segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

Fora das quatro linhas (Parte II)

E o período especulativo continua. Confesso que até o momento estou bastante aflito com as perspectivas apresentadas pela mídia. Não que eu acredite na necessidade de uma reformulação total do elenco para que tenhamos um time forte. Isso já temos, desde que mantidas a base desse grupo. O problema em 2008 foi muito mais de postura (falta dela na verdade) do time do que qualidade. E quero acreditar que Cuca dará ao grupo a dose necessária de vontade de vencer, a tal “arrogância” da qual se referiu nosso presidente.

Deixei dois assuntos deixei em aberto no post da última segunda feira: A reforma estatutária e a conclusão do centro de treinamentos em Vargem Grande. Vamos a eles.

A reforma no estatuto do Flamengo é um tema que já não é novidade no ambiente da Gávea. Diria que é uma das “metas” dessa atual gestão do Márcio Braga. E, considerando características específicas, intrínsecas ao Flamengo como a vocação do clube não só com o futebol, mas com o esporte de maneira mais ampla, acho que a reforma em sua essência é vital.

É inegável a contribuição da instituição ao esporte nacional. Hoje, o Flamengo abrange modalidades como o remo, futebol, basquete, ginástica olímpica, natação pólo aquático, nado sincronizado, vôlei, judô... Poucos desses esportes trazem retornos financeiros e o torcedor não pode esquecer que tudo isso envolve custos.

A questão basicamente envolve a reestruturação do flamengo, desvinculando o futebol das demais atividades. É a solução encontrada para que as principais receitas, destinadas ao departamento, possam sem utilizadas sem os entraves hoje existentes por conta dos já conhecidos problemas administrativos e, além disso, fará com o que o futebol tenha um dinamismo maior para tratar de assuntos exclusivos como contratos, patrocínios, etc.

Deixando claro que é um ponto de vista pessoal e não do blog, sou favorável à reforma. A grande questão é que assim como outros tantos assuntos na Gávea, esse é mais um que há tempos vem sendo discutido e nunca sai do planejamento para a execução. Enquanto isso, financeiramente, o clube continua “sangrando”, completamente endividado e afastando algumas boas possibilidades que certamente surgiriam caso houvesse o desmembramento do futebol.

Novamente é assunto de pauta para um novo ano, como já o foi em 2006 e 2007, vide as mensagens de fim de ano enviadas pelo presidente aos associados do clube. Só espero que em 2009 possamos avançar nessa questão.

Só uma idéia, sugestão: Montem um grupo, quatro pessoas, vão à Guadalajara no México, façam uma visita ao Chivas Guadalajara – que já é SA – observem, aprendam, e venham com tudo de bom que possa ser implementado ao futebol do Flamengo. Os caras são sucesso de administração e marketing.

O outro assunto é o tão falado centro de treinamentos. O projeto, que foi impulsionado pelo esforço de torcedores com campanhas pela internet enfim alcançou o devido tratamento da diretoria. O Ministério do Esporte aprovou quatro projetos da Lei de Incentivo ao Esporte e o clube pode captar até R$ 25 milhões no próximo ano. Todo o bom planejamento que se espera do futebol como treinamento em tempo integral, estrutura de alojamento, fisioterapia, musculação será então possível. E mais: Hoje se critica muito o trabalho feito para as categorias de base. Entendo que o resultado desse atual trabalho nada mais é do que conseqüência da mesma falta de estrutura que vive o time profissional. Se no futebol profissional vemos alguns muitos absurdos, imaginem vocês o que não passam os jogadores e comissão técnica das categorias de base.

Portanto se o Flamengo quer voltar a fazer craque em casa – e vai voltar a fazê-lo, pois isso também é nossa vocação – melhor terminar primeiro de construir essa nova casa.

Encerrando, queria agradecer aos amigos que sempre acompanham o blog. Mesmo com divergências de opiniões - o que inclusive é saudável afinal só há discussão onde há diferentes pontos de vista - sei que todos aqui, cada um à sua maneira, buscam fortalecer o nome do Flamengo.

Por isso mesmo quero desejar à família Flamengonet um excelente natal, de muita paz, saúde e boas perspectivas (e títulos) no ano que está por vir.


Um grande abraço, até segunda e saudações rubro negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários