domingo, 11 de maio de 2008

Quando vencemos não somos os melhores, mas quando perdemos também não somos os piores


Em um jogo absolutamente morno, o Flamengo venceu o Santos por 3X1 (precisava tomar esse gol?) apresentando alguns alentos e muitos problemas. Se em alguns casos a gente já esperava que o Caio Jr. corrigisse, outros parecem não ser tão simples.

Marcação: não é razoável que um time com tantos volantes não agrida na marcação. Aqui o verbo não significa chutar o tornozelo alheio, mas tentar se antecipar e roubar a bola. Parece que o meio apenas cerca os jogadores esperando um erro que nem sempre acontece, especialmente em times entrosados e bem postados em campo.

Essa "tática" pode funcionar contra times que tentam jogadas individuais como o Fluminense, mas sempre dará em problemas contra times que tocam a bola como o Santos ou o Botafogo. Talvez seja esse o motivo das faltas perto da área já que acaba quem tenta roubar a bola está muito próximo do gol.

Ritmo do jogo: depois de quarta-feira nenhum torcedor do Flamengo está disposto a aceitar que o time não defina o jogo logo quando pode. O placar de 2X0 é mentiroso (um gol dos reservas santistas incendearia a partida e deixaria os jogadores rubro-negros nervosos) e o Flamengo dormia em campo quando marcou o terceiro após o Santos suplicar para tomar gol anteriormente. Eu disse suplicar, implorar, pedir etc. Fazer o terceiro tão tarde foi quase uma gafe com o visitante.

A vitória foi boa até pelo momento dramático do time. Mas é bom sabermos que hoje era um dia para uma goleada histórica em condições normais. E isso não ocorreu.

Ataque: com o Marcinho em campo o time sempre vai bem no primeiro tempo, mas já é o terceiro ou quarto jogo seguido em que ele fica apagado no segundo tempo. Vou esperar que o problema seja desgaste, mas enquanto ele continuar marcando um gol por jogo não vou poder reclamar mesmo. :)

É sempre bom ter um time em que todos os jogadores marquem, mas eu só queria entender: se o Souza disse que iria jogar mais perto da área e o Caio Jr. disse que perguntaria onde todo mundo prefere jogar o que houve hoje? Tudo bem jogar de pivô, mas abrindo o jogo e fazendo cruzamentos o Souza está mais para um ala do futsal. Não é disso que precisamos.

Posicionamento: não faz nenhum sentido que o Jaílton seja o homem para fazer lançamentos da defesa para o ataque como ocorreu hoje. Mais um motivo para o Ibson (erroneamente escalado como meia de ligação quando ele é volante) ou o Jônatas jogarem na posição dele. O Cristian é uma opção mais defensiva e que prova de uma vez por todas que o Jaílton de titular é inexplicável. Ok, Caio, você quis dar moral pro time loser, mas agora chega, né?

Hoje vi o Juan jogando de meia direita, o Souza de meia-armador e o Marcinho de centroavante. Quando o time joga sempre bem a gente pensa em carrossel, mas nesse caso me parece mais um caracol mesmo (e nem é holandês, talvez senegalês). O Flamengo tem muita gente assumindo funções que não são suas e parece que tem jogador que não sabe exatamente qual é a sua função.

O Souza deveria sempre estar no meio do campo nos contra-ataques ou entrando em diagonal, mas muitas vezes aparece junto ao lateral e o Marcinho deveria tabelar mais com o Souza e não apenas com o Ibson láaaaa atrás. Enfim, tem muita confusão nesse time e eu espero ler muitas notícias sobre treino tático essa semana. No more rachões.

Largada: nem me lembro há quanto tempo não vencíamos uma estréia no brasileiro. Foi bom, mas não tem como esquecer que esse era o time B de um clube com um elenco quase na conta do chá (o lateral direito titular foi o zagueiro do Corinthians rebaixado). É importante que os jogadores tenham consciência da dor que deram à torcida e se concentrem ao máximo para reconquistá-la. Não vai ser fácil.

Em algumas semanas acaba a Copa do Brasil e a Libertadores. Se o Flamengo vencer todos os seus jogos nesse período, terá dado um passo enorme na conquista do hexacampeonato e na obrigatória classificação para a Libertadores 2009.

Próximo adversário: esse é um dos times mais fracos que o Grêmio teve nos últimos anos. Celso Roth é um técnico que está prestes a cair, os melhores jogadores (Tcheco e Rockemback) ainda estrearão e o Rodrigo Mendes (sim, aquele) é tido como um importante jogador em recuperação. Uma vitória no Olímpico nunca foi tão possível. E nunca foi tão obrigatória.

Concentração: será que a diretoria precisa esperar estarmos na zona de rebaixamento para nos concentrarmos na granja comary? Seria ótimo um mês de concentração com o Caio Jr. tendo chance de conhecer melhor os jogadores e aumentando a possibilidade de uma arrancada no início do Brasileiro, além de diminuir o desgaste que a última derrota trouxe.

Será viagem minha?

Flamengo Net

Comentários