quinta-feira, 7 de maio de 2009

BRASILEIRÃO 2009 - Parte 2

Segue a segunda parte. Agora, é torcer, torcer e torcer.

BARUERI:

O destaque é o veterano Pedrão, artilheiro do campoenato paulista. Como o atacante deve sair, o mais provável é que o clube chame mais atenção pelo inacreditável fato de ter sido chamado de "Grêmio" durante o campeonato paulista do que por qualquer outra coisa.

Katinha é fã do Pedrão, e por isso aproveita para torcer pelo caçula da Série A.

CORINTHIANS:

Nos últimos anos, o brasileiro tem sido decidido por times que apostam na defesa. Esse ano, o mais famoso egresso da segundona não foge à regra. O time é sólido na defesa e aposta na armação de jogadas pelo lado esquerdo por André Santos e pelo meio com Douglas.

Na frente, Dentinho e Jorge Henrique abrem espaços e municiam o amante de travecos que finaliza em um nível (muito) acima da média nacional. Na Copa do Brasil é o concorrente mais perigoso.

Seu ponto fraco é o desempenho fora de casa. O embate perante o Atlético Pr deixou o torcedor mais fanático com um medo incomensurável. Porém, pode ser considerado um candidato ao título.

Florisvandro é motoboy, e para ter seu texto sobre o timão publicado, assistiu algumas aulas de gramática.

FLAMENGO:

Participo de 2 listas de discussão e do blog. Vocês acreditam que não apareceu um candidato pra escrever sobre o Flamengo? Então vou eu mesmo, vocês já me aguentam, um a mais não vai dar zebra.

Ao lado de nossa imensa torcida, o ponto forte do Flamengo hoje é o entrosamento do elenco. A espinha dorsal do time já está junta há um bom tempo, e num campeonato longo, isso ajuda. Depois de hoje, podemos dizer que temos um dos 3 maiores atacantes do Brasileirão. Adriano tem tudo pra ser um dos grandes destaques. Além deste, cito o Kleberson, que subiu muito de produção e tem tudo para ser o jogador que conquistou o penta pela seleção, Bruno, que é um dos melhores na posição, nossos alas, e principalmente, o Gamarra do Agreste, talvez uma das poucas unanimidades na visão da torcida.

O nosso ataque era o ponto fraco até hoje, às 15 horas. Me preocupa a criação. Não temos um meia esquerda letal, daqueles que sabe criar e carregar a bola até o gol. Nosso meio é mais defensivo do que ofensivo, e por vezes pode ser um diferencial, especialmente quando encararmos retrancas que tentem anular nossos alas. Me preocupa também a janela. Ah, urge a necessidade de um zagueiro do porte do Capita.

O destaque é Adriano. Ponto. E em um campeonato longo, com boas peças de reposição, podemos sim, porque não, chegar ao topo.

Alex do Triplex é Flamengo. E nada mais diz.

FLUMINENSE:

A melhor definição que ouvi, nos últimos tempos, foi dada pelo amigo Arthur, do Urublog. "Parreira continua insistindo com seu Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho". Não necessariamente com essas palavras, mas esse era o teor. Ver o tricolor das Laranjeiras sofrendo pra derrotar o fraco Goiás mostra a qualidade do comentário supracitado.

Thiago Neves, Conca e Fred. São os 3 pontos fortes do Fluminense. Bem marcados, nada sobra. Livres, podem criar problemas para qualquer defesa. Tartá é muito novo para encarar a pedreira de um Brasileirão.

O time acha que tem uma boa zaga e um bom goleiro. Acha. Só eles acreditam nisso. Berna é melhor do que o espalhafatoso FH, que até hoje se vangloria de nunca ter perdido para o Flamengo. Memória fraca é um lixo mesmo.

Assim como o outro participante carioca, é um time que não leva torcida aos estádios. E ao lado da desatualização do seu treinador, podemos considerar estes como os pontos fracos.

Até onde vai no campeonato? Vendo o jogo contra o Goiás, não apostaria uma ficha sequer.

Alex do Triplex é Flamengo. E nada mais diz, agora nada mesmo.

GOIÁS:

O clube esmeraldino chega para disputa do Brasileiro após recuperar o título do Estadual depois de dois anos como vice. O time será comandado pelo competente Hélio dos Anjos, um dos responsáveis, senão o princpal, pela recuperação da equipe no Brasileirão do ano passado. A equipe joga no 3-5-2 e as principais jogadas de ataque são os iniciadas por meio dos alas, Vítor e Júlio César ou Zé Carlos.

A qualidade nas finalizações é garantida pela boa dupla de ataque formada por Iarley e Felipe, ex-Náutico. Entretanto, a janela de transferências em julho poderá enfrquecer o time já que Vítor, um dos principais jogadores, deverá sair. A meta do Goiás é guardada pelo competente Harley, que empresta sua experiência ao time, especialmente aos jovens zagueiros formados na base, Hernando e Rafael Tolói.

O meio-campo, caracterizado pela vitalidade de Ramalho, é o setor mais carente da equipe. Um reforço pode ser contratado para aprimorar a armação de forma a criar jogadas além dos previsíveis avanço dos alas.

Noé Di Godói, burrocrata e alcoólatra, é apaixonado pelas Goianas.

NÁUTICO:

O Clube Náutico Capibaribe começa o Brasileiro constrangido depois da eliminação na Copa do Brasil, para o Internacional. Pra piorar, o Timbú também perdeu a decisão do campeonato estadual para o rival Sport pelo segundo ano consecutivo, fatos que deixam a torcida desconfiada com relação às chances do time no Brasileirão.

A equipe atual, a pior desde que o time voltou a Série A, sente as ausências de Ruy, Felipe e Hamilton, que deixaram o clube no fim do ano passado. O ataque, setor mais confiável do time, deverá ser comandado pela dupla GIlmar e Carlinhos Bala, além de contar com a revelação Anderson Lessa. O bom goleiro Eduardo é a principal esperança da torcida para que o clube termine o campeonato fora da zona de rebaixamento.

Se o técnico Waldemar Lemos conseguir implantar seu sistema defensivo e a diretoria contratar um armador de qualidade, o time pode aspirar uma vaga na Copa Sulamericana. Galliardo, volante que também atua na ala direita quando a equipe joga no 3-5-2, pode ser a revelação do time no Brasileiro. Caso o meia criativo não chegue nos Aflitos, Carlinhos Bala deverá jogar mais recuado.

Doutor Catanduvas, é galego, atrevido e está perdido no Ceará.

PALMEIRAS:

Como todos os times de Wanderlei Luxemburgo, o Porco aposta em um ataque talentoso, mas há problemas incomuns para os times armados pelo professor-doutor. Os jogadores de frente são hábeis e finalizam bem, mas a juventude às vezes pesa, especialmente com o principal nome: Keirrison (já apelidado de "pipoqueirrison").

Para o segundo semestre existe a possibilidade de novos nomes como Ciro, Kieza e até mesmo o veterano Kléber Pereira. Todos melhoram ainda mais o setor ofensivo, mas a defesa continua fraca. Por cima e por baixo.

O ponto forte do time é o seu treinador, que ainda sabe, como poucos, mudar o jogo no intervalo. O ponto fraco pode ser sua torcida, especialmente a turma do amendoim, que insiste em saber mais do que o treinador.

Deve lutar por uma vaga na Libertadores.

Tiago Cordeiro é um dos administradores do Blog, e relutou antes de escrever sobre o Porco.

SANTO ANDRÉ:

Companheiros, o lado direito tem a refelação Cicinho como destaque. O apelido do ex-jogador da seleção não vem de graça. O jogador é habilidoso e apóia bem, mas peca um pouco na marcação - está mais para ala do que para lateral.

A boa notícia é que o fagueiro Dininho, causa de diversos enfartes entre a torcida do Flamengo, foi contratado pelo clube. Fingança. Doce fingança.

Feu João é torneiro mecânico, não sabia de nada que acontecia no ministério, e na horas de lazer dá um pulinho em Santo Andre, que é do ladinho de São Bernardo.

SANTOS:

Apesar de ser a surpresa do paulista é difícil ver o Santos decolando com o time que tem hoje.

O elenco deve perder jogadores que decepcionaram como Bolaños e Lúcio Flávio e em um campeonato longo as jovens revelações vão se contundir ou mesmo cair de produção.

É provável que o time perca o artilheiro Kléber Pereira e aposte no coletivo para vencer. Será uma campanha mais segura do que a de 2008 - quando brigou para não cair - mas ainda assim a tendência é mais brigar pela Libertadores do que pelo título.

A falta de bons laterais que apóiem - Léo vive contundido e os titulares costumam ser os regulares Triguinho e Luisinho - é compensada pela intensa movimentação dos meias. O atacante Neymar, apesar de extremamente jovem, é uma promessa que pode despontar neste brasileirão.

Provável que o alvinegro praiano lute por uma vaga na Sulamericana.

Antônio Severo é músico profissional e torcedor do Santos.

SPORT:

O tetracampeão pernambucano tem um time organizado e capaz de igualar o feito de 1985 quando ficou em 5º lugar, a melhor campanha da história do clube no Campeonato Brasileiro.

A equipe tem um bom conjunto, equilíbrio e confiança suficiente para incomodar os grandes clubes do Brasil, moral que aumentou depois que o clube conquistou seu primeiro título de expressão nacional, a Copa do Brasil do ano passado. Além disso, recentemente o Leão da Ilha terminou em primeiro lugar no grupo da morte da atual Copa Libertadores. Se a equipe superar o Palmeiras na Libertadores, pode comprometer o desempenho no início do Brasileiro uma vez que não conta com elenco capaz de suportar duas competições tão exigentes.

Os dois principais destaques da equipe estão em pontos estratégicos, no gol o excelente Magrão e na frente o jovem atacante Ciro. A defesa ainda conta com a segurança e força do capitão Durval, e no ataque o eficiente Vandinho pode se destacar. A armação do time é de responsabilidade do experiente e excelente finalizador Paulo Baier, que pode dar lugar ao veloz Fumagali. Todos comandados pelo competente técnico Nelsinho Baptista, que adoraria se a direoria contratasse um lateral-direito de qualidade.

Por Doutor Marmota, alcoólatra e vagabundo.

Flamengo Net

Comentários