sexta-feira, 4 de julho de 2008

COLUNA DA SEXTA-FEIRA - Ricardo Amorim
.
A hora dos pés no chão

Julho começa com o Mengão isolado na liderança. As boas atuações do time, a qualidade do banco, as escolhas acertadas do treinador e o preparo físico dos jogadores nos fazem sonhar alto. Maravilha, sensacional, tudo parece estar finalmente dando certo pro Flamengo e já não era sem tempo. Mas justamente por isso devemos colocar nossos pés no chão e mantê-los ali por um bom tempo. O oba-oba, o clima de festa, o já ganhou e assemelhados não pertencem ao repertório de times que saem campeões ao final dos campeonatos. Os exemplos estão aí pra quem quiser ver. Nós próprios já provamos desse veneno e não faz muito tempo.
Disputamos até aqui oito jogos, com excelente aproveitamento. Sabe quantos mais teremos nesse mês em que iniciamos no topo? Os mesmos oito que disputamos até aqui. Então, camaradas, é bom ficarmos espertos porque a chapa vai esquentar. O atual time do Flamengo tem todas as condições de encerrar essa maratona na mesma posição em que se encontra agora. Para isso, é fundamental que se mantenham a seriedade e o apoio incondicional da torcida. Vamos encher os estádios, ganhar os jogos, fazer festa, mas sem perder o foco no principal, que é a conquista do hexa no final do ano.
Vou avisando que vai ser difícil. Com o fim da Libertadores, a tendência é que a imprensa esportiva comece a bombar o Brasileiro com exageros, fofocas, notícias sem confirmação e demais artifícios pseudo-jornalísticos em busca de audiência. Não vamos entrar nessa onda. A ordem é pé no chão e cabeça fria.

O time
E agora, Souza? Na semana passada defendi a importância tática do centroavante, mas não posso negar o óbvio: a fase do Obina é melhor. E o baiano ainda mostrou que está em forma e agüenta os 90 minutos como o restante do elenco. O que fazer? Banco pro Souza, o que não é demérito nenhum. Os reservas do Flamengo têm qualidade e o Souza ainda pode ajudar o time nesse campeonato longo. No meio, a melhora do Kleberson é providencial dada a saída iminente do Ibson. E quero ver como a defesa vai se comportar no próximo jogo, sem o xerife Fabio Luciano. Vamos ver como se sai o Dininho, trazido por indicação de nosso treinador. Boa sorte pra ele!

Mico da semana
Os evidentes exageros na torcida contra o Flu. Que história é essa de bandeira, faixa, camisa da LDU? E o cara deles que vestiu o Manto? Menos, galera, menos. Foi divertido ver o rival perder a final, zoei os caras e tal, mas até pra secar é preciso manter a compostura e o respeito ao Flamengo. Agora que temos um bom time pra quem torcer vamos ficar nos preocupando com os rivais? Me desculpem, mas isso é coisa do arco-íris.

Gol da semana
Os bons treinos na Gávea. Fiquei feliz ao ver a escalação do time reserva em um simples jogo-treino contra uma baba na qual metemos 9x0. Nossos substitutos formaram um time que, do meio-campo pra frente, seria titular em muitos de nossos adversários do Brasileiro. Confere só: Aírton, Jônatas e Kleberson; Maxi, Diego Tardelli e Souza.

Personagem da semana
Kleber Leite. Infelizmente depende dele a renovação do Ibson. Torçamos para que tenha aprendido com os erros do passado e consiga manter o jogador.

Para ficar ligado
É incrível, mas alguns assuntos teimam em se repetir, semana após semana. A história da Nike ainda cheira mal, muito mal.

A rodada
Hora de mostrar que o time tem condições de se manter na liderança, confirmando a boa fase com uma atuação segura diante da torcida no Maraca. Com seriedade e respeito ao adversário, mas sem piedade.

Flamengo Net

Comentários