domingo, 28 de setembro de 2008

Intuição

A CASA DO URUBÚ - sede da FlaParaná - estava lotada como de costume, especialmente pelo fato do Mengão começar novamente a embalar. Nesses momentos, surgem caras novas que vêm juntar-se aos já assíduos frequentadores do nosso ponto de encontro em Curitiba.


Cheguei ao bar com a bola já rolando e verifiquei que, daqueles que ali estavam pela primeira vez, alguns tinham comparecido com o firme propósito de inscrever-se para a excursão que faremos ao Rio de Janeiro no dia 10 de outubro para assistir a Flamengo x Atlético-MG. Um deles inclusive me perguntou o porquê dessa excursão estar sendo realizada especificamente para este jogo, e eu respondi com a intuição que vem marcando ao longo da minha vida, essa relação de amor incondicional ao Flamengo:

- É nesse jogo que iremos retomar a ponta do campeonato e partirmos céleres rumo ao Hexa, num Maracanã lotado com 90 mil rubro-negros, empurrando o maior time do mundo à vitória contra um Galo tímido e assustado pela grandiosidade da nossa torcida! Você acha que a FlaParaná poderia estar fora dessa?

Ele imediatamente entendeu o recado, e continuou assistindo ao jogo. Um outro rapaz que eu nunca tinha visto no bar - mas que ouviu atentamente a nossa conversa - com um certo ar de deboche comentou algo com seu parceiro. Eu não consegui captar o teor da conversa, mas senti que eles estavam fazendo alguma referência jocosa ao que eu havia acabado de afirmar. Pensei comigo mesmo:

- Ainda hoje voce terá a prova do que eu digo... Nunca duvide do que o Flamengo é capaz de fazer! Isso é Mengão!

E o jogo seguiu...

Quando tomamos o gol, esse rapaz que havia esboçado o comentário debochado, chegou perto de mim e comentou:

- É Presidente, a sua previsão do jogo contra o Atlético-MG vai falhar, nosso Flamengo não disputa mais nada esse ano...

Olhei para ele com um olhar de censura pelo comentário infeliz e respondi:

- Calma, o jogo ainda não acabou, esse é o típico jogo que tem a cara de virada de Mengão: chuva intermitente, campo inundado, juiz roubando, torcida empurrando, isso é jogo para virar na raça aos 44 minutos do segundo tempo!

Ele sorriu e continuou olhando para o telão, fixamente, sem dar muita bola ao que eu havia acabado de afirmar. Um minuto depois, o Mengão empata! Gritaria geral dentro do bar, começamos a cantar e entoar os gritos de guerra da torcida...

O pessoal que estava na mesa ao lado da minha, pergunta, como que desejando conferir o que eu havia dito anteriormente:

- E o gol da virada, que horas é?

São Judas Tadeu repete soprando no meu ouvido, e eu respondo mais uma vez reafirmando o que havia dito, minutos atrás:

- Não se preocupem que o 2 x 1 vai ser conseguido aos 44 do segundo tempo, já no finalzinho do jogo!

O debochado, sorriu mais uma vez e continuou olhando para o telão... Torcida empurrando, o tempo passando, mais chuva, olho no relógio e vejo que o jogo está nos 43 do segundo tempo. Penso, tirando os olhos do telão:

- Tá chegando a hora do gol...

Fui falar algo com o Mauricio Assis, diretor da FlaParaná, quando sou praticamente derrubado no chão pelo monte de gente pulando em cima de mim e comemorando o gol da virada! Parecia final de campeonato, pessoas chorando, uma loucura!

Ao mesmo tempo, alguém da mesa ao lado, relembra a profecia:

- Vinicius, voce falou que seria aos 44, caramba...

O incrédulo, ex-sarcástico, que agora se convertia de vez à fé rubro-negra, se aproxima de mim e pergunta sem pestanejar:

- Será que ainda tem uma vaga na excursão do dia 10? Quero ir no Maraca!

Flamengo Net

Comentários