sexta-feira, 17 de outubro de 2008

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Notícias que gostaríamos de ler (?)
Caio Júnior é demitido do Flamengo
Diretoria surpreende e troca técnico às vésperas do clássico

17/10/2008 - 12h59 - Da Redação

Caio Júnior não é mais o técnico do Flamengo. A notícia foi confirmada hoje de manhã na Gávea pelo vice de futebol, Kléber Leite. A decisão pegou todos - imprensa, jogadores e ex-técnico - de surpresa.


- A decisão foi mesmo repentina e, pra ser sincero, foi motivada pelo Orkut. Entrei hoje de manhã e descobri que era o aniversário do André Monnerat. E me bateu o ímpeto: taí, ele é que devia ser o técnico do time - explicou Kléber Leite.

André Monnerat, 30 anos, nunca foi treinador de futebol. Mas foi escolhido para o cargo graças às suas colunas semanais no FlamengoNet, que impressionaram o dirigente rubro-negro.

- Por trás daquela fachada de humor rasteiro, óbvio e infantil, a gente via que estava ali um cara que conhecia a Gávea como ninguém. Como é que ele soube daquela história do Márcio Braga trocar o nome pra Carlos Júnior? Escondemos isso de todos na imprensa, ninguém mais deu.


Novo treinador anuncia mudanças

O novo comandante do Flamengo também foi pego de surpresa, mas não se fez de rogado: já anunciou alterações na escalação da equipe que enfrenta o Vasco. Jônatas voltará ao time, jogando como primeiro volante, acabando com o esquema de três zagueiros. E o chileno Fierro ganhará sua primeira chance de iniciar um jogo como titular. Além disso, André definiu Obina como o novo capitão do time.

- Fábio Luciano é um líder natural do time, não vai deixar de ser porque não tem uma braçadeira e não vai bater o cara ou coroa. A escolha é pra dar confiança ao Obina. Quer queiram, quer não, ele tem uma importância histórica no clube que nenhum outro nesse elenco tem. Eu até pensei em manter o Vandinho e colocar o Aírton, por achar que é o que a torcida espera, e por eles talvez terem mais ritmo de jogo. E eles até poderiam ir bem. Mas resolvi que a hora é de apostar no que eu acredito. Vou botar em campo os que acho melhores, e pronto.

André também definiu que o time precisa ser castigado pela atuação no último sábado. Os jogadores serão obrigados na concentração a assistir ao VT do jogo contra o Atlético, na íntegra, repetidas vezes até a hora da saída para o Maracanã.

- Minha primeira intenção era que eles tivessem que ver aquela desgraça ajoelhados no milho. Mas o Dr. Runco me convenceu que isso poderia acabar causando alguma contusão.

O Flamengo que enfrenta o Vasco no domingo está confirmado com Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Angelim e Juan; Jônatas, Íbson e Kléberson; Fierro e Marcelinho Paraíba; Obina.


Planejamento para o ano que vem já começou

Outras medidas do treinador foram mandar de volta Erik Flores para o time de júniores e autorizar o empréstimo de Jaílton para o Teresópolis, onde será companheiro de Lê na disputa das divisões inferiores do Estadual do Rio. André afirmou que, para o ano que vem, o time deve contratar um zagueiro mais jovem para reforçar o grupo. E negou que tenha indicado Fernando Médio para o meio-campo.

- Fernando Médio não. Mas tem um amigo meu, Flávio Pequeno, que deve vir pra fazer sombra ao Juan na lateral esquerda.

Gabriel Folha deve assumir a preparação física da equipe. Foi tentada a contratação de Alexandre Lalas para auxiliar técnico, apesar do treinador não o conhecer pessoalmente. Mas ele recusou, afirmando que prefere continuar ganhando a vida bebendo vinho.


Torcida já prepara protestos

A reação da torcida rubro-negra à troca foi a pior possível. Um grupo de torcedores organizados invadiu a Gávea e lançou um rojão na porta do gabinete do presidente Márcio Braga, que estava viajando. A promessa é de protestos ainda mais fortes no Maracanã.

Na internet, a comunidade "Fora André Monnerat" do Orkut já conta com mais de 23 mil membros, e tópicos como "Se ele pode, eu também posso", "Jônatas? Tá de sacanagem!" e "Chega do comedor de acarajé" tem centenas de mensagens iradas. No próprio FlamengoNet, onde André escrevia, as reações às suas primeiras medidas foram enfurecidas.

- O papo é o seguinte: vai escalar Íbson e Kléberson? Então já está fora - dizia um dos visitantes, comentando o último texto publicado no blog. Curiosamente, é uma coluna do próprio André, com um texto de humor duvidoso sobre uma possível proposta de Márcio Braga para que o Flamengo dispute o restante das eliminatórias da Copa do Mundo no lugar a seleção brasileira.


• André Monnerat é profissional de marketing em Internet, pede que sua mãe seja poupada e escreve também no SobreFlamengo

Flamengo Net

Comentários