sábado, 16 de maio de 2009

Assunto que enche o saco, mas essa defesa vale a pena ser publicada.

Rica Perrone publicou ontem, em seu blog, um texto acerca da disputa sobre o caneco de 87. Não é por ser rubronegro (o legítimo, e não um dos diversos genéricos espalhados por esse país) que achei a defesa coerente, sensata. Foi por ser MESMO coerente, sensata e fundamentadíssima que pedi ao autor para publicar aqui.

Não sei quanto a vocês, mas esse assunto me causa todo e qualquer tipo de indignação pela injustiça, principalmente, com o Zico, que lembraria um soldado debilitado mas que não fugiria à guerra.

Apenas para completar, nosso colunista André Monnerat questiona que o Sport foi ao quadrangular que, em campo (se é que se pode chamar aquilo de campo) tornou-se uma disputa simples. André, minha defesa à sua constatação é simples: a CBF inventou o quadrangular, e precisava, até o fim, legitimar - ou melhor, tentar legitimar - sua "decisão". No meu entender, foi apenas conversa pra boi dormir, mais um invencionismo (Paraguassu, Odorico, 1970, in Discursos para a História).

Aos que acham o assunto superado, meus pedidos de desculpa pela coluna.

E nada mais digo.


"E-mail que recebi hoje de um torcedor do Sport, que não me permitiu identificação, portanto, não o farei.

Mas, em relação ao conteúdo do e-mail, que é comum na minha caixa postal, responderei.

————————————————–

Caro RicaPerrone,

Na condição de jornalista respeitável e conhecedor de futebol que é, tendo até como marca registrada a imparcialidade, não consigo entender porque você cita o Flamengo como pentacampeão e fala do título de 87 como se fosse legítimo.

Sou de Recife, conselheiro do Sport e conheço a história de perto. Talvez você seja um dos jornalistas do sudeste que a ignorem em troca de ibope, mas não acredito nisso por ser seu leitor há algum tempo.

Confiando no seu bom senso, espero que faça um post se retratando do equívoco que cometeu dizendo ser o Flamengo o legítimo campeão de 1987.

————————————————–

Caro amigo,

Essa discussão é aquela que toda vez que alguém começa surge outro pra dizer: “Porra, de novo?!”.

Porque ela já deixou de ser uma discussão lógica e passou a ser uma discussão sustentada por paixão, não por razão. Até porque, por razão, outros tantos envolvidos sairiam manchados também, inclusive o meu time de coração, o São Paulo.

Mas, a verdade é a verdade. Não precisamos nos esquivar dela a troco de um rótulo da CBF ou da FIFA. São apenas entidades que oficializam papéis, mas não a emoção e a legitimidade de uma conquista.

Em 1987 os clubes brasileiros fizeram tudo aquilo que sonhamos até hoje que façam: Se uniram, mandaram a CBF passear, arrecadaram mais dinheiro e fizeram sua liga, igual fazem na Europa e em qualquer país de melhor nível profissional que o nosso.

Mas, para agradar esse ou aquele, a CBF resolveu se meter e assumiu o controle do que seria a segundona, módulo amarelo, como queiram. Inventaram um cruzamento dos campeões da série A com os da série B, o que não faz o menor sentido.

Dirão: Mas que absurdo os não rebaixados de 86 estarem na serie B!

Sim, tão absurdo quanto dezenas de campeonatos brasileiros que contaram com mudanças de f
órmulas e não rebaixaram os times do ano anterior, ou quando mudavam de 4 pra 8 classificados faltando 10 rodadas, entre outros. Ou seja, o argumento é válido, mas anula a legitimidade de 70% dos campeonatos já disputados aqui.

Com um argumento: Era a criação de uma liga, e portanto não havia ligação com a última disputa de Brasileiro. Era por convite, e pra se iniciar um novo projeto, uma nova liga, convida quem pode, obedece quem tem juízo. Afinal, hipocrisia às favas, sem os 12 (mais Bahia) clubes que organizaram isso o futebol brasileiro não existe. Inclusive o Sport.

Se é bonito ou não, não sei. Mas a vida é assim. Quando algo começa, quem começou é quem dita as regras. E quem organizou aquilo tudo foram os 12 clubes (mais Bahia) capazes de bater de frente com a CBF. Como se amanhã a F-1 perder 3 equipes e fundarem uma nova categoria, a Ferrari vai ditar as regras e não a Force India, porque quem dá importancia pra aquele novo projeto é a Ferrari.

Enfim, vamos facilitar o basicão.

Se os clubes da série A (módulo verde) se recusaram a jogar com o da série B fizeram bem. Seria patético uma decisão de titulo entre duas divisões, sejam elas criadas pelo critério que foram. Se o Sport e Guarani acharam tão absurdo assim, deviam ter feito o chororô antes de começar, não depois.

Os 13 clubes disseram que não jogariam com os times do módulo amarelo, portanto a decisão não foi do Flamengo ou do Inter, mas sim dos clubes que a enorme maioria do país torce. Eles optaram por isso e avisaram que não fariam jogo extra com ninguém. Diga-se de passagem, decisão maravilhosa a de bancar o que foi feito no começo e não mudar DURANTE o campeonato pra agradar dirigentes de clubes que votam na CBF. É exatamente aquilo que pede o torcedor e a mídia: Coerência.

O Sport foi considerado campeão e muita gente argumenta dizendo que foi o legítimo, que não teve “asterisco”, etc.

Ok, mas então, algumas perguntas:

É mais correto dar o titulo ao vencedor da série A, que cumpriu o que os clubes parceiros decidiram, ou ao time que NÃO VENCEU A SERIE B?

Porque omitem a noticia de que o Sport nÃO VENCEU O GUARANI nos penaltis na final do módulo amarelo? Ficou 11×11, e acabou empatado.

Aí, a CBF ignorou o “acordo” dos dois clubes, absolutamente anti-ético e fora de qualquer regra do futebol, e o título foi pro Sport na decisão do quadrangular.

É legitimo?

Porque o Flamengo, pelo menos, venceu a decisão do seu módulo. E o Sport?

Sejamos razoáveis. Aquele campeonato foi um passo fantástico pro futebol brasilero crescer, mas a CBF e clubes menores não aceitaram, deu no que deu. Somado a isso a covardia de alguns grandes, que abriram as pernas por outros interesses e deixaram a CBF ser co-organizadora do torneio.

O Sport é um grande time, tem uma grande torcida e não precisa de um papel pra ser campeão brasileiro. Até porque, sabe que não é. Pois se o Flamengo é questionado por não ter encarado o campeão da série B naquele ano, o que dirá do time que não venceu a série B ser campeão brasileiro sem enfrentar nenhum dos 16 maiores clubes do país naquele ano?

Quem tem o caneco mais contestável?

Acho que o não campeão da B, que não jogou contra nenhum time da A, que nem sequer venceu o seu módulo, poderia e deveria ser bem mais questionado do que o título daquele que cumpriu o acordo entre os clubes, que se recusou a fazer o que a CBF queria e que manteve o combinado.

Some isso ao lamentável erro do meu SPFC em 2007, quando fez uma camisa “Penta Unico” e desmereceu um título de um rival pra vender camisa. Ignorou o que assinou, ignorou o campeonato que ajudou a criar, e passou por cima de um documento assinado pelo proprio Juvenal em 87, em nome do SPFC, dizendo que legitimava o Flamengo campeão de 87.

O que é verdade tem que ser dito. Eu reconheço que o meu clube fez algo bem feio e anti-ético, não tem problema.

Mas acho que tá na hora do torcedor do Sport e dos anti-rubro-negros espalhados por ai buscarem argumentos mais sólidos e menos incoerentes.

Porque a coisa mais comum que existe nesse país é contestar a CBF e pedir que os clubes controlem o futebol.

Quando fazem… não vale. E aí os mesmos que pedem por isso, enchem o peito e dizem: “O Sport foi o legítimo campeão”.

Desculpa irmão. Eu agradeço seu email e espero não passar por mal educado. Mas ao meu ver, se tem alguem que tem uma taça e não foi campeão em 87 é o Sport, que sequer bateu o Guarani na final do seu módulo.

abs,

RicaPerrone"

Flamengo Net

Comentários