sexta-feira, 27 de março de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Uma idéia, talvez besta, que me ocorreu

Há quantos anos se ouve falar na construção de um CT para o Flamengo? 

Não sei nem dizer. Ainda na gestão Edmundo Santos Silva, quando eu trabalhava em uma agência de publicidade que prestava serviços para o clube, tive a oportunidade de ver o projeto da época - algo de outro mundo, projetado pela mesma empresa que teria feito o do Manchester United. Obviamente, não saiu do papel. Muito antes de Edmundo, o terreno já estava lá, esperando as obras que transformariam o Ninho do Urubu em realidade. E, depois de seu impeachment, vieram campanhas de rubro-negros na Internet para levantar fundos - eles chegavam a organizar visitas ao local, pra acompanhar o andamento das obras -, venda de pulseirinhas e por aí vai. Mas só conseguiu se chegar a este esboço de CT que o Flamengo mantém hoje.

No ano passado, anunciaram a solução definitiva: o dinheiro viria da Lei de Incentivo ao Esporte. Infelizmente, pra grana poder chegar por este caminho, seria necessária a infame Certidão Negativa de Débito - aquela cuja falta também faz com que a Petrobras seja impedida de depositar um centavo que seja nos cofres rubro-negros. Há poucos dias, um dirigente deu esta causa como perdida; por enquanto, não vai ser desta maneira que o Flamengo conseguirá erguer o sonhado centro de treinamento. 

Pois bem. O custo de construção do Ninho do Urubu seria, pelo que já divulgaram, de cerca de 20 milhões de reais. O Inter vendeu Alexandre Pato, formado em sua base, por 20 milhões de dólares. Ou seja: se o CT fosse capaz de formar um Pato, ou um Breno, ou dois ou três que chegassem perto disso aí, o investimento já estaria pago - sem contar, é óbvio, com os benefícios esportivos trazidos pelas melhores condições de treinamento dos profissionais e pelos garotos que chegariam ao time dos adultos com uma formação melhor. É claro que não adianta dizer isso sabendo que o clube simplesmente não tem esse dinheiro agora para investir; é como falar pro cara da carrocinha de cachorro-quente que ele deveria alugar um ponto na praça de alimentação do Rio Sul, porque lá ele venderia bem mais. O cara sabe disso, só não tem condições de fazer. Certo?

Eis aí a idéia besta: preparem o projeto do CT - mas um projeto bem feito mesmo, bonitão. E batam à porta de Barcelona, Internazionale, Manchester, ou mesmo da Traffic, vendendo a idéia. Quem bancar a obra - mas vai pagar direto aos empreiteiros, nada de grana passando pelas contas do Flamengo, pra não correr riscos -, pode escolher dois jogadores quaisquer formados no CT nos próximos 10 anos pra levar embora, sem pagar multa nenhuma - desde o cara tenha passado um ano no time profissional. Além disso, o financiador leva também, digamos, 5% de todas as vendas de jogadores formados no Ninho do Urubu por 5 anos. Claro - estes períodos e percentagens são chutados. Que se negocie da melhor maneira possível.

Não valeria a pena para o investidor? E para o clube?

É só uma idéia.

• ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet, escreve também no SobreFlamengo e tem várias idéias de negócios que teriam tudo pra dar certo, se ele ganhasse antes na Mega Sena.

Flamengo Net

Comentários