quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CALCULANDO


O Torero fez uma análise anteontem, em sua coluna da Folha de São Paulo, levando em consideração a quantidade somada de pontos ganhos que os adversários de cada um dos 5 ponteiros do CB tem. Em outras palavras, somando os pontos ganhos dos times que vão jogar as últimas 8 rodadas contra o Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio ele fez uma das mil projeções possíveis e chegou a um resultado em que o time com vida mais fácil é o São Paulo e o mais difícil o Flamengo.
Eu achei a análise interessante mas com uma ressalva: não considera as diversas fases que cada clube viveu desde a primeira rodada. Por exemplo, o Goiás hoje tem uma campanha infinitamente superior à do começo do campeonato, o São Paulo cresceu na competição pouco a pouco e assim por diante. Eu resolvi fazer uma comparação semelhante, com apensa uma diferença: ponderar os pontos. Considerei que os primeiros 5 jogos tem pesos 1, os 5 seguintes, peso 2, os 5 seguintes peso 4, depois 6, 8 e 10. Por que isso? Porque a fase atual de cada clube deve pesar mais do que no começo do campeonato, pelo menos na minha opinião.
Para simplificar, multipliquei os pontos ganhos de todos os clubes pelos pesos correspondentes ( de acordo com o critério aleatório que eu inventei acima ) e somei esses pontos ponderados. Aí fiz a análise exatamente igual o Torero fez.
O resultado final deu o seguinte:
1) Os pontos ponderados somados, dos 8 clubes que enfrentam o São Paulo até a última rodada do CB somam 1583.
2) Os dos clubes que enfrentam o Cruzeiro somam 1650.
3) Os do Grêmio, somam 1647.
4) Os do Flamengo, 1803
5) E os do Palmeiras, 1812.
Tanto trabalho e a conclusão foi quase a mesma, o São Paulo teria o caminho mais fácil e o Flamengo, o segundo mais difícil.
De forma que, como o Torero fez, cheguei à conclusão que esse tipo de análise não vale p...... nenhuma.
Queria mesmo é que, a partir de amanhã, além da vitória, o Flamengo mostrasse um esquema de jogo convincente, como no começo do campeonato, quando não ficávamos aqui separando a galera entre os “corneteiros” e os “eu acredito cegamente”.
Vamos lá Bruno, Leo, MP, Obina & Cia. Vamos fazer valer aquela velha máxima, “deixaram o Flamengo chegar, agora....”

Flamengo Net

Comentários