quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


COLUNA DE QUARTA FEIRA João Marcelo Maia

Chutes e pitacos

Adriano

Podem somar mais este episódio na lista de micos de fim de ano. Desta vez a diretoria não foi esnobada pelo jogador, mas pelo empresário, que encheu a boca para falar que Adriano não volta ao Brasil antes dos 30 anos. Diga-se de passagem, a própria idéia de trazer um jogador complicado, com histórico de boemia (um eufemismo respeitoso) e ausência de treinos, já é um mico em si.

O novo treineiro
É claro que todo mundo aqui preferia um Muricy ou algo assim. Eu não desgosto de Cuca, mas pesa contra ele uma certa aura de técnico bonzinho, como se a sua inteligência fosse uma virtude que compensasse a ausência de instinto vencedor. Cuca tem montado boas equipes, mas parece não conseguir transformá-las num grupo de abnegados obcecados com a vitória. Espero que consiga superar essa aura, para o bem do Flamengo.

A barca
Há nomes na barca de fim de ano que deveriam estar ali mesmo, mas muito estranho a imunidade concedida a Tardelli. Um belo gol decisivo e algumas boas atuações são credenciais suficientes para torná-lo um atacante imprescindível para o Flamengo atual? Enquanto isso, parecem querer dispensar Vandinho e Fierro. O primeiro fez, no mínimo, o mesmo que Tardelli, enquanto o segundo mal teve tempo para se firmar. O pouco que jogou me deixou convencido de que há lugar para o chileno no elenco.

Reforços
Leio no jornal que Cuca pediu três reforços, um para cada setor. Não apenas é pouco, como também parece indicar um pensamento de curto prazo. Se Juan não sair agora, é grande a chance de ser comprado na janela do meio de ano. Além disso, Léo Moura mostrou um certo desgaste nos últimos meses, o que torna necessário a aquisição de um bom lateral para disputar vaga, e não apenas fazer uma sombrinha. Precisaríamos de mais uns dois bons zagueiros, além de mais uns dois ou três jogadores de meio, sem contar o ataque. Nosso colega Alexandre Lalas poderia dar uma lista de juniores que têm capacidade e moral para serem efetivados. A hora é agora, pois há uma base mantida, o que tornaria a adaptação mais fácil.

Adílio
Leio que demitiram Adílio do cargo de técnico dos juniores. Não acompanho com a atenção devida seu trabalho, mas me lembro de bons resultados recentemente, quando conseguimos quebrar o mito de Xerém e ganhamos tudo nas divisões de base. O que teria acontecido?

Flamengo Net

Comentários