sábado, 7 de junho de 2008

O Momento

Passado quase um mês da catástrofe mexicana, eis que tal pesadelo já não povoa mais tão intensamente minhas noites de sono e assim posso voltar a minha coluna semanal sem o risco de ser óbvio, negativo ou irascível.

Desde o ocorrido a torcida passou a exigir de forma mandatária o titulo de Campeão Brasileiro, também carinhosamente conhecido como "o Hexa".

Pois bem, e não é que o Fla vem fazendo rigorosamente o seu papel ?

Já compararam nosso inicio do campeonato com o Fla de 1986 e com os outros recentes campeões do Brasileirão. Só "esqueceram" de salientar que nenhum dos citados pegou uma seqüência de times tão fortes quanto Santos, Grêmio, Inter e Fluminense. É animador, isso não se pode negar, mas ainda é muito cedo para qualquer tipo de análise, por mais despretensiosa que ela seja, pois já passamos por 4 batalhas mas ainda faltam 34 para ganhar a guerra.

O campeonato é longo e sua dinâmica muda completamente depois da "janela" de transferências internacionais. Muita agua ainda vai rolar pela ponte.

Porém, o que o Flamengo tem que aproveitar é o agora, o hoje, o momento que nos é extremamente favorável. Senão, vejamos: as manchetes estão todas voltadas para Corinthians, Fluminense, Batalha dos Aflitos e outros pormenores. Ou seja, os famosos factóides sobre o Flamengo por hora estão esquecidos.

E isso é excelente, pois é tudo que o Flamengo precisa para dar tranqüilidade ao trabalho inicial de Caio Junior e, assim, ir de mansinho amealhando pontinhos preciosos que nos farão largar na frente e ter um certa gordura para poder queimar na hora certa.

Alie-se a isto o mau momento de alguns outros fortes e tradicionais postulantes ao título como Santos (que não tem esse elenco todo e esta trocando de treinador), o São Paulo (que está vivendo um momento tenso e vai ser bem prejudicado na "janela" de transfêrencia), o Fluminense (que, sabiamente, abandonou o Brasileirão momentaneamente pela Libertadores) e o Internacional (com mudança de treinador e começo vacilante). Restam os sempre perigosos times treinados por Luxa, no caso o Palmeiras e o Cruzeiro. Ademais, nada além de cavalos-paraguaios.

Portanto, vamos com "sangue no olho" para a quinta batalha, sábado 18h10 contra o Figueirense no Maraca e no BondCanto. E depois São Paulo, Ipatinga... Sempre encarando como uma final, o “jogo da vida” ou qualquer outro chavão que denote a importância com a qual devemos encarar os 34 jogos que nos faltam.

Apenas digo mais uma coisa, se deixarem o time encaixar e criar simbiose com a torcida esse país vai presenciar uma experiência ainda inédita de catarse, ou seria ebulição, coletiva "jamais vista na historia desse país" ( sou Lula mas tenho os 5 dedos completos da mão!).

E tenho dito...
* Originalmente publicado por Lula Tdscko em 05 de junho de 2008 no site FlaBahia: www.flabahia.com/ColunaFlaPitacos.asp?IdColuna=30

Flamengo Net

Comentários