domingo, 7 de setembro de 2008

Título pode ser decidido no saldo de gols

* Blog da FlamengoNET faz projeção para o restante do campeonato, com palpites otimistas para os rubro-negros que ainda sonham com a conquista do título do campeonato brasileiro.

* Pela projeção, Flamengo e Grêmio decidiriam caneco no saldo de gols



Muitas vitórias e, sobretudo, algumas boas goleadas. Esta deve ser a receita para o Flamengo ter chances de conquistar o sonhado hexacampeonato. Em projeção que acabo de fazer, aqui para o Blog da FlamengoNET, o Flamengo tem chances de descontar a desvantagem significativa para o líder da competição, mas vai precisar aumentar bastante seu saldo de gols.

Com 40 pontos e 11 vitórias, o Flamengo está a nove unidades do Grêmio, líder isolado com 49 pontos e 14 vitórias. No saldo de gols, os cariocas têm 13 contra 24 dos gaúchos - 11 de diferença. Isso sem falar, claro, de Cruzeiro, Palmeiras e Botafogo, e ainda do São Paulo, também com chances de perseguir os gremistas.

A projeção - Fiz um estudo das rodadas restantes. Tracei um comparativo entre Grêmio e Flamengo e projetei resultados. Minha projeção, claro, foi bastante otimista para as pretensões rubro-negras, mas com uma dose de realismo. Para vê-la em detalhes, clique na imagem da tabela acima, do lado direito.

Para isso considerei alguns fatores. Em primeiro lugar, o requisito básico para alimentar qualquer sonho: uma fantástica campanha do Flamengo. É possível. A tendência de ascensão tem base em pilares sustentáveis, afinal, a equipe tem seis partidas de invencibilidade e está incorporando bons reforços. Por fim, terá uma boa sequência de jogos no Rio, onde conta com a força da torcida.

De acordo com a projeção, o aproveitamento rubro-negro seria de 78,5%, com 33 pontos em 14 jogos (10 vitórias, três empates e apenas uma derrota). Isto levaria o Flamengo de 40 para 73 pontos (e 21 vitórias). O saldo, claro, seria difícil de estimar, mas tende a melhorar bastante com hipotéticos 10 triunfos. Lembrando que somente neste turno, a partir de quando o Flamengo pôde contar com Marcelinho Paraíba, o aproveitamento é de exatos 60%.

No caso do Grêmio, claro, a projeção foi razoavelmente pessimista para as pretensões da sua torcida, mas ainda assim calcado em resultados possíveis, de acordo com o nível apresentado pelas equipes na disputa e, ainda, em fatores como retrospecto e força da camisa. A projeção, ainda assim, aponta apenas quatro derrotas dos tricolores gaúchos, todas como visitante. Das quatro, o único revés ligeiramente improvável seria na Arena da Baixada, diante de um Atlético-PR que busca livrar-se da Zona de Rebaixamento mas não honra sua tradição de péssimo anfitrião. Ainda fora de casa, cravei Grêmio contra Lusa e Ipatinga, duas equipes que não devem escapar do descenso. Ainda fora, meu palpite é de que o Grêmio possa deixar pontos preciosos no Barradão.

No Olímpico, o Grêmio parece ter vida fácil diante de adversários como Figueirense e Atlético-MG. Embora o Goiás apresente progressos, com 10 pontos em 15 no returno, o favoritismo é dos donos da casa. O Coritiba não costuma oferecer muita resistência em campos do Rio Grande do Sul. O grau de aproveitamento dos gaúchos no Azenha teria que cair e, pela projeção, eles cederiam empates a Botafogo e Santos. Não é impossível, já que os paulistas esboçam uma recuperação e os alvinegros cariocas vêm de resultados consistentes fora de casa. São dois jogos cruciais para os secadores de plantão. Se houver confirmação de todos esses palpites - otimistas para as nossas pretensões, repito -, o Grêmio terá cerca de 57 % de aproveitamento em 14 jogos (sete vitórias, três empates e quatro derrotas). Ficará, nesse caso, com 73 pontos e 21 vitórias. O saldo, hoje de 24, deve subir - é preciso torcer para que o Grêmio jamais vença por boa diferença.

Portanto, ainda segundo a projeção, Flamengo e Grêmio entrariam na última rodada para decidir posições - e, possivelmente, o título. E o campeão pode ser conhecido somente através do segundo critério de desempate, o saldo de gols. Isso, repito, desconsiderando a pontuação obtida por outros clubes, que também podem aproveitar uma queda de rendimento dos gaúchos - deixo para vocês o trabalho de projetar a campanha dos demais.

A projeção (que crava empate no Morumbi) leva a uma conclusão: derrotar o São Paulo pode fazer toda a diferença.

Flamengo Net

Comentários