sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PALAVRA DA ADMINISTRAÇÃO DO BLOG

Responsabilidade e tolerância nos comentários

Nem sempre temos como acompanhar o tempo inteiro o que acontece no sistema de comentários. Nem temos vontade de fazer o papel de babá de ninguém. Acreditamos que todos sejam grandinhos para saber como se comportar. Ainda assim, e por isso mesmo, novamente viemos aqui para pedir duas coisas:

a) Debatam, critiquem, questionem e façam o contraditório, mas sempre com respeito aos colegas que compartilham o espaço. Mensagens ofensivas, provocativas ou que tenham o claro propósito de tumultuar o ambiente serão sumariamente deletadas assim que identificadas, e seus autores advertidos, ainda que posteriormente.

2) Este Blog, como deve ser, está sujeito às leis do país. Portanto, por favor, pedimos EXTREMO CUIDADO por parte de todos quando emitirem certas opiniões sobre pessoas físicas e jurídicas. Critiquem veementemente, mas com base em fatos. Todos aqui são inteligentes o suficiente para escrever o que pensam de um modo que possam evitar problemas jurídicos para si mesmos e para o Blog. Opiniões como "fulano é ladrão ou embolsou o dinheiro"ciclano é cheirador" ou "beltrano dá a bunda" podem ser válidas em mesas de bar, entre amigos. Aqui, repetimos, estamos sujeitos a todas as leis. E, de acordo com recomendação da advogada Ana Lemos, visitante e colaboradora deste Blog, há jurisprudência sobre o assunto no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Conforme ela mesmo nos escreveu:

"Entende-se que eles sintam-se angustiados e ansiosos com a demora na contratação de reforços, é normal, afinal somos todos torcedores apaixonados. No entanto, o site não pode admitir que a insatisfação seja levianamente direcionada a alguém, imputando ao mesmo fato criminoso, pois o Blog não pode ser conivente com tal ato, que consiste em crime de calúnia, passível de indenização por danos morais, independente das sanções criminais. Assim, a fim de evitar que o Blog seja responsabilizado (juntamente com a pessoa que postou o comentário) pelas afirmações aqui colocadas, é conveniente solicitar a todos que abstenham-se de tecer tais comentários".

Vamos ser enfáticos: mensagens dessa natureza serão deletadas assim que identificadas e seus autores, advertidos. Cabe frisar: não sofremos pressão de ninguém para publicar este post. Como muitos posts podem mostrar, o Blog tem o papel de favorecer o debate, ao publicar posições muitas vezes divergentes.

Mas acreditamos que é possível comentar sobre todos os assuntos relativos ao Flamengo com liberdade, sim, mas também com responsabilidade. Caso alguns dos senhores queiram emitir opiniões ofensivas e passíveis de processos por danos morais, a internet é livre - criem seus próprios Blogs em http://www.blogger.com/ ou em http://pt-br.wordpress.com/.

Em nome dessa reflexão, vamos moderar o Blog até às 16h30. Dúvidas, esclarecimentos e comentários sobre o post: blogdaflamengonet@gmail.com .

Flamengo Net

Comentários