quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Coluna de quarta e novidade

Em viagem profissional ao exterior, excepcionalmente o colunista João Marcelo Maia não pôde enviar a coluna desta quarta-feira, assim como na semana passada. Em seu lugar, publicamos um texto inédito que recebemos de Luis Henrique Marques, um dos visitantes e colaboradores eventuais do Blog da FlamengoNET.

Aproveitamos para anunciar uma mudança. O "Texto da Semana" muda de dia - passa para sexta-feira, e será um espaço dedicado para textos mais autorais. Às segundas, entra uma novidade, a "Análise do Jogo", um espaço para comentários restritos ao que ocorreu na rodada anterior. Estamos cadastrando colaboradores.

Quem quiser participar, envie e-mails para blogdaflamengonet@gmail.com, com informações básicas: nome, idade, endereço, profissão e um texto em 15 linhas sobre o seguinte tema: "O melhor e o pior comentarista de futebol do Brasil são..." .

Minha mãe, meu amuleto da sorte

* Por Luis Henrique Marques

Quinta-feira, dia 21 de agosto de 2008, estava em casa e resolvi fazer um convite a minha mãe:

- Mãe! Vamos ao Maracanã hoje à noite?

Ela prontamente me disse:

- Vamos sim meu filho! Você quer que eu vá, eu vou!

O jogo era contra o Grêmio e foi apontado por muitos como vital para as pretensões do Flamengo no campeonato.

Particularmente, eu achava que era isso mesmo, que uma vitória nos daria o moral que precisávamos, uma espécie de recuperação da auto-estima rubro-negra.

Minha mãe tem 74 anos e como alguns aqui sabem, eu e ela passamos por alguns momentos muito difíceis na trajetória de nossas vidas, inclusive um deles já relatados na coluna "TEXTO DA SEMANA" promovido pelo Blog, onde foi o primeiro texto escolhido.

Pois bem, para contar esta nova história, vamos voltar ao campeonato do ano passado onde o Flamengo deu aquela arrancada maravilhosa. O jogo foi contra o Grêmio, no dia 21 de outubro de 2007, na semana daquele jogo minha mãe recebeu uma notícia muito difícil e que mudaria a sua vida para sempre.

Após uma mamografia e uma biópsia, foi constatado que ela estava com câncer de mama. Foi uma baita notícia triste, você pensa mil coisas e não sabe o que fazer para passar tranqüilidade para a sua mãe. Pensei comigo: "Bem, vai ter que operar, vai dar tudo certo e Deus dará um jeito!".

Para animá-la depois dessa notícia triste, resolvi levá-la ao Maracanã naquela partida contra o Grêmio, na semana passada. Ela me disse que o Flamengo faria dois gols, e realmente fez!

Ela ficou super animada, feliz em ver o Maracanã lotado, observava o jogo como se fosse um técnico e ainda dava instruções. Valeu muito à pena, pois esquecemos os nossos problemas naquele dia.

Depois de mais exames houve a cirurgia e minha mãe perdeu a mama direita, mas é como ela me disse:

- Eu quero é viver, pois eu nasci sem os seios, não me importo de perder um agora!

A cirurgia foi um sucesso e ela está recuperada e, ao ponto de dispensar os tratamentos de quimioterapia/radioterapia.

Voltando ao presente, como já disse anteriormente, fiz o convite e fomos ao Maracanã assistir o jogo justamente contra o mesmo Grêmio. Coloquei minha mãe no meio da FlaManguaça, perto da bateria e tudo, e novamente meu amuleto trouxe a sorte para o nosso Flamengo. Foi uma grande experiência, passar por tudo o que ela passou e ter a disposição de encarar aquela subida para a arquibancada. Além disso, era mais uma oportunidade de unir personagens que eu amo: Dona Zenaide e o Flamengo.

Saímos felizes após a suada vitória, certos de que teremos outros momentos felizes com nosso Mengão.

Nota do autor: a palavra Amuleto deriva do latim Amuletum, sinônimo coloquial de cliclâmen, planta que protegia contra venenos. O amuleto é considerado um escudo contra influências maléficas. Diz a cultura popular que ele deve ser usado junto ao corpo, como proteção e atrativo de sorte.

* Luis Henrique Marques, 33 anos, mora no Rio de Janeiro e é administrador de empresas. Trabalha com marketing de relacionamento com clientes.

Flamengo Net

Comentários