quarta-feira, 24 de setembro de 2008

COLUNA DE QUARTA FEIRA - João Marcelo Maia

CHUTES E PITACOS

Sensação conhecida...

Não é por nada não, mas temos pela frente mais um jogo importante com grande potencial de público, boa condição na tabela e possível ponto de partida para uma arrancada. Nas últimas vezes em que o Flamengo se viu nessa situação, não soube vencer. Questões táticas e técnicas à parte, está mais do que na hora deste time mostrar que não se acanha diante da possibilidade das grandes glórias e conquistas. Já sabemos que somos "time de chegada", capaz de arrancar do fundo de poço em direção à Libertadores. Agora queremos saber se somos um time que tem a confiança e a calma de quem carrega o fardo regular das primeiras posições. Às vezes acho que este é o grande desafio que o Flamengo - como instituição - tem que enfrentar diariamente para ir mais longe do que nos últimos anos.

O treineiro

Fiquei surpreso quando percebi as fortes críticas feitas pela torcida ao Caio Jr. Que o sujeito não é um Luxemburgo, está claro. Mas muitos vêem como um de seus defeitos algo que reputo como uma qualidade. Refiro-me a sua indecisão, ou melhor dizendo, sua não-temosia. Até agora, Caio parece obcecado em manter apenas a defesa, somente oficializando o recuo de Jailton para a zaga, algo que era feito de forma oficiosa por Joel. Do meio para frente, está tudo razoavelmente aberto, a despeito de algumas figuras terem lugar cativo, entre elas Ibson, Paraíba e Kléberson. Ele parece confiar em Josiel, e está convicto de que é a cartada certa para a posição de "matador", mas a própria dinâmica ofensiva do time não está equacionada. Já disse anteriormente: o Flamengo está montando um time para 2009 no meio do Brasileiro. Isso foi um erro de estratégia, mas que abre espaço para que nosso treineiro seja flexível na montagem da equipe. Eu até gosto, pois um dos problemas do Flamengo nos últimos tempos era a previsibilidade das jogadas, que invariavelmente nasciam das subidas dos laterais. Quem sabe não surgem novas opções, especialmente com a entrada eventual do Fierro?

O Sport

Não enfrentaremos outro Ipatinga. O Palmeiras perdeu dentro de casa por um elástico placar para os pernambucanos, que vêm de uma sequência de bons resultados. É preciso atenção e pressão constante. Por fim, uma coisa muito importante: jogo contra o Sport não é "especial" nem nunca será. Não temos nada a provar, não "defendemos" nenhuma honra desafiada e nem o resultado deste jogo terá qualquer impacto sobre o histórico de conquistas do Flamengo. Pensar diferente é aceitar os parâmetros de grandeza criados por outros, que jamais podem ser referências para um rubro-negro. É mais um jogo complicado contra uma equipe díficil de ser batida. Fim.

Flamengo Net

Comentários