terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ciclo vicioso

Pedro Paulo, em seu post abaixo, escreveu justamente o que eu estava pensando em publicar:

Interessante que o Flamengo não se reforça para o Brasileiro, e sim para o Carioca, pois faltam apenas 3 meses para o fim do Campeonato.....

É lamentável que essa situação se repeta a cada ano. A diretoria contrata um "pacotão de reforços" do meio para o fim do ano. Esses jogadores contratados, na maioria das vezes, têm contrato até julho do ano seguinte.

O time entra com tudo no Campeonato Carioca e quase sempre é campeão.

Chega à Libertadores e o time vai bem nas fases iniciais.

No entanto, lá para maio, o clube começa a quebrar a cabeça para a renovação de contrato dos reforços que vieram em setembro do ano anterior.

O psicológico dos jogadores fica um tanto conturbado, com empresários e clubes bombardeando-os com milionárias propostas. O foco, que era a competição e o time, sai de cena.

A Libertadores acaba e entramos nos meses de junho, julho e agosto. É exatamente nessa época que o Campeonato Brasileiro se define, com jogos também no meio de semana. Coincidemente, é o período mais conturbado do clube no quesito vendas/contratações.

Até a diretoria renovar o elenco, o time fica instável e cai de produção. Aí chega a mesma diretoria e contrata o verdadeiro "pacotão" (às vezes a qualidade é deixada de lado). Mas, bem ou mal, com a vinda desses novos jogadores, o time volta a jogar bem, mas já é tarde, o Campeonato Brasileiro já está em sua fase final.

E assim o ciclo vicioso se faz presente na Gávea...

Flamengo Net

Comentários