. Foi assim em determinados momentos da final do Estadual, contra o Chorafogo. E foi assim (PASMEM! Eu estava lá e tenho até vídeo gravado) contra o Avaí, no Maracanã – quando 1000 manezinhos fizeram tanto barulho quanto 19 mil rubro-negros, que pareciam estar numa missa. Deu vergonha.

Conclusão 1: ou a torcida toda canta junto, meus amigos, ou vamos ficar passando esse tipo de carão.

Conclusão 2: Musiquinhas da moda são legais, beleza. Mas onde está nossa música mais vermelhoepreta, “Oh meu Mengão”??? Mal se ouve!!! Onde está o grito de “Meeeengoooo”, torcida???

3) CADÊ O PROJETO SÓCIO-TORCEDOR????

Em uma semana, o Bacalhau já conseguiu mais de 19 mil adesões para o projeto recém-lançado por eles. E querem saber? Torço para que eles atinjam mesmo a meta estabelecida de 100 mil sócios. Quem sabe se por vergonha, não fariam nossos dirigentes tomarem alguma atitude. A propósito, minha coluna da semana passada (que levantava sérios questionamentos a respeito de uma suposta não-intenção de o Flamengo lançar este projeto) não apenas foi ignorada pelos responsáveis como ainda faz tempo que não recebo clippings da assessoria de imprensa do clube.

É assim que a banda toca?

E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

Flamengo Net

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