segunda-feira, 25 de agosto de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Hermínio Correa





Superação e regularidade


Jogar em Porto Alegre nunca foi fácil. Alguns talvez pudessem se iludir com a campanha irregular do Internacional, mas ainda assim foi extremamente aceitável o empate de ontem. Digo mais: considerando a combinação nos outros jogos da rodada que, se não foi perfeita, também não nos afastou dos líderes, a equipe saiu com um bom resultado.

A lição que considero mais importante dessa partida: ninguém se omitiu e o time demonstrou atitude. Mesmo novamente dominados no primeiro tempo, há que se considerar a providencial substituição feita pelo Caio ao sacar Jailton. O meio se tornou mais consistente e os guerreiros Toró e Airton anularam D’Alessandro no decorrer da partida. Obina novamente entrou no lugar do Max, mostrou ter sua estrela e, não fosse um capricho, faria o segundo no finalzinho. O valente Marcelinho cansou e veio Erick Flores, que embora tenha feito pouco, quase garante dois pontos importantíssimos na tabela. Com tudo isso o Flamengo mostrou no segundo tempo de ontem que, mesmo jogando nos domínios do adversário, está voltando a ter padrão de jogo e consistência. Para quem sabe que, neste segundo turno, precisa melhorar a pontuação fora de casa, a atuação nos 45 minutos finais foi uma boa demonstração de que podemos confiar sim na reação do time no campeonato brasileiro.

Se a situação na tabela incomoda, não é porque empatamos contra o Internacional ontem, mas sim porque perdemos em casa os confrontos diretos contra São Paulo, Vitória e Cruzeiro. São essencialmente aqueles nove pontos que o Flamengo tem que recuperar para que siga vivo na disputa pelo título. Além, claro, de fazer valer o fator Maracanã, como em nossa arrancada em 2007.

Na próxima rodada, clássico contra o Fluminense. De antemão dois desfalques: Ibson e Airton estão suspensos. Com uma semana inteira para trabalhar a equipe, confio no Caio Jr. e tenho grande expectativa pelo retorno ao ataque de Vandinho, jogador que deixou boa impressão. mesmo com pouco tempo em campo, e pela estréia de Sambueza, que, acredito, chegou para ser titular. Ainda sentimos falta daquele "camisa 10" que dê um pouco mais de qualidade ao meio campo e que alimente melhor nosso ataque. O importante é que o time mostra que se reencontrou e a chegada de Marcelinho Paraíba já fez diferença.

E já que é semana de Fla-Flu, não podemos deixar de lembrar: Se eu já acreditei na LDU como campeã da Taça Libertadores, não vou acreditar no Flamengo? Que no próximo domingo a Nação Rubro-Negra possa novamente fazer a sua parte, lotar o Maracanã e empurrar esse time para mais um importante triunfo sobre nossos rivais. Seja de olho no título ou em uma das vagas para a Libertadores, os três pontos dentro de casa serão essenciais - não se pode pensar em outro resultado que não a vitória em jogos no Rio.

Para quem acompanha o que escrevo a cada semana pode soar repetitivo, mas insisto: as palavras de ordem são superação e regularidade. Só precisamos voltar à liderança ao final da 38ª rodada. Até lá muita coisa vai ocorrer.

Sigo firme, acreditando no poder de reação que só o Flamengo é capaz de proporcionar.


Até segunda e saudações rubro-negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários