sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Meus motivos



Senhoras e senhores, para quem não sabe do caso, segue abaixo o motivo d'eu não engolir absolutamente nada do que vem da diretoria do Flamengo, de toda ela.

Vejam a imagem acima antes. Pra quem não conseguiu ler, segue o texto abaixo.

1- FlaTube – Depósito on-line de vídeos feitos por internautas.
2- Downloads de vídeos, áudios, podcasts e imagens do Flamengo.
3- Vídeos exclusivos e material inédito de produção interna.
4- Material em vídeo do Flamengo digitalizado no FlaTube.
5- Apresentações de jogadores, camisas, palestras, treinos e entrevistas.
6- Competições de remo, judô, bocha...
7- Videocast do Presidente
8- Vídeos de torcedores sobre o Flamengo ao redor do mundo

Isso foi mostrado ao Clube de Regatas do Flamengo em 2006. Tomaram conhecimento disso os dirigentes José Maria Sobrinho (então, Vice-Presidente de Planejamente, hoje não mais lá), Mario Cruz (à época conselheiro; hoje Vice-Presidente de Planejamento), Paulo César Pereira (conselheiro) e Ricardo Hinrichsen (VP de Marketing até hoje).

Primeiro, dei a idéia em reunião presencial. Dias depois, mostrei uma apresentação em Powerpoint para os três primeiros, mas não para Ricardo Hinrichsen, com quem minhas relações foram cortadas logo após um episódio conturbado que não preciso citar aqui.

O Powerpoint completo, com todo o projeto do site, ficou de posse do Clube de Regatas do Flamengo por um bom tempo.

Isso aí em cima se chama Fla-Tube, uma das idéias de um projeto de site oficial apresentado por mim e criado com o inestimável auxílio do Juan Saavedra e de Alex do Triplex, a pedido do clube. Partia de um conceito 2.0 em que o site deixaria de ser algo institucional para se tornar no verdadeiro portal rubro-negro, como o próprio vice-presidente de marketing havia pedido em nossa primeira reunião. Ele queria algo como hoje é o blog, um espaço em que o torcedor do Flamengo se encontra e fala sobre o clube com pessoas de todo o mundo, sem censura, na hora que quiser e onde o torcedor vai logo cedo, para discutir as últimas notícias.

Além do Fla-Tube, idealizei um museu 2.0 que seria alimentado pelos internautas com relatos de jogos, imagens dos torcedores, ingressos, camisas, histórias, autógrafos, enfim, tudo que o universo de 35 milhões de torcedores poderia criar ao longo desses 112 anos e 9 meses de história gloriosa do Clube de Regatas do Flamengo.

Já havia fechado parceria com o site Manto Sagrado, do colunista do blog Maurício Neves, e conversaríamos com o Fla-Estatística para remodelar o site e divulgar todo o excelente trabalho que eles fazem e do qual o clube é incapaz de conseguir produzir algo sequer próximo.

O projeto do site não vingou e seguimos nossa vida. Até quando lançaram a Flapedia, uma versão tosca, cheia de erros e só com textos da idéia de museu 2.0 que havíamos criado. Sem revisão, dados incompletos, fichas erradas, lançado às pressas, como normalmente são feitas as contratações do clube.

Fiquei p... da vida mas fui aconselhado a deixar passar.

Aí veio a parceria com o Google. E quando li a matéria e isso aqui, no site oficial:

"O Flamengo é o primeiro clube de futebol brasileiro a lançar seu canal no YouTube, o maior site de vídeos do Brasil e do mundo. O destaque do canal do Flamengo será a presença de vídeos criados pelos próprios torcedores do Clube. Além disso, o canal contará também com vídeos oficiais do Clube e trechos da Fla TV – a TV oficial do Flamengo.

"Nossa presença no YouTube é mais uma forma de estreitarmos relações com os torcedores", afirma Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do clube. "Já temos muitos torcedores que fazem vídeos em dias de jogos. Com o canal, os torcedores poderão expressar ainda mais sua paixão pelo Flamengo", diz ele. Hinrichsen diz ainda que o Flamengo fará, em breve, promoções para premiar os melhores vídeos feitos por torcedores".

Alguma semelhança com os tópicos acima? A idéia deles é exatamente a nossa: criar laços de interação com os torcedores, sendo estes os provedores de conteúdo do site/canal de tv e o que mais for. Nossa proposta vislumbrava um site pago. Não se surpreendam se este vir a ser no futuro.

Existem mais coisas no meio disso tudo. Tanto o Juan como o Alex são testemunhas de todo o processo. Eu tenho em minha consciência que dei idéias boas para o Flamengo, mas foram todas, até agora, mal conduzidas por quem manda no clube. Mas ao mesmo tempo me sinto completamente traído e enganado por pessoas que trabalham pelo time que aprendi a amar há 30 anos, mas em quase metade disso só me faz sofrer.

Pedi à Administração do Blog que tirasse meu nome da lista de colaboradores, quase me autodeletei das listas de discussão relacionadas ao Flamengo, e fiquei a pouco de apagar os meus cantos pessoais sobre futebol. Mas aí pensei: eu não sou esses caras. O Blog da FlamengoNET eu ajudei a fundar e sinto orgulho d'ele não ser mancomunado com as pessoas que atualmente estão no Flamengo. Foi melhor assim. Imagina eu ter que apertar as mãos dessas pessoas? Imagina alguma delas hoje ser meu chefe?????

No lançamento do site oficial do Flamengo, vários outros sites - a maioria de menor importância - foram contatados para ajudar, fazer parte de um mundo virtual rubro-negro e participar do projeto. Adivinha qual não foi? Sim, este blog. Isso é ótimo. Mostra nossa independência.

Meu orgulho ficou bem machucado, mas minha dignidade continua intacta. Não penso em processar ninguém, não tenho saco para brigas jurídicas e duvido que fosse resultar em algo. Mas, se mesmo depois disso alguém não conseguir entender meu protesto, solitário, exclusivamente contra a DI-RE-TO-RI-A, e que nunca pedi adesão de ninguém, sinceramente, vai se tratar.

Flamengo Net

Comentários