quarta-feira, 1 de outubro de 2008

COLUNA DE QUARTA FEIRA - João Marcelo Maia

Chutes e pitacos

Bruno
Minha impressão é que Bruno tem um crédito muito grande com a torcida. Que é um goleiro técnico e acima da média, já sabemos. Mas me incomoda o acúmulo de falhas e sua posição inquestionável. Não defendo sua substituição por Diego, mas creio que é hora de restringir um pouco o entusiasmo pelo cara. Em tempos de crise americana, crédito não está sobrando por aí.

Josiel
Ainda não tenho opinião formada sobre nosso ex-titular. Concordo que ele não foi bem tecnicamente, mas me parece que foi sacrificado pelo esquema que o time vem empregando. Marcelinho joga mais como um ponta de lança do que como atacante, o que configura um 3-6-1 , e não um 3-5-2. O resultado é um time que se movimenta, toca bem a bola, mas isola o atacante no meio de trocentos zagueiros. Lembram do Souza? Pois é. Lalas vem alertando sobre isso há tempos. Receio que Vandinho possa sofrer da mesma maneira que Josiel, caso essa arrumação se repita.

O meio, ah! o meio...
Este é o setor mais indefinido do time. Vinha alertando há tempos sobre o oba-oba em cima de Éverton, que jogou muito bem o Fla-Flu e depois desapareceu. É bom jogador, mas ainda não encaixou totalmente. Eu gosto do futebol do Sambueza, mas continuo achando que talvez ele não tenha o ritmo necessário para movimentar o ataque durante 90 minutos. No gramado do Estádio dos Aflitos, com aquela marcação cerrada, a coisa pode complicar. Por que não recuar Marcelinho para a posição de quarto homem e escalar Vandinho e Josiel? Talvez tivéssemos mais presença na área adversária, sem necessariamente perdermos em qualidade no meio.

Fábio Luciano
Não sei se os senhores se recordam, mas nosso capitão já deu sinais de que pretende se aposentar ao fim desta temporada. O Flamengo está se preparando para substituí-lo? Parece besteira, mas será uma perda e tanto, já que temos uma zaga bem razoável, com dois zagueiros que inspiram confiança. Pretendem contratar alguém de perfil semelhante ou vão efetivar Jaílton como zagueiro? Prefiro não acreditar na segunda hipótese...

Petrobrás
Foi bom enquanto durou, mas agora é bola para frente. O fundamental é achar um patrocinador que nos pague bons valores de forma regular e seja um parceiro motivado para novas ações e conquista de mercados. A Petrobrás estava numa posição muito confortável, como se fizesse um favor para o Flamengo. O simbolismo era importante, é claro, mas tenho para mim que essa novela já se arrastava por muito tempo.


Temos chances?
Pessoalmente, ainda acho o hexa difícil, embora não impossível. Menos pela tabela e pelos adversários, e mais pela irregularidade da equipe. Pensando bem, acho que seria saudável esquecer essa meta e jogar de forma séria e decidida cada partida. Minha impressão é que o time ainda sente o peso do sucesso, e rende melhor quando vai com faca nos dentes em busca de uma vitória de cada vez.

Flamengo Net

Comentários