quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sonho ou Realidade?

Pouco a pouco a cadeia alimentar do futebol, cuja ordem é determinada pela seleção natural e pela sobrevivência dos mais fortes, vai voltando ao seu normal. Enquanto a base que não ganha nadaaaa encontra-se convulsionada e chorosa, com demissões, caça às bruxas e toda sorte de deserções, no topo tudo permanece como sempre foi desde a aurora dos tempos, com o Flamengo reinando soberano no posto de predador supremo. Afinal, é o único cuja torcida já comemorou um título nesse primeiro semestre. A verdade é que a filial carioca da arco-íris se deu mal mais uma vez. Amarga mais um ano de insucessos e vices campeonatos, na maioria dos casos nem vices foram capazes de ser.

Ainda que a mídia venha reservando espaço excessivo a etapas preliminares do torneio continental que nada definem, há que se louvar o feito do Flor. Desconte-se o deslumbramento e as gafes naturais para um time que não sabe o que é disputar um certame internacional há quase 30 anos e observemos o lado positivo. Foram até a margem esquerda do Rio da Prata pensando em perder de pouco, sofreram um abafa terrível e arrumaram um empate improvável por causa de um frango histórico. Tem, portanto, todo o direito de comemorar esse bafejo da sorte, mas a distância que os separa de um título ainda é incomensurável. Deixemos as tricoletas sonharem.

Sonhar não custa nada, mas a realidade se chama Campeonato Brasileiro, onde a cadeia alimentar permanece inalterada. O Mengão domina. E não é que o destino aprontou mais uma das suas e coloca no Domingo as hypadas vedetes tricolores no caminho do Flamengo rumo ao hexa? O Mengão vem trabalhando em respeitoso silêncio, sem jactar-se de sua ótima colocação na tabela e encarando cada compromisso como se fosse uma final (talvez a única maneira digna de disputar um campeonato com 38 rodadas). Preocupado com seu jogo do meio da semana pode até ser que o Flor poupe jogadores e mande seu time B ao Maraca, mas eu não creio.

Freqüentando a zona do rebaixamento já há duas rodadas consecutivas, o tricolor não pode deixar que suas alucinações continentais comprometam ainda mais a ridícula campanha que vem protagonizando no Brasileiro 2008, que como se sabe, disputam graças a um convite precário da CBF. Alguém lá em Laranjópolis há de ter o bom senso de reconsiderar a situação e garantir ao menos que o Flor não leva um humilhante sacode no Maracanã escalando uns 2 ou 3 molambos do time principal para evitar uma humilhação antes da partida mais importante das suas vidas. Deu até pena quando eu escrevi isso.

Não importa se existe ou não alguém de bom senso naquelas plagas, é irrelevante. Sem querer menosprezar o adversário, que não é de nosso feitio, mas ainda que o Florminense escalasse 12 ou 24 titulares que diferença faria? O Mengão tem o time das 3 cores e dos 3 rebaixamentos na sua carteira de clientes preferenciais, são nossos fregueses tradicionais e desde 1915 tem sido raro o ano em que não lhe damos uma coça.

Mas o grande diferencial que nos conduzirá a mais uma vitória não está nas estatísticas que nos são amplamente favoráveis. A chave da que será a nossa 133ª vitória sobre o Flor está na vontade dos nossos guerreiros. Eles sim têm o pó de arroz engasgado e vão atrás do resultado com ímpeto de vingadores. Como nesse ano ainda não tivemos a oportunidade de demonstrar dentro de campo nossa superioridade moral e genética, o encontro de domingo reúne as condições idéias para que o Flamengo enquadre definitivamente o coreográfico time do Flor.

A cada rodada o 11 titular do Flamengo vai se consolidando, Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Angelim, Juan, Toró, Marcinho, e Tardelli são quase unanimidades. Para as 3 vagas restantes Christian e Renato Augusto estão quase no mesmo nível, mas fica faltando nosso ataque acertar seja com Souza, Obina, Max ou Eder. Esse Fla x Flu pode ser decisivo pra definir que é o titular na frente.

Se para a torcida o Hexa é obrigação, imagina o que ela acha do Mengão vencer o Flor B no domingo?

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários