sábado, 30 de agosto de 2008

O enigma

Por mais que eu pense, não consigo entender ou decifrar o caso mais enigmático do Flamengo nos últimos anos: Jônatas.
Que eu me lembre, nenhum só dos comentaristas e blogueiros aqui deste pedaço contestou a convocação dele para seleção, pouco antes de ser vendido. Concluo que futebol ele tem, e bom. Aliás, fez parte de um meio de campo bastante razoável, numa época em que não tínhamos muito dos que nos orgulhar em matéria de jogadores revelados na base.
Pois ele foi para a Espanha, onde conheceu uma outra realidade em termos de marcação, dinâmica de jogo, esquemas táticos, certo? Era de se supor, portanto, que tivesse voltado mais maduro, mais solidário, mas decisivo. Mas o que vimos, nas poucas vezes em que ele entrou em campo nesta sua segunda passagem, foi imaturidade, displicência, dispersão. E o pior de tudo – sem preparo físico.
Aqui cabe outra pergunta – como é que um profissional de carreira internacional, na elite do futebol, pode chegar a setembro, depois de passar por todo o período de pré-temporada e de aprimoramento da forma física pela qual o elenco passou desde o começo do ano, completamente fora de suas condições físicas mínimas? Porque ou estou maluco ou ele não esteve em forma nem um dia sequer deste ano. Acho louvável e faz parte do papel de líder a posição do Fabio Luciano incentivando o cara nesse momento de indefinição. Mas considerando apenas o salário que ele está recebendo todo mês no Flamengo eu acho que cabe a pergunta que alguns tem feito de forma esparsa nos comentários aqui do Blog – o que está acontecendo, por que ele não entra em forma, como não consegue se firmar como titular num time que tem Jailton, Cristian e Toró? Ou, radicalizando no outro sentido – por que ele permanece no elenco?

Flamengo Net

Comentários