quinta-feira, 26 de março de 2009

Ranking de exposição em mídia
Por Vinicius Paiva

Deram o que falar as informações divulgadas na semana passada pela Informídia Pesquisas Esportivas, empresa especializada no cálculo do valor de exposição em mídia dos times de futebol no Brasil. O levantamento considera “quanto um clube pagaria caso tivesse comprado o espaço referente à transmissão esportiva na TV” ou “quanto pagaria em termos de centimetragem por cada matéria publicada em jornais e revistas”. O resultado foi surpreendente. Deu Palmeiras, com um valor de exposição em mídia no ano de 2008 equivalente a R$ 2,754 bilhões. Em segundo lugar veio – aí sim – o Corinthians, com R$ 2,694 bilhões, seguidos por São Paulo, Flamengo e Santos. Os valores destes últimos, bem como o ranking completo, não foram divulgados.

A grande questão é: trata-se de uma distorção a favor dos times paulistas. Mas uma distorção que todo mundo já esperava, e que chega até a ser surpreendente, uma vez que o “processo de corintianização da mídia” foi incapaz de colocar o alvinegro na ponta. A pesquisa foi realizada apenas nas quatro principais regiões metropolitanas: Rio, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, e sendo assim, não reflete a exposição dos clubes em termos nacionais, mas apenas em suas praças-origem. Fica realmente difícil competir com o trio-de-ferro paulistano, por conta da concentração da mídia (e dos anunciantes) em São Paulo e da preferência dada por estes veículos aos times de lá. Em termos de mídia impressa, creio até que haja uma equivalência entre RJ e SP (pois o Globo e o Extra são dois dos maiores jornais do país, por mais que possivelmente tenham valores de anúncio inferiores aos poderosos “Folha” e “Estado de S. Paulo”). No entanto, quando se trata de TV aberta e fechada, a balança pesa bem mais para o lado de São Paulo. O único estadual transmitido pelo Sportv é o Campeonato Paulista – e este canal é um especialista na transmissão de jogos do Santos. A Band, até o ano passado, transmitia o Paulistão para todo o território nacional. Quanto aos outros canais abertos, com exceção da Globo (há controvérsias) TODOS despedem horas e mais horas semanais em resenhas e programas esportivos que só falam dos três times da capital paulistana.

Se a mídia levasse em conta o tamanho das torcidas em território nacional. a distribuição de tempo de cada time na TV seria: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco. Como a pesquisa só se deu em 4 regiões metropolitanas, e São Paulo é bem maior, seus times levaram vantagem. Mas pela proporção da torcida do Flamengo no Rio ser maior do que a do Corinthians em São Paulo, esta vantagem deveria ser minimizada. Fiz um levantamento (baseado no tamanho das torcidas APENAS em suas cidades-origem) para concluir qual seria a exposição justa. Seria o seguinte:

1) Corinthians 5,7 milhões de torcedores na grande SP
2) Flamengo: 5 milhões de torcedores na Grande RJ
3) São Paulo: 4 milhões
4) Palmeiras: 2,5 milhões
5) Grêmio 1,9 milhão
6) Cruzeiro: 1,870 milhão
7) Internacional: 1,7 milhão
8) Atlético – MG: 1,680 milhão
9) Fluminense: 1,270 milhão
10) Botafogo: 1,040 milhão
11) Santos: 960 mil

Como não é assim que a banda toca, e outros fatores são levados em conta (tais como potencial de consumo das cidades, renda per capita, etc), a exposição dos clubes é bem diferente do que suporia o tamanho de suas torcidas. E quem mais se beneficia disto é o Santos, menor torcida entre os clubes envolvidos – e único não-sediado numa capital.

Para terminar, e a título de curiosidade, na categoria “TV aberta” (leia-se Globo e Band), o ranking de exposição foi: Palmeiras, São Paulo e Fluminense – por ter decidido a Libertadores. Já quanto à exposição apenas na Rede Globo, o ranking foi: São Paulo, Palmeiras e Flamengo.


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Interessante a análise da empresa Golden Goal a respeito do público no Brasileirão 2008. Pode ser acessada em: http://goldengoal.com.br/br/downloads/analise_brasileirao_2008.pdf . Mostra que das cinco maiores médias de público da história do Brasileirão, quatro foram em anos cujo campeão foi o Flamengo. Além disso, os anos de 81 (não fomos campeões brasileiros, mas estávamos em estado de graça, ganhando Libertadores e Mundial) e 2007 (quando o Flamengo catapultou a competição com a reação histórica que o levou à Libertadores e ao terceiro lugar) também figuram no top-10. O estudo conclui que, em 2008, o Flamengo sozinho elevou a média de público da competição em 12%. E que de um total de 6,4 milhões de torcedores presentes nas 380 partidas disputadas, nada menos do que 1,2 milhão (19%) pagaram para ver um jogo do Flamengo, dentro ou fora do Maracanã. Não é pra qualquer um.

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Estatísticas como a do tópico anterior servem para afagar um pouco o ego do rubro-negro, em frangalhos mediante a penúria que se encontra o clube. Grande parte disto se deve à CORRUPÇÃO de dirigentes que se perpetuam no poder há anos, e fazem do Flamengo seu quintal. Não sou eu quem está dizendo. Quem leu a reportagem do jornal O Globo, no domingo passado, viu. Nossa dívida se aproxima, na verdade, da casa dos 400 MILHÕES DE REAIS. Na folha de pagamento do clube, mais de 120 mil reais mensais destinam-se ao pagamento de apadrinhados e pessoas que em nada contribuem com o clube. Trata-se de um “mensalinho rubro-negro”. E para piorar, a revista Veja denunciou um depósito feito pelo Flamengo na conta de uma empresa-fantasma, supostamente referente à contratação de Kleberson. (http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/155533_comentario.shtml )

Olha, salvo raras exceções, não dá mais pra essa diretoria. Não há mais clima. Peçam o boné.

E mercenário não é o jogador que se esforça em campo sem receber salários, viu torcida? A grana dos salários escorre pelos ralos do submundo do Clube de Regatas do Flamengo.
E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

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