segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Falta de preparo


André Lima foi contratado pelo São Paulo quase um mês antes de estrear. Treinou com o grupo e quando estreou estava sem ritmo de jogo, mas no mesmo nível dos demais atletas. No Flamengo, Kléber Leite insistia que não adiantava contratar ninguém porque só poderia estrear no dia tal.

Marcelinho Paraíba foi contratado. Quando vi que ele começaria o jogo fiquei preocupado. O fato do cara estar jogando na Alemanha não quer dizer nada. O trabalho físico no início da temporada é diferente do trabalho no meio. Marcelinho está entrando no baile e os jogadores do Flamengo já dançam o créu na velocidade 4.

Sambueza terá o mesmo problema. Em muitos casos, o jogador compensa isso com a juventude ou raça. Paraíba foi raçudo, mas estava nitidamente mais lento que os demais. Em 2007, o Flamengo já havia aprendido isso com o Maxi se virando no início, mas caindo de produção.

Reforço é reforço. Não é salvador da pátria.

Souza e Orteman no Grêmio, Zárate no Bosta...Enfim, a lista é grande. Só na Gávea contratam o cara dias antes dele estrear.

******

Quem pede pro Ibson ir embora são os mesmos que pediam pro Souza sair? Quando o Kleberson entrar em má fase vamos de Rômulo?

*****

O Obina nunca enganou ninguém e nem está em má fase. Joga exatamente o que a gente vê em campo. Entrando no segundo tempo, pegando os zagueiros cansados, vai sempre ter vantagem. Agora, desde o início do jogo? Esse futebol de trombada só vai funcionar contra uma zaga fraca.

A gente tem que aprender a diferença entre o bom jogador e o xodó. Todo bom jogador pode ser xodó, mas nem todo xodó é bom jogador. Obina e Maxi são xodós. Ontem, o primo do Messi jogou sua melhor partida nos últimos dois meses. O motivo? Entrou no segundo tempo, pegando a defesa cansada.

Também pediam pro Iranildo virar titular e demorou pra gente ver que não adiantava. O Carlinhos era esperto e deixava Caio queridinho esquentando o banco.

******

Não é razoável escalar dois jogadores sem condicionamento no mesmo time. Jogamos com oito na marcação até o início do segundo tempo quando entrou Luisinho, que deveria ter jogado desde o início na lateral para a entrada do Eltinho só no segundo tempo, pegando a defesa mais cansada. Do jeito que aconteceu ele ficou numa faixa de campo em que atacava mal e defendia pior ainda.

Caio Jr. errou. E errou de novo quando tirou o versátil Toró para deixar o limitado - e em péssima fase - Christian. Será que a expulsão ridícula vai fazer o treinador deixar esse cara no banco de vez? Ou o Toró, que era o maior roubador de bolas quando se contundiu, não merece a vaga?

******

Pra mim, acabou o hexa em 2008. Torço por uma vaga na Libertadores. Perdendo pro Goiás, empatando com Santos e Porguesa é o que dá pra sonhar.

Flamengo Net

Comentários