sexta-feira, 21 de novembro de 2008


RECEITA PARA GANHAR O HEXA

Como professor e palestrante, venho ministrando aulas e treinamentos em Marketing e Vendas há mais de 15 anos. Uma das coisas que realmente acredito é que a motivação, o comprometimento, o espírito de grupo e a liderança são fatores-chave para o sucesso no comportamento organizacional.

Um time de futebol tem o funcionamento igual a de qualquer outra entidade, influindo nela os mesmos vetores que interferem na atividade de uma empresa.

O que motiva um jogador de futebol? Por incrível que pareça, não é o salário o principal fator motivador num ambiente organizacional , aparecendo somente em quarto lugar de importância nas pesquisas. O que mais motiva um funcionário - pela ordem - é o reconhecimento do seu valor, o sentimento de pertencer a um grupo e o ambiente de trabalho.

Acredito que, neste momento, a torcida seja fundamental para a grande virada. Apesar das críticas, reclamações, xingamentos ao técnico, fomos lá e enchemos o Maraca sorrateiramente, sem muito alarde, pegando o próprio time desprevenido já que até o dia anterior, somente haviam sido vendidos 27 mil ingresssos antecipados. Colocamos mais 35 mil torcedores no Maracanã, além dos 27 mil que compraram antecipadamente, no “apagar das luzes”!.

Essa é a hora que somente os valentes sobrevivem, que os heróis surgem, que a diferença se faz presente. A batalha contra o Cruzeiro será decisiva, portanto, muito esprit du corps. Em todos os esportes hoje em dia, o que faz a diferença é a força interior, o empenho para disputar a jogada, a motivação.

Mesmo em quarto lugar, o fator financeiro também é importante motivador. Afinal, não é a toa que os nossos heróis andaram voando nessa goleada contra o Porco, pois seus prêmios passaram de 1.000 reais por vitória, para 10 mil reais por partida.
Elenco unido, palhaçadinha zero, liderança dentro e fora de campo, concentração sem baladas ou funk, é a receita para a gente ganhar esse HEXA!

Se eu acredito? Claro, eu nasci flamenguista por que? Só o Flamengo seria capaz dessa proeza, e nós vamos comemorar isso em Curitiba!

Flamengo Net

Comentários