sábado, 27 de dezembro de 2008

Das Razões Pra Não Se Associar

Bota o Retrato do Velho Outra Vez. Bota no Mesmo Lugar!Não posso nem reclamar. Eu sabia perfeitamente que iam se estressar comigo no post anterior. Bem feito pra eu pra deixar de ser metido, quem devia estar pedindo pelo amor de Deus pra galera se associar devia ser o próprio clube e não um molambo como eu. Já diziem que quem quer faz, quem não quer manda. Mas como disse antes, ainda bem que não sou candidato a nada. Tá maluco, nego tem a maior disposição pra detonar. Mas dar alguma contribuição ao debate fazem o maior jogo duro. Por isso permanecemos nesse vai-não-vai ridículo e indigno das nossas dimensões cósmicas.

Rolaram comentários muito interessantes e isso eu também sabia que ia acontecer. Mesmo descontando a quantidade exponencial de imbecis que torcem pro Flamengo a maioria esmagadora da nossa fantástica torcida é de gente com inteligência, sensibilidade e poder de comunicação muito acima da média. Isso é óbvio, não é? Se não fossem assim torceriam pra qualquer outro timinho e não para o Fuderosão Farol da Liberdade.

Como eu sou um chato de galochas e acho que o assunto ainda não se esgotou gostaria de explanar um pouco sobre as razões alegadas para a não associação. Apesar de alguns terem certeza de que eu faço parte da diretoria, que estou no esquema do Kleber e que não gosto de pobre (quem é que gosta a não ser os safados que se beneficiam da pobreza alheia?) alguns dos argumentos apresentados para a não associação fazem muito sentido.

Pra quem diz que não tem grana, que os planos são caros e tal, não tenho argumento. O custo de vida tá mesmo pela hora da morte e o Mengão oferece poucas opções. Pior ainda, pra quem está querendo além de ajudar o Mengão e ainda receber algo em troca nem que seja em forma de piscina, quadras de esporte e mesas de sinuca a sede do Flamengo deixa mesmo a desejar. É aquele lance, poucos sócios significam pouca grana e sem grana nunca que vamos ter uma sede alucinante. Que problema!

Mas não acho que seja insolúvel. É evidente que o Flamengo precisa oferecer outras modalidades de associação voltadas pros mais duros. Não me perguntem qual, nunca parei pra pensar no assunto. Sou um otimista irrecuperável e quero acreditar que os que são pagos para pensar nisso não ficarão de bobeira e vão apresentar em breve alguma alternativa. Se não o fizerem saibam que não será por incompetência, será por burrice.

Mas não teçam ilusões. Pobres e humildes não tem voz em lugar nenhum. Nunca tiveram, nem nos bons tempos de Mao na China comunista. Por que cargas d’água a aurora do proletariado ia começar logo pelo Flamengo? Provavelmente vão criar um plano Fla-Mulambo sem direito a voto, como existe no Barça, no Benfica e sei lá mais onde. Revoltante, não? Mas democracia é assim mesmo, desde a Grécia clássica que pé-rapado não vota.

Aos que argumentam dizendo que não vão dar grana pra diretoria, que não sabem onde o dinheiro vai ser usado e que o nãoseiquenzinho não tem credibilidade eu pergunto: onde está a coerência desses moralistas? Porque é melhor dar dinheiro na bilheteria do Maracanã, na compra de pay-per-view ou na loja de esportes se ele vai acabar no bolso dos supostos canalhas da mesma forma? Para manter a moral ilibada deveriam deixar de ir ao Maraca, abdicar do Manto e ficar vendo TV Educativa. Ah, só entra no Maraca pulando a roleta, só compra Manto pirata e tá na Gatonet? Então melhor ficar na sua, porque esas práticas todas dão cana.

E já que o tema é incoerência vou logo dizendo, o argumento que mais me emputece é quando dizem que no dia em que o Zico ou Leonardo forem presidentes aí sim virarão sócios. Fala sério, isso é de uma infantilidade aterradora. Como é que esses gênios acham que Zico, Leonardo, Nelson Mandela ou outro Salvador da Pátria vão ser eleitos se que aqueles que os consideram como a única solução pro Flamengo não se associam e não votam?

Porque se quem ta lá não presta, se a estrutura é podre e são sempre os mesmos que ficam passando o poder dentro da velha panelinha como diabos os paladinos da justiça e do verdadeiro rubro-negrismo conseguiriam ser eleitos sem o concurso de novos e bem intencionados sócios? Dá pra tirar a venda dos olhos por um minuto e pensar nisso?

A verdade é dura, mas se ninguém diz pra vocês eu digo, já to ferrado mesmo. A torcida pode se esgoelar, protestar e jogar bomba até o Segundo Advento que nunca vão conseguir eleger ninguém pra presidente do Flamengo. Ao menos que se associem e adquiram força política, mesmo que não seja votando diretamente. Só assim que essa parada vai mudar.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários