domingo, 1 de junho de 2008



Oh Jardineira / Por que estás tão triste...

Não, não foi a camélia que caiu do galho. Foi é um Fla x Flu esquisitinho. Pra começar pelo clima e aquela chuvinha nojenta que lembrava uma tarde de verão londrino, pouca gente nas arquibancadas (poucas do nosso lado, do lado de lá não tinha vivalma), o excelente gramado do Maraca alagado e muito pouca emoção, o que até era de se esperar pela previsibilidade do resultado. Na minha opinião de leigo foi uma tremenda pelada, mas sei que o Fla x Flu alagadinho permite uma série de leituras conflitantes entre si.

Os empolgados vão exaltar a seriedade e a perseverança do time, que insistiu no ataque. Mesmo com um a menos na linha pela expulsão idiota de Tardelli e mesmo estando num daqueles dias em que a bola não quer entrar nem por um cacete. Se não fosse a excelente forma do Fernando Henrique o placar poderia ser mais folgado.

Nosso ataque tava mal, mas o Xerife, Angelim, Toró e Christian jogaram muito e não desistiram nunca, foram os melhores. Dá gosto ver caras vestindo o Manto jogando como eles. Com raça e disposição. Pena que não são todos assim e o nosso amplo domínio durante o clássico resultou estéril, já que os jogadores fundamentais na ligação da defesa com o ataque se apresentaram bisonhamente. Nem precisamos dizer o nome dos malas.

Os pragmáticos vão preferir dizer que o importante é a manutenção do time na Zona da Liberta e vão destacar as 3 vitórias nos 3 jogos no Maracanã, um aproveitamento de 100% em casa sem o qual time nenhum pode pensar seriamente em vencer o Brasileiro. Não podemos negar que é um bom começo de Brasileiro e que nas continhas estamos bem. Mas o campeonato passado ainda está fresco na memória e ninguém esquece que a liderança antes da 30ª rodada não vale absolutamente nada.

Os eternos cornetas, para quem nunca nada está bom o suficiente, podem dizer tranquilamente que foi uma vergonha. O Mengão jogou mal pra caramba e ganhar só de 1 x 0 do lanterna do campeonato pega até mal. Também estarão certos, o Flor B é fraquinho mesmo e deu muita sorte em não levar uma sacolada. Se bem que não foi só Mengão que jogou mal, há que se reconhecer os méritos do Roger e do Fernando Henrique que carregaram a jovem mulambada nas costas e evitaram a humilhação prevista pela lógica.

Somando tudo e ponderando o resultado podemos concluir que mesmo jogando mal o Mengão faturou os 3 pontos, se manteve na parte de cima da tabela e tem cumprido as metas estabelecidas. Pra 4ª rodada do campeonato tá muito bom, ainda mais quando comparamos com a 4ª rodada do campeonato do ano passado. Mas não vamos nos iludir, os sinais são muito claros.

O Flamengo só não é o líder pelo saldo de gols, exatamente o nosso ponto fraco. Sem ataque funcionando com regularidade não dá pra ir muito longe. Ainda tem muito campeonato pela frente, tudo bem, mas já passou da hora do Caio Junior dar um jeito ali na frente. A entrada do Max pode significar uma esperança pra quem gosta quer ver o Mengão jogando pra frente e fazendo gol. Tomara que o Caio Junior seja um desses.

O ataque é a chave para o Hexa, disso não tenho mais dúvidas. Tá na hora de engrenar. Como dizia o cara que estava perto de mim ao fim do jogo, muito revoltado com a falta de gols: Ganhar desses pé-rapados é mole, quero ver ganhar do Figueirense! Tive que concordar com ele.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários