segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

Impressões do clássico

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Não há dúvidas de que a atuação da equipe ontem foi muito abaixo do esperado. Se a torcida precisava de uma atuação convincente para acreditar mais nessa equipe terá ainda mais uns dias de angustia pela frente.

No primeiro tempo as deficiências surgiram com maior clareza. Na frente, as poucas jogadas de ataque foram criadas principalmente pelo apoio de Egídio pela esquerda e as chegadas de Jônatas pelo centro. Além disso, não surgiu mais nada. Ataque inoperante.

No meio faltou combate. Havia uma facilidade muito grande do Botafogo nas saídas para o ataque. Prova disso é a forma em que os jogadores foram assistindo à troca de passes que originou o gol adversário. E depois, em pelo menos mais três ataques, a lentidão da defesa Rubro Negra ficou visível. Estava uma “peneira”, era só colocar na corrida que levavam vantagem. Se eu já estava lamentando e muito a saída do Angelin desse time, depois de ontem fiquei desesperado. Todas as jogadas de maior perigo do Botafogo contaram com a lentidão e a falta de posicionamento de nossos zagueiros. Não fossem intervenções providenciais dos jogadores de proteção (Toró e Willians) além da falta de competência do Botafogo, poderíamos falar aqui de uma derrota.

No segundo tempo os mesmos defeitos, apenas um meio campo um pouco mais ativo, um pouco pelo adiantamento dos nossos jogadores, muito pelo recuo do Botafogo que foi nos oferecendo cada vez mais campo para atuar.

Já lá na frente...

Bom, gosto do Obina. É um cara extremamente humilde, sempre atende a galera com atenção, e teve – teve - o seu momento de estrela no Flamengo. Desde então é mais folclore do que jogador. E que me perdoe o “bom baiano”, mas tudo o que escrevo agora é em função de suas atuações e números. Atacante serve para marcar gols. Mesmo aqueles que, como gostam alguns técnicos, são os atacantes de “referência” acabam aparecendo nas partidas por abrirem espaços nas defesas, criarem situações de gols para quem chega de trás. Mas hoje Obina não faz nem um nem outro. O garoto ta merecendo, no mínimo, um banco. Nem comento mais um pênalti perdido. Vaidade de atacante que não marca gol merece ser tratada dessa forma às vezes.

Se alguém nos coments vier me dizer que pelos treinos é isso o que temos de melhor então melhor eu desesperar de vez.

Mesmo com tamanha desorganização tática da equipe, quando enfim entrou um atacante que pelo menos se movimentou, saiu da área para abrir esses espaços, saiu para buscar a bola, a história melhorou um pouco e surgiram algumas jogadas de ataque.

É só observar a jogada do gol: Josiel saiu da área para disputar a “lançamento – chutão” na cabeça com dois zagueiros, a bola sobrou na lateral e ele se posicionou com qualquer atacante, esperou a sobra na pequena área e guardou.

O Flamengo do clássico mostrou muita fraqueza e desorganização, muito abaixo do que se espera para uma equipe de fato competitiva. Tudo bem, manteve a invencibilidade e conseguiu a liderança do grupo. Agora precisa de um pouquinho de futebol dentro de campo para chegar ao que de fato interessa, o título.

Até segunda e saudações rubro negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários