segunda-feira, 2 de junho de 2008

Olhando pra trás, olhando pra frente

Vocês estão vendo que o blog está passando por várias mudanças. Por conta de uma delas, me foi pedido que editasse cada um dos meus posts, inserindo neles uma tag que fará com que, no futuro, seja possível se consultar com facilidade todos os textos de um determinado autor. E, nessa, acabei revisitando o que já escrevi por aqui.

Minha primeira contribuição, que coisa, foi em novembro de 2004 - o tempo passa, o tempo voa. A minha conclusão depois desta leitura dinâmica é que o Flamengo não foi, durante todo o período, aquele que a gente espera. Mas melhorou muito. Vejam vocês que o tema de meu primeiro texto foi, depois de ver o time jogar no Maracanã, a análise se havia fundamento na suspeita de que o time boicotava o Dimba em campo. Dureza!

Até 2005, convivemos com problemas com patrocinador, Whelliton, dirigentes em cargos múltiplos de funções indefinidas brigando por poder, Dill, Júlio César Leal, ala amadora, ala profissional, Adrianinho, Ricardo Lopes, ameaça séria de rebaixamento em dois anos seguidos. Ler o que se escrevia aqui neste período é coisa de louco. Parecem textos de blog sobre qualquer coisa, menos Flamengo.

A partir de 2006, ganhamos um título nacional, dois estaduais, disputamos a Libertadores duas vezes, fizemos a primeira campanha realmente digna em Brasileiro em 10 anos. E este ano, pela primeira vez desde que estreei por aqui, entramos em um Brasileiro com a perspectiva, acho eu realista, de lutar pelo título.

Todos queremos mais, eu acho que dava pra ter feito mais, mas não dá pra negar que a situação mudou. E é difícil pra mim reconhecer, mas há que se dar crédito ao Kléber Leite nessa aí. A virada começou quando ele retornou ao clube. E hoje se sabe quem manda no departamento de futebol do clube. Ele erra, ele tem uma tendência patológica para o oba-oba e a fanfarronice, mas o fato é que a situação melhorou, e muito. E que esta sua segunda passagem pela Gávea é inegavelmente muito melhor que a primeira em todos os aspectos.

Agora, dá pra dizer que muita coisa também continua lamentavalmente na mesma. O nosso CT, por exemplo, continua incompleto e nem se fala mais em obras por lá hoje em dia - talvez porque o time deu um upgrade e, por conta disso, não precise mais se procurar panacéias pra levantá-lo do fundo da tabela de classificação. E tem ainda um tema que foi recorrente nos meus textos, e até que faz tempo que não toco nele por aqui: o projeto de sócio-torcedor, que até hoje não se concretizou sei lá por quê. Tudo quanto é time hoje em dia tem o seu e o Flamengo, o que tem o maior potencial, não se mexe - prefere concentrar suas forças em todo tipo de projeto de marketing, de equipe de automobilismo a TV pela internet, sem colocar pra funcionar aquilo que realmente seria capaz de levar as receitas do clube a um outro patamar. O marketing do clube até teve seus avanços neste tempo, não dá pra não reconhecer, mas...

Enfim, há muito o que se fazer ainda. Me pergunto como seria possível organizar tanto rubro-negro competente em diversas áreas que há espalhado por aí, nos Orkuts e blogs da vida, pra que se desse uma contribuição efetiva para gerar projetos e fazer a vida do clube andar, dar aquele saltinho que falta pra se passar a um outro nível - de "clube que disputa" para "potência cósmica invencível", que é a vocação da Nação.

Flamengo Net

Comentários