segunda-feira, 30 de março de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

Enfim, a normalidade

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Já de início, os aplausos. Sim, porque sempre acostumado com as grandes glórias, o torcedor Rubro Negro torna-se extremamente crítico, exigente. E há tempos, depois de seguidos tropeços e más atuações, estamos mais acostumados com exigências e cobranças do que comemorações. Portando em momentos de má fase haverá críticas, cobrança. Mas na hora de reconhecer as boas atuações, aplausos. Nada mais justo. E sempre buscando um Flamengo melhor.

Por mais redundante que pareça o Flamengo voltou a ser Flamengo. Fez em suas duas últimas partidas, contra Madureira e Resende, o perfeito papel de time grande, atacando, pressionando, criando chances, acuando o adversário. Na quarta ainda se perdeu em alguns momentos da partida, deu espaço ao tricolor suburbano, mas sábado mesmo antes da expulsão do jogador adversário, já mostrava que não daria tantos espaços assim. E não tratou a partida como uma eventual “vingança”: Tratou como tem que ser em condições normais um Flamengo vs. Resende. Só isso.

Está perfeito? Não. Mas esse Flamengo dos últimos jogos realmente traz ao torcedor a esperança de que as mudanças começam a surtir efeito.

Podemos observar uma das principais alterações no ataque. Não é o caso de discutir se Josiel é ou não bom jogador, ou se os gols que tem feito até sua avó amarrada faria, mas a verdade é que eles estão saindo e, acreditem, já o transformaram no artilheiro do campeonato. Méritos de quem tem tido suas oportunidades e as tem convertido. Mas já é um grande alento saber que o atacante do time faz gols.

Outra importante mudança é a entrada do garoto Erick Flores. Calma, não temos um craque de bola ainda, mas sem dúvida é um ótimo jogador que deu muito mais qualidade e velocidade ao time. E ainda mais importante que isso, é o representante atual de algo inerente à história do futebol Rubro Negro. É a prova de que o Flamengo ainda mantém vivo o seu papel de clube formador de talentos. Com ele não recuperamos somente a qualidade de um time dentro de campo, mas a auto-estima de quem sempre formou bons jogadores dentro de casa.

A próxima semana tem jogo decisivo na terça. Jogo difícil, complicado em Campos, mas que pode trazer de forma antecipada a classificação às semifinais da Taça Rio. A partir daí será uma seqüência de clássicos, contando que o Mengão supere seus desafios, até a decisão do estadual. Isso sem esquecer as partidas pela Copa do Brasil.

O mais urgente nesse momento era o time encontrar seu caminho depois dos resultados frustrantes, especialmente depois do clássico. A tempestade parece ter passado. Hora agora de mostrar que de fato se ergueu, correr atrás e buscar algo à altura do elenco que o Flamengo possui.

Do lado de cá, fora das quatro linhas, continuamos torcendo.


Até segunda e saudações rubro negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários