sexta-feira, 26 de dezembro de 2008


Quer Mesmo Fazer Alguma Coisa? Seja Sócio do Flamengo e Chega de Blá.

O futuro do Flamengo e sua viabilidade como instituição estão na ordem do dia. É Zico, é Junior, é Leonardo e é qualquer Zé Mané dando palpite, apontando caminhos e soluções para o problema básico do Mengão. Que é simplesmente a incrível discrepância entre o que o Flamengo pode ser e o que hoje o Flamengo efetivamente é. Em termos de potencial nem se discute, nada sobre a Terra se compara ao Flamengo. Mas na prática a teoria é muito outra.

Ainda bem que não estou em concurso de popularidade ou campanha eleitoral, porque o que vou dizer agora vai me garantir a antipatia de mais um porrilhão de gente (além daqueles que já não vão com a minha cara por motivos outros). Essas lindas e bem intencionadas idéias que se acumulam nas páginas de jornal e nos sites de Internet, desde associações benemerentes em prol do Mengão à campanhas de arrecadação de caraminguás pingados pela torcida não servem para absolutamente nada. Não é de caridade que o Flamengo precisa.

Pra acabar de uma vez por todas com a castiça discussão sobre quem é o dono do Flamengo só existe uma solução. O Flamengo precisa é de associados, de preferência de associados que paguem suas mensalidades em dia. Não importa se sócios-proprietários, patrimoniais, contribuintes ou off-Rio, o Flamengo precisa de sócios!

Já ouviram aquela estória de que um cachorro com muitos donos acaba morrendo de fome? O Flamengo é mais ou menos assim. De um lado temos a mais prodigiosa torcida do universo e do outro um punhado numericamente insignificante de sócios. Ora, para efeitos legais é esse punhado e mais ninguém que detêm nas mãos o destino do Flamengo.

A torcida é importante? Claro que é. Mas seu poder político é desprezível. Torcida não elege dirigentes, não aprova orçamentos e nem é ouvida na hora de se tomar decisões. Nem no Flamengo e nem em qualquer outro clube que seja digno de menção. E nem poderia ser diferente, porque as regras associativas são muito claras, pra apitar no Flamengo é preciso um comprometimento maior que amar o vermelho e preto.

Gosto de ficar imaginando o dia em que apenas 0,1% da torcida se tocar dessa realidade imutável. Já pensaram o Flamengo com 40 mil sócios pagantes (não é nenhum absurdo, clubes bem menores e com menos tradição já conseguiram mais sócios do que isso)? Imaginem as receitas que entrariam no caixa do Mengão. Imaginem o nosso poderio econômico e financeiro.

Mas ficar só imaginando não adianta absolutamente nada. Tá na hora de fazer alguma coisa de verdade. É impossível que alguém não tenha visto a clareza dessa situação. Rubro-negros do mundo que tiverem as condições materiais pra cumprir esse dever não pode se furtar ao seu dever. É uma questão de consciência.

Em vez de perder tempo com bla-blá-blá que não vai nos levar a lugar nenhum entra aí nesse link e vê como você pode contribuir pra grandeza do Mengão. Só sendo sócio que o torcedor do Flamengo vai conseguir ser ouvido.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários