sábado, 13 de dezembro de 2008

HOJE, AMANHÃ E O FUTURO


Escaldado pela última janela internacional, é pura loteria falar em nomes para compor o elenco do Flamengo em 2009. Se vocês se lembram, todos aqui no BLOG previam catástrofes para todos os times na janela do meio do ano e uma passagem tranqüila para o Flamengo. No fim das contas, quem se f......fomos nós. Dessa forma, vou esperar janeiro e o assédio dos clubes aos principais nomes do time antes de fazer sugestões sobre quem precisa ser contratado. Acho mais produtivo. O que realmente tem que ser feito agora é a faxina urgente, reduzir o elenco tirando o grande no. de jogadores que não tem nem vão ter utilidade ao Flamengo a curto e médio prazos.
Como Cuca é o novo comandante, a hora é de sugerir o melhor para que desta vez funcione: re-lendo aquele POST do Alexandre Lalas, fica a impressão de que uma das coisas que criou o atrito e a saída dele da primeira vez foi a tentativa de implantar um regime tipo Muricy de treinamento, ou seja, dedicação total, compromisso e profissionalismo. Isso é o que sempre reclamamos, pede-se há anos que o Flamengo cresça em sua mentalidade profissional, torne-se uma agremiação voltada ao sucesso e não ao OBA-OBA. Espero sinceramente que o Kleber Leite dê mão forte ao Cuca desta vez, para ele se acertar com o resto da comissão técnica e com os jogadores que vão ficar, de forma que aquele discurso à lá Rogério Ceni – que é o verdadeiro diferencial do São Paulo, não o jogador, mas o comprometimento, a renúncia e o sacrifício – seja finalmente a realidade do rubro-negro.
E que os dirigentes que eventualmente nos lêem tentem convencer o MB e o KL, além dos demais dirigentes, a remontar a nossa antiga fábrica de craques nas divisões de base. A(s) pessoa(s) que tem que comandar isso deveria(m) ser cuidadosamente escolhida(s) – talvez seja uma escolha mais difícil e importante do que a do técnico do time principal. Eu pagaria um salário igual ao do técnico do time titular a um profissional que soubesse realmente trabalhar a base, formar ( em todos os sentidos ) futuros jogadores com o perfil necessário, seja como homens, seja como atletas. Desculpem-me Adílio, Liminha , Andrade e outros mas não é isso que está acontecendo, então alguém com um perfil mais adequado a esse projeto é necessário JÁ. Sempre que penso nisso me vêm à mente os nomes de técnicos sem grife que tinham esse perfil de descobridores e formadores de craques, entre os quais Modesto Bria, Cilinho e outros que não me lembro mais.

Flamengo Net

Comentários