quarta-feira, 19 de novembro de 2008


COLUNA DE QUARTA FEIRA João Marcelo Maia

Chutes e pitacos

O jogo

Não vi ninguém comentar um fato interessante do jogo de quarta. Refiro-me ao fato de que fizemos uma bela apresentação sem dependermos excessivamente dos laterais. Juan não esteve bem, Léo Moura fez uma partida razoável, mas foi o meio-campo que ditou o ritmo do time e criou belas jogadas. Isso foi um alento. Vale lembrar que o Palmeiras explorou bastante nosso lado esquerdo no primeiro tempo - o que já era esperado -, mas mesmo assim conseguimos segurar bem a partida.
As substituições
Acho que Caio Jr. continua viajandão. Insiste na substituição de Juan por Everton, movido pela convicção de que nosso lateral é praticamente um ponta-esquerda. É verdade, mas ele não deixa de ser um lateral especialista, que sabe marcar e ocupar bem aquele espaço. Everton foi bem no jogo, mas não sei se numa situação mais complicada saberia conduzir adequadamente a ala. A substituição de Paraíba por Toró também me pareceu exagerada.
O oba-oba
A rapidez com que a diretoria e os torcedores se manifestaram é uma evidência do fato: não sabemos ainda lidar com o tal oba-oba. Numa equipe equilibrada, uma bela vitória seria comemorada com razoável otimismo, sem maiores sentimentos de culpa. No Flamengo, como todos sabem que não há razoabilidade no nosso otimismo, geral correu para apagar o fogo. Espero que um dia nos livremos dessa esquizofrenia que nos joga do céu ao inferno numa fração de segundos. Pensando bem, acho que isso é uma marca do Flamengo. Não tem jeito
O Cruzeiro e o resto do campeonato
Uma simples derrota no Mineirão nos joga pra baixo de novo. É preciso lembrar que o Cruzeiro faz péssima campanha fora de casa, mas acumula bons resultados quando joga nos seus domínios. Além disso, é jogo absolutamente decisivo para eles, do mesmo modo que foi para nós a partida do último domingo. É preciso estar atento e forte.
A Libertadores
Todo mundo fala em G-4, mas eu só penso em G-3. O quarto colocado não entra direto na fase de grupos, mas tem que disputar um mata-mata anterior. Sinceramente, prefiro deixar o Flamengo direto na fase principal, para o time pegar embalo e não bater logo de frente num tudo ou nada. Libertadores, para mim, é fase de grupos para frente. Antes, é eliminatória
Fanfarronadas da torcida
Hoje vi na internet um bando de gente com camisa do Flamengo e uma bandeira do Vasco. O subtítulo dizia "Fla-Vasco: torcida contra o São Paulo", ou algo assim. Na boa, vamos parar com isso, por dois motivos simples: a) Fla-Vasco é uma contradição em termos, além de ser uma palavra composta que agride todas as regras do bom gosto e da civilidade. Língua é identidade. A cada vez que conspurcarmos nosso nome com essas bobagens, tornamo-nos menores. b) Sinceramente, vamos focar na Libertadores e esquecer o São Paulo. Aliás, eu acho que se fala muito aqui dessa agremiação paulista, em especial nos comentários. O Flamengo se basta.

Flamengo Net

Comentários