quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Do livro ao blog - por Raphael Perret

Lembro apenas que era uma noite de sábado. Tinha acabado de tomar um café com minha esposa e, antes de irmos pra casa, passamos na livraria Letras & Expressões, do Leblon. Nada como ver as novidades literárias num fim de noite agradável. Foi quando eu vi, quase na saída, um livro que me chamou a atenção pelo título e pelo destaque na área de lançamentos: "Ser Flamengo".

Tratava-se de uma coletânea de textos publicados pelo blog do FlamengoNET. "Como é que eu nunca havia entrado nesse site?", pensei. A qualidade dos artigos, a precisão informativa e, principalmente, a paixão rubro-negra que adornava cada palavra daquele livro eram de uma sensibilidade impressionante. Não havia outra atitude a tomar naquele momento: era comprar o livro e entrar no blog assim que chegasse em casa.

Os textos foram devorados rapidamente. E com o blog, rolou uma identificação imediata. Flamengo, redação, internet, bom humor e inteligência? Era um ambiente utópico. Mas que, sim, existia. Estava lá, desde 2003, em http://flamengonet.blogspot.com.

Quando vi o nome do Juan como um dos responsáveis, não me surpreendi. Já havíamos cruzado várias vezes neste emaranhado amorfo, porém nada ocasional, que é a internet. Conhecemo-nos pessoalmente, pasmem, num fórum sobre negócios e convergência digital. E já conhecia sua competência e seriedade. Preciso falar na honra que senti quando fui convidado, no meio de 2008, para integrar a equipe de colunistas do blog da FlamengoNET?

Claro que há um lado que se envaidece em ter um espaço tão visitado para publicar sua opinião sobre o Flamengo. Mas isto não é o mais legal. O mais bacana é expor seu ponto de vista para um público tão heterogêneo, que varia do divertido ao agressivo, do otimista ao pessimista, do animado ao descontente, mas que converge para a paixão incondicional ao Rubro-negro da Gávea. Um tema abordado com as vísceras, é claro, inspira os instintos mais primitivos. Mas, com muito afinco, a administração do blog consegue controlar ânimos e, assim, primar pela qualidade da participação de todos.

Não é à toa, portanto, que o blog chega aos cinco anos de idade. O segredo da longevidade está no trabalho árduo, na sagacidade das opiniões, no alto astral da galera e no amor. Sim, no amor. No amor ao Flamengo, razão da existência do blog e razão da vida de muitos que freqüentam este valoroso espaço.

Parabéns, Blog da FlamengoNET e a todos que contribuíram e têm contribuído para o seu sucesso.

Vencer, vencer, vencer.

Flamengo Net

Comentários