terça-feira, 16 de setembro de 2008

ANÁLISE DO JOGO – São Paulo x Flamengo * Por Rogerio Maia

* Rogerio Maia, 29 anos, analista de sistemas, de Ceilândia (DF), assina a "Análise do Jogo" desta rodada. Quer participar desta seção do Blog da FlamengoNET? Estamos selecionando colaboradores para a seção. Envie para blogdaflamengonet@gmail.com um texto de 15 linhas sobre o seguinte tema: “Quem é o melhor e pior comentarista do Brasil”, com seu nome completo, endereço, idade e profissão. A cada semana escolheremos um dos postulantes para a “Análise do Jogo” - o próximo é para Flamengo e Ipatinga, neste final de semana, no Rio. Selecionaremos um participante diferente para cada jogo.

Um jogo para esquecer

Como analisar uma partida em que o Flamengo não criou, não ameaçou, não produziu, pouco chutou a gol e não marcou (os adversários)? Difícil a missão que recebi...

Essa foi para mim, de longe, a pior partida que assisti do Mengão esse ano. Por uma dessas incontáveis ironias do destino, estava dentro de um avião com destino a Salvador no fatídico jogo contra o América do México. Graças a Deus, esse eu não vi.

Mas ontem, tínhamos tudo para iniciarmos a arrancada: elenco quase completo, reforçado e tempo de sobra para treinar. Mas faltaram duas coisas primordiais: entrosamento e vontade de vencer. Já explico.

Para mim, Caio Joel Jr. errou ao escalar Josiel. O cara mostrou que tem presença de área e tudo, pode ser referência no ataque mas entrou mal e ficou isolado. Basta ver que, desde a chegada de Marcelinho Paraíba, salvo algum engano de minha parte, o Flamengo tinha marcado em todas as partidas, atuando ao lado de Obina ou Maxi.

Resta-me concordar com um post deixado aqui outro dia: Vandinho deveria começar jogando e ser substituído por Josiel na segunda etapa. Assim, aos poucos este último irá pegando ritmo de jogo. Apesar de sua horrorosa estréia ontem, acredito que será uma ótima alternativa até o final do campeonato e mais ainda para a Libertadores 2009.

Mas o que faltou ontem para o Mais Querido, pra valer, foi vontade, sangue no olho, virilidade, macheza. Parece que fomos acometidos pelos ares floridos e perfumados do Morumbi. Ontem era jogo para vencer de 1 a 0, na raça, na porrada, no melhor estilo rubro-negro de ser.

Faltou alguém grudado no pescoço do Dagoberto. Faltou cobertura a Juan e Léo Moura. Faltaram as arrancadas de Ibson, os ótimos passes de Kleberson e a inspiração salvadora de Sambueza. E, principalmente, faltou alguém gritar do banco: “se continuarem com essa palhaçada de olé pode descer o cacete”. Futebol é assim mesmo, quem não concorda, vá praticar vôlei e outras atividades recreativas correlatas.

Enfim, ontem foi um jogo para esquecer...

NOTAS (0 a 5):

Bruno: não vi falha do nosso arqueiro em nenhum dos dois gols. Fez duas grandes defesas, evitando assim um vexame ainda maior. Nota 4.
Léo Moura: não repetiu as últimas atuações quando foi determinante tantos nos ataques quanto na defesa. Nota 2.
Ronaldo Angelim: não acompanhou Hugo no segundo gol, deixando-o cabecear sozinho, sem chance para Bruno. Nota 2.
Fábio Luciano: jogador que nunca falha, ontem falhou, quando parou para pedir impedimento no primeiro gol. Nota 2.
Juan: os dias com aquela camisa amarela fizeram muito mal ano nosso pequeno lateral. Juan esteve perdido em campo, pouco participou e ainda teve dificuldades em acertar o posicionamento junto com Éverton. Desceu poucas vezes à linha de fundo e atuou praticamente como meia. Nota 1,5.
Jailton (Obina): Jaílton é um jogador tecnicamente limitado. Deveria jogar à frente da dupla de zaga com a missão de anular a movimentação do Dagoberto, mas não conseguiu. Nota 1. Obina, jogou pouco, não merece nota, aliás nunca deveria merecer.
Kléberson: nem de longe foi o jogador que atuou contra o Flor. Nota 2.
Ibson (Sambueza): reclamou do Juiz, reclamou da bola, da torcida e ainda reclamou ao ser substituído. Tudo o que fez foi reclamar. Nota 1. Sambueza entrou e foi logo mandando uma bola pra Juan, que cruzou pra Vandinho, que desperdiçou. Só. Nota 2,5.
Evérton: sabe aquele moleque chato que joga bola na sua rua, deita e rola em cima dos mais velhos? Esse é Éverton: ele corre, carrega a bola, dribla, dá passes, muda de lado em campo. Esse moleque vai longe, quiçá o time ontem tivesse a metade da vontade do garoto. Nota 4.
Marcelinho Paraíba: pra mim o MP é o cara desse time, tem muita personalidade e poderia ter feito a diferença ontem, mas parou nas mãos (ou nos pés) do Rogério Ceni. Não repetiu as atuações anteriores. Nota 3.
Josiel (Vandinho): Josiel estreou mal, ficou isolado e pouco pegou na bola. Nota 2. Vandinho não entrou pra valer e perdeu um gol daqueles que poderiam ter mudado a história do Jogo. Nota 1,5.
Caio Jr: errou ao não individualizar marcação em Dagoberto. Teve tempo de sobra pra treinar e motivar o time, mas na hora “H” o escrete não se encontrou em campo. Nota 1.
Torcida: não vaiou ninguém, se comportou bem, cumpriu a promessa e invadiu o Morumbicha. Nota 10. Patrimônio Cultural da Humanidade.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2x0 FLAMENGO - Data: 14/09/2008.

Estádio: Morumbi.
Público: 29.325 pagantes.
Renda líquida: R$ 572.774,18

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Rodrigo, Miranda e André Dias; Zé Luís, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e André Lima (Éder Luís). Técnico: Muricy Ramalho.

FLAMENGO: Bruno; Jaílton (Obina), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Kléberson, Ibson (Sambueza), Everton e Juan; Marcelinho Paraíba e Josiel (Vandinho). Técnico: Caio Júnior.

Gols: Dagoberto, aos 44 minutos do primeiro tempo; Hugo, aos 14 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: André Dias, Jean (SP); Kléberson (F). Cartão vermelho:

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (RN) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA).

Flamengo Net

Comentários