domingo, 19 de outubro de 2008

Mesa de Bar - Vasco x FLAMENGO
Maracanã - 18:10h

Como podemos ver pelas estatísticas do Simões Lopes abaixo, estamos à beira de restabelecer o equilíbrio, claramente abalado pelas desastrosas administrações Romário-Leite-Silva nos últimos 15 anos. Uma blasfêmia contra o Mais Querido. Estando um time lutando pela Libertadores e outro para não ser rebaixado, seria fácil relaxar num domingo como esse, mesmo com o tempo chuvoso e esquisito.

Mas não podemos esquecer que de um lado do campo estará o Flamengo que nestes últimos 15 anos se acostumou a tomar chineladas do bacalhau em jogos que não são decisivos. Um Flamengo que não cansa de apanhar dos rebaixáveis, principalmente os lanternas do Campeonato Brasileiro. Um Flamengo que neste campeonato não cansa de fazer ridículo "na lata" de sua torcida. Enquanto do outro lado, o baculau desesperado, que ainda por cima é o lanterna do campeonato.

Pelo retrospecto de 2008, tomara que o time lembre que hoje, pelo menos na teoria, o Maraca não é nosso. Somos os visitantes. E que sejamos o visitante ingrato que temos sido ultimamente. E que o time, rogo mais uma vez, encare o jogo como uma decisão. A primeira das nove restantes. Algo sempre cobrado aqui, mas nem sempre executado dentro do gramado.

Comentemos o antes e o durante.

Valei-me S.Judas Tadeu!

Link para o jogo: http://www.rojadirecta.com/ (quadro à esquerda, horário de 22:10h, links mais perto da hora do jogo)

-x-x-x-

Sobre o Orgulho da Nossa Torcida

Passei boa parte desta semana, a serviço, em Manaus. E embora saiba do tamanho da potência do Flamengo mundo afora, pude notar a força do poder rubro-negro fora do Rio. Mesmo conhecendo diversas partes do Brasil, na minha primeira ida à "capital amazônica", senti-me em casa, cercado de rubro-negros ostentando suas camisas pela cidade. E melhor ainda, sem a poluição visual de outras camisas de gosto duvidoso.

Divertia-me com um colega, contando as camisas do Flamengo. Já na chegada ao aeroporto, em plena madrugada, um sonoro Fla 3 x 0 Arco-íris. Ia me divertindo com um chapa botafoguense, que bem humorado, jurava ver uma ou outra camisa alvinegra, porém sem qualquer confirmação oficial. O clima deve ter-lhe afetado os miolos. Fato é que durante todo o tempo que fiquei lá, no dia do jogo da $ele$$ão é que vi alguém ostentando uma camisa que não fosse do Mengão, num Shopping local. Além de um camarada com a camisa do Olympique Lionaise, um membro da torcida-do-orgulho-das-minorias usava uma camisa do FlorC. E só. Nada de SPFC, Palmeiras, Corinthians, Asco ou botafogo... Até nas diversas lojas de material esportivo, só numa, mostrava parte das que narrei, mas ninguém as usa na rua. Só dá Mengão! E isso depois do ridículo da semana passada e da rateada que o time, por falta de salários ou vergonha na cara, insiste em dar. Segundo colegas locais, depois do Fla, tem muito vascaindo lá também. Mas deviam estar todos entocados, com saudades do Eurico.

A prova está abaixo: A foto é de uma loja de sapatos num dos maiores shoppings de Manaus. E qual era o único item não-sapato na vitrine?


A cidade, como todo o Brasil, vive o clima do clássico dos milhões, que a Globo força a CBF a passar só para quem se dispõe a pagar o seu PPV. Mesmo com o resto do Brasil assistindo de graça SPFC e Palmeiras, tenho certeza que em Manaus, assim como em muitas outras, a cidade estará pensando no jogo das 18:10h, hora de Brasília, horário brasileiro de verão. Assim como o juiz que concede liminar para a novela das 21:45h só passar depois do jogo, quando é o Mengão que vai a campo, ainda segundo informações locais.

E esta torcida que a mulambada tem que aprender a honrar. Dentro e fora de casa. Pois isto É SER FLAMENGO!

Flamengo Net

Comentários