terça-feira, 13 de janeiro de 2009

No dia do último tri, eu estava...(por Thiago Gonçalves)


Como alguns sabem, vivo em Portugal desde 2000 e naquele tempo, eu não tinha a facilidade de estar ligado o dia todo à Internet e podendo ler notícias fresquinhas sobre o Mais Querido. Minhas fontes de informação eram o jornal O Globo de segunda-feira que só chegava cá na terça ou quarta, o canal por assinatura GNT que dava alguns jogos (raramente do Flamengo, não sei porque) e telefonemas pros amigos e familiares do Brasil que o assunto acabava sempre em futebol e Flamengo.


No dia do último tri, eu tinha a visita aqui em casa de um primo tricolor. Acabamos de almoçar e fomos dar uma volta no shopping pra fazer hora pro jogo porque devido ao fuso-horário, aqui o jogo era as 19h. Fui devidamente trajado com o Manto e avisei meu pai que se a transmissão na GNT não começasse um pouco antes da hora do jogo, ele que me avisasse porque iria ficar pelo shopping numa loja de informática acompanhando pela Internet. O jogo havia sido anunciado, mas era normal que mudassem em cima da hora.


Estávamos de bobeira no shopping, quando passamos perto de um segurança e ele diz com sotaque brasileiro "É hoje o tri, hein..." Tive que parar e meter conversa com aquele rubro-negro, exilado como eu, mas numa situação pior que a minha: estava trabalhando e não teria como saber do jogo. Prometi-lhe que no fim do jogo, caso ganhássemos, ia lá no shopping dar a notícia a ele. Pouco antes da hora do jogo, meu pai telefona e me diz que já estava a transmitir. Vamos pra casa que a hora tá chegando...


Não preciso falar da emoção do jogo porque isso vocês todos lembram, mas tem um ponto que até hoje acho super esquisito na maneira como vi aquele jogo. Eu ainda não sei como, mas naqueles últimos minutos antes do gol do Pet eu não estava minimamente nervoso. O tempo passava, o título cada vez mais longe, e eu calmíssimo. Parece que alguma coisa me dizia que mais cedo ou mais tarde, o gol ia sair. Mas quando vi o Pet ajeitando a bola e o relógio no canto da tv marcando 43 minutos, a ficha caiu. Pensei: Tem que ser agora!! E foi... Estávamos quatro vendo o jogo: eu, meu pai, meu irmão e meu primo. Saltamos e gritamos em conjunto e até meu primo tricolor gritou gol. Acabou o jogo e lá fui eu avisar o segurança, como prometido. Ele já sabia porque outro rubro-negro que passou no shopping já o tinha avisado, mas valeu a pena. No dia seguinte, passei na banca de jornal e reservei meu O Globo pra quando chegasse, pois não poderia perder aquele exemplar de maneira alguma.

Flamengo Net

Comentários